quinta-feira, março 20, 2014

Tranquilidade

A nossa mente, consciente versus inconsciente é duma força incrível e dumas possibilidades (quase) infinitas.... devidamente orientados e com uma análise correcta conseguimos ir chegando aos mais recônditos espaços e ir descobrindo muita coisa que nos perturba e altera a nossa forma de estar.
É verdade que as minhas "descobertas", progressivas e graduais, me têm feito perceber muitas coisas, cujo sentido me passava ao largo mas que me perturbava imensamente. Até no relacionamento com os meus filhos tem havido diferenças, apesar de eu sentir que, da parte deles e mais do mais velho, ainda não há a compreensão total daquilo que eu sou neste momento.
Sempre tive uma postura tradicional, clássica e algo rígida que se tem vindo a transformar não só pela vida em si, mas ainda pela aceitação daquilo que sou e quero e nestes últimos meses pela terapia e compreensão dos factos, das emoções e sentimentos.
Há muito que não falo na máxima aprendida do Less is More, apesar de ser uma constante no meu sentir... conseguir valorizar o que tenho, o que consegui e ainda compreender mais a realidade das pessoas e da vida, está integrado nesse simples conceito que da outra cor e luminosidade aos factos, aos acontecimentos e emoções.
Tudo aquilo que estava a sentir e já referido, parecia mesmo suspenso ou encravado algures, sem ser devidamente digerido ou arrumado numa das minhas muitas  gavetas, das quais algumas estão a ser abertas e limpas, outras já devidamente arrumadas e muitas outras ainda bem fechadas e à espera da sua vez. 
Este é um processo demorado, caro e gradual, necessitando sobretudo de disponibilidade temporal e financeira porque, mesmo quando a vontade não é muita, as sessões trazem (quase) sempre algo de novo. Quando isso não acontece há uma espécie de frustração.
Não tenho abordado a situação política, social e económica deste nosso País, mas a verdade é que, infelizmente, continuamos sem líderes capazes, sem projectos de vida adequados e com pouca, muito pouca visão do futuro. Pior, o futuro continua negro e escuro, com a precisão das actuais condições por mais 20 anos. Vou acabar a minha vida mergulhado em crise, como sempre a vivi, porque desde que me lembro que atravessamos crises sucessivas e períodos bem conturbados.
Desta vez, começa a afectar-me bastante e até ao verão terei que rever uma série de itens para conseguir estruturar melhor a minha velhice e estirada do activo. Penso que, apesar de tudo, este ano de 2014 vai ser decisivo para a definição desse mesmo futuro pelos muitos projectos existentes, dos quais algum há- de ter pernas para andar e se concretizar.
Os caminhos da mente são infinitos e insondáveis, competindo-nos aproveitar ao máximo o que temos, o que nos é proporcionado e saber escolher, com um SORRISO cheio, a melhor rota e percurso para se alcançar a Felicidade que queremos e buscamos.

Sem comentários: