segunda-feira, agosto 27, 2012

Capadócia

Capadócia... começamos por visitar Goreme, um museu ao ar livre onde viveram os cristãos ortodoxos que se refugiaram nesta zona e nestas grudas escavadas pelos hititas. São uma sucessão de igrejas em grutas, algumas com pinturas, outras com frescos,numa envolvência fabulosa. É uma paisagem simplesmente assombrosa que justifica, só por si, este passeio... 
É uma região de grandes contrastes em que faz um imenso calor, no verão e principalmente em Agosto,mas que no inverno chega aos 25 negativos... chegando a nevar um metro ! E o turismo mantém-se sempre, mas mais forte nos meses de Agosto , Setembro e Outubro!
Fomos visitar Kaymakli, uma fantástica cidade subterrânea, onde chegaram a viver 5100 pessoas. Eram refúgios dos cristãos para escapar da mortandade dos mongóis. Viviam à superfície e nos jardins tinham túneis que davam para a cidade subterrânea, cujas entradas eram tapadas por enormes pedras. Vimos uma delas com o peso de 600 quilos.
Está cheia de túneis estreitos e baixos e era perfeitamente organizada, com cozinha comum, armazéns de cereais e de uvas para fazer sumo e terem líquidos para beber, banhos públicos e é simplesmente fantástico. 
Parece que existem cerca de 70 destas cidades, onde viviam e se refugiavam os antigos cristãos. Simplesmente fabuloso!  E também claustrofóbica!
De seguida, Uçhisar para visitarmos uma loja de joalharia típica, com algumas peças bem bonitas e de seguida tempo de almoçar num restaurante local... agora de tarde parece que vamos a uns quantos lugares panorâmicos, uma vez que amanhã partimos para outra etapa da viagem.
Acabámos numa fabrica artesanal de tapetes, a assistir a uma demonstração de como se fazem tapetes de seda, Algodão ou lã... um trabalho fantástico e de grande paciência. Viemos depois para o hotel, estando agora n piscina a formar um solinho e a descansar.
Com um enorme SORRISO, cheio de coisas bonitas que hoje vimos e a começar ficar realmente retemperados e cheios de energia positiva para esta nova fase da minha vida


Sem comentários: