quarta-feira, março 26, 2014

Contradições

Passou mais um aniversário... como continuo a ter algumas expectativas acerca deste dia, vou sentindo altos e baixos ao longo do mesmo.
Tive  surpresas, bem como omissões que me deixaram pensativo; muitas dezenas de mensagens via Facebook, inúmeros SMS, alguns dos quais me surpreenderam bastante e ainda muitos e muitos telefonemas.
Sabe bem ser lembrado por tantas pessoas, se bem que, mesmo assim, senti bastante as que não telefonaram ou comentaram.... é estranho que no meio de tantas felicitações, me sinta triste pela falta de três ou quatro pessoas que não o fizeram.
Também em relação a presentes e mesmo sabendo que sou bastante difícil nesse campo e que os tempos também não estão nada fáceis, a verdade é que houve emoções contraditórias com boas surpresas e outras menos positivas, visto que teria sido relativamente fácil fazer-me um pouco mais feliz com alguma insignificância.
Mas tirando tudo isso, trabalhei da parte da manhã até perto das 15.00, tendo depois ocupado o tempo numas compras, a lanchar num sítio de que gosto particularmente e depois, já em casa a dormitar e a acabar de ver um espectáculo fantástico que tinha gravado. O " Jesus Cristo Superstar na grande arena" em estilo rock.... fantástico, fabuloso e que me fez recordar bastante outros tempos.
Foi, por isso, um dia diferente.... tanto mais que com o Facebook muita gente se lembra de nós e nos cumprimenta, sendo que a maior parte são efectivamente pessoas que me são da família, amigos ou conhecidos porque não tenho muita gente que não conheça mesmo como "amigo".
Nestas alturas, tenho que sentir que o que tenho é excelente e que exigir mais é ganhar uma frustração desnecessária, visto que, felizmente, faço parte do quotidiano de muita gente, bem como também integro bastantes pessoas no meu dia a dia. Muitas fazem parte da minha realidade diária, enquanto que outras fazem mais parte do passado, doutros tempos e ocasiões mas quase todas com a sua importância e que me deram, em qualquer altura, algo que faz parte do meu património interior.
Não fiz qualquer celebração especial, a não ser jantar com os meus filhos, tendo tido a satisfação de os ter a ambos lá em casa, num relacionamento bastante positivo e agradável. Tiveram os seus momentos menos bons, mas agora estão unidos como são, fazendo uma frente comum para mim. Desejo mesmo que ambos resolvam rapidamente a vida e que se sintam realizados, estando preocupado com a apatia ou menor boa disposição do mais novo. Penso que não estará a atravessar uma das suas melhores fases, mas como é muito reservado e introspectivo não consigo saber exactamente o que se passa. Hei-de saber um dia, até porque penso que o poderia ajudar.
Sei que ele sabe que quando quiser, estou aqui para o ajudar e tentar arranjar soluções para os diversos problemas que vão surgindo. 
É curioso a diversidade das pessoas e como duas pessoas, fruto dos mesmos Pais, conseguem sem ser tão diferentes no seu feitio e formas de estar no mundo; bem como terem concepções da realidade bem diferentes e nalgumas coisas bem opostas. Felizmente que entre eles está tudo (quase) resolvido e que se aceitam um ao outro nas suas personalidades, o que considero bastante importante e me deixa muito contente.
E ao passar mais um aniversário, já estamos a caminho doutro ano e qualquer dia, entraremos numa nova década de vida, a pensar e desejar cada vez mais um maior descanso e tranquilidade na vida, só possível quando "arrumar" bem os meus filhos. A verdade é que me ando a sentir bastante cansado e até fisicamente em baixo.... anseio pelos dias de ferias em Abril para poder efectivamente descansar e relaxar.
Sei, neste momento, o que me está a perturbar e a incomodar porque a indefinição das coisas e do presente é algo que me deixa incomodado, bem como as dificuldades presentes de liquidez e da falta de desafogo a que estava habituado. Mas nada que não se supere e que não tenha solução porque, felizmente, tudo na vida se resolve com excepção do nosso nascimento e morte. Os limites da vida estão bem confirmados e assentes e nessas ocasiões somos (praticamente) iguais uns aos outros.... se bem que mesmo nestas alturas, as circunstancias possam ter alguns nuances, sendo o resultado sempre o mesmo.  
Ou seja, nascemos e morremos como todos os mortais, sendo uma incógnita aquilo que se segue, com várias teorias, mas sem ninguém para as confirmar. Para quem é crente nalguma religião ou acredita na vida para além da morte é bom sentir isso, mas quem, como eu, não tem crenças firmes nesse sentido continua tudo uma grande incógnita. Apenas acho que não tem grande sentido está tão grande universalidade para estarmos "vivos" apenas estes poucos anos, pelo que acredito que possa haver mais qualquer coisa, numa forma de energia pura ou outra forma qualquer.
O importante mesmo é, nesta vida, estarmos Felizes, procurarmos ter um SORRISO cheio de luz e confiança bem como conseguirmos que a Felicidade seja uma constante no nosso quotidiano.
PS: hoje trabalhei com uma nova assistente no SAMS e sem motivo aparente ela foi chorar para ao pé da coordenadora... fez-me lembrar outros tempos, mas desta vez sem qualquer motivo até porque como não a conhecia, fui respondendo a tudo o que ela me foi perguntando e pouco mais. Evidentemente não fui esfuziante mas também não fiz nada de nada. Tenho a certeza e fiquei até bastante confuso com a atitude uma vez que não havia nenhum motivo, a não ser estar de poucas palavras e seco como sou quando não conheço quem está a trabalhar comigo.
 


Sem comentários: