domingo, fevereiro 08, 2009

Domingo

Este mundo da blogosfera é na realidade algo impensável há apenas 20 anos e que para mim é a revolução maior dos fins do século passado, porque veio alterar completamente mentalidades e comportamentos.
Pertenço a uma geração em que desconheciamos os computadores nos nossos tempos de liceu e faculdade e nessa altura era tudo mais complicado em termos de acesso à informação, preparação de qualquer aula ou tema, contactos, etc.
Depois revelaram-me a Internet e ainda hoje me lembro ter sido o meu sogro a primeira pessoa a mostrar-me as virtualidades da net e em casa dele, ter ficado maravilhado pelas visitas virtuais feitas então ao louvre e a outros museus e todas as potencialidades descobertas nesse domingo bem longíguo.
Foi num ápice que me actualizei e comprei o meu primeiro computador - um IBM - pesãdão, lento e com muito poucas aplicações. Desde aí tem sido sempre a evoluir, a acrescentar e depender cada vez mais desta máquina, chegando ao ponto de ligar o computador ser a primeira coisa que faço quando chego a casa. Emails, skipe, contactos tudo é feito pela internet, pesquisas, visistas, viagens tudo é feito pela internet e actualmente nem concebo como poderá ter sido doutra maneira.
E então na minha carreira académica e de professor a diferença foi abissal, porque preparar uma aula ou conferencia sem computador é um pesadelo que nem quero recordar. A facilidade em preparar qualquer coisa no computador e sobretudo guardar num cd, chegar à faculdade ou centro de congressos e começar a debitar é indiscritível para quem nunca passou pela saga dos acetatos, papeis, revelação de slides, etc
Tudo isto a propósito de no outro dia ao jantar o Pai da ervilhinha ter dito que tinha no computador dele o acesso directo a alguns blogues, nomeadamente ao meu. Claro que gostei de saber isso, para além de que assim a informação corre célere e imediata. sabemos das notícias sem falar com as pessoas e quase em cima da hora, sempre que haja actualizações. Por exemplo a Mãe da ervilhinha não tem escrito nadinha no seu blogue, o que não pode ser porque queremoes estar update das novidades. E depois temos pena de quem nos lê e nada diz e saudades dos que comentam e estão muito tempo ausentes. Temos uma relação próxima com o blogue e acredito que a virtualidade possa vir a ter consequencias, que devem ser prevenidas atempadamente
E hoje um SORRISO especial para o meu sobrinho Francisco no seu aniversário e grandes SORRISOS para todos, com a certeza de que com AMOR e PAZ conseguimos sentir melhor o nosso EU superior e tomarmos consciência de que podemos e devemos ie subindo no nosso nível de consciência para cada vez mais estarmos em contacto connosco próprios.

1 comentário:

Mamã Su disse...

Olá Amigo! Pois que tenho andado muito desaparecida... é uma fase e tu sabes! O jantar foi fantástico, pena o frio é um facto! Beijocas grandes