sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Fernando Pessoa

" Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Pôe quanto és no mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive."
Temos efectivamente de sermos nós próprios para conseguirmos viver em PAZ connosco mesmo e principalmente perceber quem nos rodeia, tentando na nossa pequenez, mudar um pequeno grão do todo que nós somos. Li com agrado esta ideia do grão de areia transcrito pelo meu filho Pedro no seu blogue, porque se esta noção for transmitida a muitas pessoas, pode ser que consigamos mesmo fazer a diferença.
E se efectivamente em cada gesto ou relação dermos o nosso máximo e a nossa total atenção certamente que faremos toda a diferença e quem connosco lidar, certamente que sentirá a dferença.
Continuo adoentado e para isso há várias explicações consoante o quadrante da opinião. Para uns é falta de sol e praia, para outros uma limpeza do lixo tóxico que estarei a fazer, ou ainda a rejeição inconsciente de algo que vou fazer em breve. Para mim é uma mistura disso tudo e mais alguma coisa que é o início da meia idade :)
Tenho andado a pensar na questão da idade e ainda me custa a acreditar que tenho meio século, mas assim é e contra factos não há argumentos. A propósito vou ver agora o filme do estranho caso de Benjamim Button, que conta precisamente a história inventada duma pessoa que nasceu velho e nova ficou, ou seja, a inversão da vida. Como diz Woody Allen era melhor nascer velho e acabar a vida no orgasmo criador da vida... seria certamente fantástico e uma apoteose digna da VIDA.
E começou o fim de semana.. vou estar de descanso para ver se me passa esta gripe, porque na 3ª feira terei que estar a 100%. Por isso, grande SORRISO e muito AMOR para todos e em especial para a minha Lucia, que deve estar mesmo a nascer
PS: dos comentários referir que ao contrário do que a leitora fluor ( ou será que o/a fluor já foi a leitora assídua ? ) diz eu não estou só. Antes pelo contrário nunca me senti tão aconpanhado e tão realizado afectivamente

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá boa-noite Dr.,

Adorei a citação de Fernando Pessoa.
Tenho-a usado, ao longo da minha vida, exactamente para ensinar as pessoas com que me cruzo a serem elas mesmas.

Faço-a valer também para mim.

Repouso absoluto, sumos naturais de frutas e vegetais, de duas em duas horas e a maior quantidade de água que conseguir ingerir.

Vai libertar todas as "malditas toxinas" e sentir-se novo (crises de meia-idade?!) e revigorado. Costuma-se dizer; em casa de ferreiro.........

A próxima terça-feira, também será importante para mim. Vou tentar cumprir a visita, que adio há seis anos, a um médico "papão". Ui que medo!!!!!

Bom fim-de-semana.
Preguice. Use e abuse.

A Cinderela

Anónimo disse...

Caro Dr.
"Odes a Ricardo Reis" são dos poemas de Fernando Pessoa que mais me emocionam. A que transcreve no seu blog, é para mim uma referência, todavia a que lhe envio em seguida, será poventura a que melhor se adequa,ao seu estado de alma neste momento.

"Estás só. Ninguém o sabe. Cala e finge.
Mas finge sem fingimento.
Nada esperes que em ti já não exista,
cada um consigo é triste.
Tens sol, se há sol,ramos se ramos buscas,
sorte se a sorte é dada."
in Fernando Pessoa - Poemas Escolhidos de Jorge Fazenda Lourenço

Não desespere ter 50 anos,pode fazer de nós pessoas melhores,somos provavelmente possuidores de algo que ainda estamos a tempo de reparar.
As suas melhoras.
Um abraço

pedropv disse...

Paizinho quem mostrou esse poema ao pai??? tenho esse poema pendurado na parede do meu quarto aqui!!
Esse filme é LINDO...
Já nao me liga??
Não se preocupe de ficar velho porque é um velhote à maneira!!