quinta-feira, agosto 30, 2012

Em transito

 
Estamos agora no aeroporto de Esmirna, à espera do nosso voo interno para Istambul onde vamos passar a nossa ultima noite em trás turcas.
Hoje fomos a Éfeso, uma das cidades romanas mais visitadas pela proximidade com o porto marítimo de kusadasi e com os muitos cruzeiros que por aí passam. Gostei mais de Afrodisias porque é mais natural e menos reconstruído. Éfeso foi descoberto por uma equipe de austríacos por volta de 1880 e abriu ao publico cerca de 1950, tendo sido levadas muitas peças para Viena.
Estas ruínas são também conhecidas pela sua biblioteca.... que rivalizam com a de Pergamo e que estavam relacionadas com a famosa biblioteca de Alexandria.
Parece que Marco António cedeu a Cleópatra cerca de 20000 volumes para esta mesma biblioteca. O anfiteatro é também imenso e gostei imenso de o ver.  
Fomos visitar a igreja de  São João Evangelista, que estão outras ruínas que vale a pena ver, não só pelas ruínas propriamente ditas mas também pela envolvencia da área. São zonas altas, permitindo ver grandes as grandes planícies desta zona, com o Mar Egeu como fundo.
O Mar Egeu recuou nestes séculos cerca de seis quilómetros e recuo cerca de 3 metros por ano,pelo que na Antiguidade 
Fomos almoçar e de seguida visitar a casa da Virgem Maria, que segundo citações bíblicas e fontes fidedignos, foi onde a Mãe de Jesus passou os seus últimos dias. É um local de culto e como habitualmente fiz as minhas " preces" por todos aqueles que Amo e estimo.
Tenho pensado bastante que há, pelo menos uma das minhas facetas que tenho mesmo que alterar. Não posso e não devo impor sempre a minha forma de estar e de ser na vida porque todos têm direito aos seus pontos de vista e sobretudo os que comigo vivem e convivem no quotidiano.
É certamente difícil aceitar esta minha permanente " imposição" de pontos de vista e sobretudo esta minha forma ansiosa de, por vezes, viver o quotidiano e repetir vezes sem conta as mesmas coisas. Tenho mesmo que mudar e tentar que estes envolvimentos do meu EU verdadeiro vão desaparecendo e sendo substituídos por uma outra maneira de estar na vida e no dias dia.
Na viagem de autocarro para o aeroporto de Esmirna, fui recebendo algumas mensagens quer dum colega, que talvez tenha um emprego para a Rute, como também informações da Joana,  parecendo que tudo corre nos conformes.
É evidente que estou um pouco ansioso com esta nova mudança, mas a verdade é não podia permitir determinadas atitudes e maneiras de lidar comigo. Nunca devia ter sido tão erradamente pressionada nem empurrada para esta saída, porque acho que não foi percebido a verdadeira gravidade dos procedimentos, nem tão pouco podia continuar a ser conivente com determinadas atitudes e actos. Penso que, da minha parte, felizmente que tive alternativa e que quem fica mesmo a perder e com alguma problemas sérios para resolver não sou eu!
Sinto que era uma mudança que teria que ser dada, uma vez que a minha posição não só não era entendida, como sentia que era muitas das vezes mal vista e interpretada e isso iria corroer lentamente as relações existentes.
Também recebi uma mensagem do meu filho Pedro, que já iniciou a sua "aventura" americana, tendo partido hoje para São Francisco... estou um pouco ansioso com este seu ano "sabático" mas sinto que ele vai sair vencedor e ganhador deste desafio e que vai conseguir os seus objectivos e planos de vida. Só tenho pena que as nossas relações pessoais estejam a atravessar uma má fase, mas espero que este afastamento dum ano, permita uma melhoria significativa na nossa maneira de estar e de pensar.
Um enorme SORRISO cheio de energia positiva, de força e sobretudo de coragem para esta mudança em que tenho que acreditar e sentir que é positiva e benéfica. Não posso nunca esquecer todas as opiniões negativas que fui tendo ao longo deste ano e por isso sinto que não tive alternativa.
Um especial SORRISO partos meus filhos... para o Pedro muita sorte, entusiasmo e força para enfrentar esta nova situação e agarrar fortemente esta oportunidade fantástica e alcançar todos os seus sonhos e objectivos de vida. Para o Fran todo o apoio e vontade de terminar o seu curso e seguir em frente nos seus objectivos e motivos de vida. Penso que ambos têm capacidade, talento e sorte qb para conseguirem atingir os seus sonhos.



Sem comentários: