sexta-feira, março 14, 2014

Em Suspensão

Sexta-feira.... teoricamente o ultimo dia útil de trabalho, mas na realidade apenas a continuação da semana visto que trabalho amanha, sábado, todo o dia. Felizmente que assim é e que posso dizer que, apesar da diminuição evidente das consultas, mantenho um ritmo constante e permanente.
Ontem tive uma sessão muito interessante em que houve diversos aspectos que se integraram uns nós outros e fizeram todo o sentido. O AA usou uma metáfora em que comparou esta sensação de andarmos sempre às voltas aparentemente nos mesmos aspectos, com as voltas que um cão dá até encontrar a sua posição de conforto.
Ou seja, é preciso mesmo entranhar os factos, as emoções e os sentimentos para que encontremos uma zona de conforto e possamos seguir para outro caminho.
Também referiu o condicionalismo de certas pessoas que se encontram suspensas em vez de estarem em algum caminho; isto é, há pessoas e evidentemente que sou uma delas, que não encontraram o seu caminho, interromperam o seu crescimento e maturidade algures pela vida e pelas circunstâncias da mesma.
Permaneceram imaturos, presos no casulo da infância ou dos seus traumas e assim não conseguiram evoluir pessoal e afectivamente pelos seus medos, receios e contradições internas.
Essa imaturidade pode manifestar-se de diversas formas, desde agressões psicológicas, fugas para a frente, acção sem pensamento e refúgio num permanente sentimento de culpa e de remorso. Como uma espécie de ciclo vicioso ou labirinto em que nós vamos "afundando" e permanecendo no seu interior sem conseguirmos sair desse mesmo local, onde nos fixámos.
Precisa-se dum estímulo externo ou dum abalo interior para se conseguir sair dessa espécie de letargia em que tantos de nós andamos... necessitamos de ser baralhados ( shuffle) para algo mexer como nosso objecto interno. E esse abanão pode ser por um objecto externo como uma pessoa, um facto ou algo diferente ou então do nosso próprio interior pode haver um dispositivo que é accionado e faz a diferença, obrigando-nos a pensar e a escolher um caminho.
E neste passo a passo, vamos redescobrindo coisas novas, emoções vividas e principalmente conseguimos ter momentos ( mais ou menos duradouros) de felicidade, em que a vida nos faz ter um grande SORRISO e em que gostamos de cá estar.
A angústia e inquietude que sentia, ficaram mais estabilizadas e menos evidentes porque, efectivamente, percebi mais factos, entranhei evidências e compreendi determinadas atitudes e factos da minha vida. E essa compreensão e integração da minha identidade e do meu EGO faz toda a diferença no meu estar e forma de viver a vida.
Estou cheio de ideias, de mudanças e de transformações, tendo em vista dar outros sentidos à vida e conseguir realizar-me mais e ser mais Feliz.... há projectos e há planos que queria concretizar até ao fim deste ano, na certeza de que quero que o ano de 2015 seja já diferente e com caminhos alternativos. 
Pode ser que consiga estabelecer equilíbrios entre as minhas necessidades e a minha realização pessoal e profissional, com uma dispersão por outros campos que me satisfaçam e me dêem o que necessito. Ontem abordámos algumas áreas em que, eventualmente, me poderia sentir melhor e é nesse caminho que aposto.
Arranjar algo que me proporcione rendimento, manter alguns dias de actividade profissional nesta minha área e em simultâneo dedicar-me a outras actividades aperceber-me bastante bem e de acordo com o que preciso e há muito desejo. Preciso apenas de perder o receio que tenho e construir alternativas válidas e consistentes.
Com o apoio das pessoas certas e o empenho concreto, sinto que este ano me vai trazer o início de todas as transformações. Entenda-se que em primeiro lugar e essencialmente o que tenho que procurar, é a minha identidade e objecto interno para que, ao estarem comigo mesmo, projecte essa realidade para o exterior.
Mais uma etapa nesta análise que me fez abrir uma série de portas e de gavetas que estariam fechadas a sete chaves e que, agora, com um luminoso SORRISO viram a luz do dia e a oportunidade de serem integradas, percebidas e devidamente analisadas. 
Hoje sinto uma energia diferente, um estímulo mais concreto e uma luz a piscar algures que reforça o meu estar e me faz gostar deste dia a dia e de me sentir em PAZ e bastante mais calmo.

Sem comentários: