domingo, março 09, 2014

Em Casa

Após uma "longa" viagem, de Baqueira directos a Carnaxide, chegámos bem. cansados e com vontade de voltarmos à nossa vida e à nossa rotina. Aqui ficam algumas fotos destas férias que foram, para além dum tempo de ski e de recordar outros tempos, um enorme e agradável convívio familiar e de amizade.
Efectivamente foi um grupo enorme e recordou-me os outros tempos em que íamos para Sierra Nevada, onde sempre tivemos um apartamento e passávamos longas temporadas, também em família e na companhia de amigos.
Estas férias tiveram um sabor especial, visto que há mais de 20 anos que não estava com o meu irmão e família na neve e neste especial convívio. divertimo-nos imenso e mesmo com os dias de tempestade em que não pudemos fazer ski, foi igualmente agradável.
Também a companhia no nosso apartamento foi extremamente simpático, visto que à família C., nos une já uma grande e verdadeira Amizade que nos proporciona uns dias bem agradáveis. Normalmente estamos muito bem integrados e os programas sugeridos correm normal e agradavelmente.
Como disse, este ano foi a componente familiar que predominou, com a integração plena dos nossos amigos, com um jantar esplêndido no nosso apartamento e alguns jantares em conjunto. Come-se muitíssimo bem nesta estância e ainda para mais, com os conhecimentos gastronómicos do meu irmão fomos a restaurantes e a bares fenomenais. Adorei o jantar no "El Niu", cuja ementa é fantástica, para além dum almoço mais restrito com o meu irmão e cunhada, onde comi um mil folhas de rabo de boi que estava simplesmente divino.
Baqueira é também conhecida como os três vales dos Pirenéus, sendo formada precisamente por três regiões por onde andámos a skiar: Baqueira propriamente dita e onde era também o nosso apartamento e a estância propriamente dita, Beret e Bonágua, que percorremos sempre em velocidade. 
O passeio a Beret é imenso, cansativo e longo mas que vale a pena fazer pela beleza e extensão.... são imensas pistas, múltiplos meios mecânicos para lá chegar mas cuja vista compensa bem como a enorme liberdade que sentimos nestas paragens e nesta prática desportiva. O ski é algo que adoro pela sua leveza, pelo esquecimento de toda a realidade existente e por conseguir abstrair-me de todos os problemas e factos.
Tem uma paisagem linda, cheia de montanhas e de árvores o que faz uma vista fenomenal... tendo feito sempre ski neste imenso grupo consegui desfrutar ainda mais e sempre a recordar os tempos idos ( de 1983 até finais de 1990) e com uma grande lembrança da minha irmã mais nova com quem este desporto está intimamente ligado.
Gostei particularmente de estar com o meu irmão C. e a minha cunhada, com quem vou tendo cada vez uma maior ligação e afinidade; efectivamente estamos a dar-nos muitíssimo bem e esta relação é-me particularmente agradável, dado os (maus) antecedentes existentes. Felizmente que conseguimos consolidar a nossa Amizade e afectividade que muito me agrada.
Também poder estar com os meus sobrinhos netos e ver que eles se sentem muito bem comigo e que gostam de estar na minha companhia, enche-me de alegria e de felicidade, pelo retomar deste espírito familiar que me é, cada vez mais, importante e gratificante.
Foram dias e dias sem pensar em (quase) nada, a não ser pequenas e fugazes lembranças de situações a resolver mas que não fizeram grande mossa no meu estar. Achei curioso haver alguns (bastantes) alterações de comportamento e ter-me lembrado bastante do meu analista por pequenas/grandes diferenças de atitudes. Ri-me bastante para mim e constatei essas mesmas diferenças em muitas ocasiões.
Em resumo, posso dizer que aliando a elegância e beleza da estância, o conforto do nosso apartamento, a companhia dos nossos amigos e a nossa capacidade de fazermos e adorarmos o ski, foi, sobretudo, esta grande ligação e confraternização familiar que marcaram estes dias e que fizeram a diferença. Queremos e desejamos voltar com eles e estar uma vez mais neste clima familiar e de muita amizade e Amor.
Senti que o meu irmão gostou particularmente da minha companhia, pela boa disposição, pelas muitas estórias de que se lembrou e sobretudo pelo carinho que nos dispensou, que fez também toda a diferença. A minha cunhada, que não faz ski neste momento, deixou também sobressair o seu agrado e satisfação, que permitiu criar laços ainda mais fortes e gratificantes.
Ter estado com o meu filho mais novo foi também muito bom, mas o nosso convívio foi um pouco tenso sem que eu tenha percebido exactamente o motivo... será que ainda foi a questão da divisão do apartamento ou haveria outros motivos que desconheço. Mas independentemente disso, verifiquei a paixão que ele tem pelo ski e a interligação á família e aos primos. Temos que repetir e levar também o meu filho mais velho, que ficou bem triste por não poder ir.
Amanhã recomeça a nossa vida, na esperança de que tudo se conjugue e recomponha na minha vida profissional e que consiga, efectiva e realmente, seguir este caminho e esta rota escolhida, na certeza de que a vida deve e tem que ser sentida, gozada e que o nosso grande objectivo é mesmo ser feliz.
Sendo esta felicidade um dos grandes objectivos da nossa vida, os nossos SORRISOS ajudam e muito a alcançar esse estado de espirito e ainda mais se conseguirmos que este SORRISO alcance as outras pessoas e as faça igualmente sentir Felicidade e Alegria.
 
 
Uma vista de Beret
 
À saída da cafetaria principal
 
Em Bonágua
 
Vista da tempestade do nosso apartamento
 
Tempestade vista de "casa"

 

Sem comentários: