segunda-feira, março 24, 2014

Análise

Das conversas tidas à mesa de almoço ou jantar com uma boa companhia, boa comida e ainda um copo de bom vinho, surgem verdades, conclusões ou apenas análises consistentes em que muitas vezes nem tínhamos consciência ela, mas que circulavam pelas muitas gavetas que temos encerradas e que, neste momento, se vão abrindo lentamente.
Ontem apercebi-nem da minha intuição e percepção das coisas e factos que me rodeiam e que, simplesmente, sei que assim é. Também tive a consciência da dificuldade do trabalho analítico e da necessidade de ser feito por pessoas experientes e  duma forma lenta e gradual, visto que temos que estar devidamente preparados para o que vai surgindo e o que vamos descobrindo.
O conceito de complexo de Édipo e Electra, algo vago e sabido na teoria, fez-me ontem todo o sentido perante uma evidência de comportamentos e de factos;  a complexidade da mente humana, as interligações feitas e a falta de consciência desses mesmos factos e motivos para que se aja duma forma e não doutra, fascina-me e encanta-me mesmo.
Tudo a propósito de relações familiares, pais e filhos e as muitas interacções existentes, umas conscientes, mas muitas sem sabermos os motivos ou as suas causas e motivos. E é curiosa a reacção das pessoas ao que não entendem e ao que não está á superfície... negam, dão milhentas explicações e  sobretudo não querem mesmo compreender, na medida em que não está de forma alguma no seu horizonte consciente.
Mas a verdade é que se conseguíssemos estar num patamar ou nível de consciência mais profundo e bastante abaixo desta superficialidade onde a maioria das pessoas se encontram, talvez o nosso presente e ambiente fosse diferente, menos agressivo e melhor. A realidade é que a interpretação das atitudes, as motivações, causas e efeitos exigem um constante alerta e introspecção, baseada também numa ajuda externa e especializada, uma vez que não temos a capacidade de decifrarmos tudo aquilo que caracterizado o chamado o nosso objecto interno, bem como as suas interacções com o exterior.
Hoje tive uma noite preenchida de sonhos confusos, interligados e relacionados em grande parte com uma notícia ouvida ontem no telejornal acerca da performance da Ellen DeGeneres, uma norte americana com um talk show cheio de sucesso e com a coragem de expor a sua vida pessoal e intima.
Não consigo descrever exactamente o que se passou, mas sei que acordei várias vezes e retomei este mesmo sonho sempre, que me deixou cansado e com um enorme peso na cabeça. Até tenho a impressão de ter febre.... claro que a vontade de trabalhar é diminuta.
Tenho que perceber o motivo pelo qual as segundas feiras me são tão penosas, sobretudo nas que se seguem a fins de semana fora ou particularmente bem preenchidos. Sinto que preciso de. Ais um dia para recuperar e me sentir em forma o que não é possível.
Um grande SORRISO neste dia chuvoso e cinzento, a condizer com o meu estado de espírito, nesta véspera de mais um aniversário.... que vai ser simples e quanto mais, desapercebido, melhor.



Sem comentários: