sábado, fevereiro 21, 2009

Esclarecimentos

Vou sabendo de mais e mais pessoas que lêem o meu blogue e vão estando informadas através dele. E é altura de fazer um esclarecimento acerca deste meu blogue, que surgiu numa altura muito específica da minha vida e que funciona como um catalizador das minhas dúvidas existencialistas e da minha forma de ver o quotidiano.
Tem vindo a perder esta faceta de comentário ao quotidiano porque na verdade a falta de princípios e a perda de valores - como tão bem escreve hoje no seu editorial o director do expresso - é uma constante dos nossos tempos, pelo que tenho tentado apenas minimizar os "danos" causados por esta falta e tentar potenciar as energias positivas possíveis. Ou seja, procuro passar por cima e não deixar que me afectem
Por outro lado, a criação deste blogue coincide também com o desenrolar da minha psicanálise, pelo que muitas das minhas mudanças, descobertas e alterações nem sempre possam parecer lógicas ou orientadas, mas tem sempre um fundamento e um raciocínio próprio. Também muitas vezes tenho que escrever figuradamente e ainda tentar perceber em mim próprio as contradições existentes. Ou seja, por um lado se devo e posso deixar-me arrastar pelas minhas emoções e sentimentos e deixar-me guiar e orientar por este mundo psíquico e cheio de potencialidades ou se por outro lado, devo salvaguardar a minha posição científica e de pessoa racional e ignorar tudo aquilo que não possa ser devidamente explicável.
Ou seja, entre a razão e a emoção que escolher ou que caminho percorrer. Estou a tentar seguir entre os dois, deixando que as emoções expliquem e orientem a razão de vida e dos sentimentos, mas sentindo cada vez mais que as emoções e a nossa força interior tem um papel fundamental nas nossas vidas e nas dos que nos rodeiam. Pode parecer por vezes que navego por águas estranhas ou mal fundamentadas, mas na verdade há tanta e tanta coisa que mal conhecemos e que tem uma realidade evidente.
Acredito que é altura de dar lugar aos AFECTOS e deixar mais a ciência e a racionalidade. Aprendi que dizer a alguém que se AMA ou ESTIMA, é algo de uma grande simplicidade e que pode deitar abaixo muitas e muitas barreiras e transformar um pequenissimo grão de areia.
Não sei para onde vou, nem qual o meu futuro, mas sinto que a minha orientação futura passa precisamente por esta via espiritual aliada a um racionalismo consciente. Acredito no tal EU superior e numa ESSÊNCIA que nos transcende, seja qual for o nome que se lhe dê
É apenas um esclarecimento para os que lêem e nada dizem ,porque este é um blogue de alguém que, tendo andado meio perdido, se está a reencontrar novamente consigo próprio. Principalmente temos que estar bem connosco, para depois podermos estar bem com todos os que nos rodeiam. Esse é um dos segredos que qacho importante cada um de nós descobrie. Ou seja, a forma de estarmos bem connosco próprios e isso tem tudo a ver com a idiossincrasia de cada um
Grande SORRISO para o fim de semana e principalmente façam o favor de AMAR, SER FELIZES e descobrir o vosso próprio caminho.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Dr.,

Folgo em saber que está em recuperação rápida. Continue. Cuide-se.

Não percebo a necessidade e, o por quê, destas justificações.

Os valores intrínsecos e, por consequência, inatos não são discutíveis.
São nossos, muito nossos e fazem-nos progredir em conformidade.

Atendendo à velha máxima; "dar pérolas a porcos", é perca de esforços, a tentativa de capacitar os demais das nossas intenções.

Sermos honrados e estimados pelo que somos e, pela forma como gerimos o "nosso" mundo, é tudo o que devemos esperar dos nossos parceiros, nesta corrida, neste "inferno de homens vivos".

Se lhe for possível, goze este Sol e, aproveite estes dias para recuperar rodeado de boas e úteis energias.

Tudo de bom!
A Cinderela