domingo, janeiro 11, 2009

Domingo

Ontem foi a festinha de aniversário da Madalena. Já tem dois anos a rapariga, sempre a falar e a correr e a chamar-me Tio Luís.... muitas pessoas, muita animação e a conversa habitual com o avô da ervilhinha. Conversa fácil, fluente e actual.
Hoje já é domingo e outra semana vai começar, esperando que seja melhor e mais produtiva do que a que passou, porque é necessário produzir e ganhar. Janeiro é sempre um mês muito estranho, na medida em que saimos dum estado de alguma euforia para uma outra realidade e ainda mais quando as notícias se centram apenas na recessão, no desemprego e na dificuldades enormes que todos vamos ter. De tal maneira, que começo a ter pacientes sem qualquer problema de emprego ou dinheiro a adiarem decisões para ver o que isto dá. Percebo agora o que é a deflação e o risco que representa, porque se ninguém consumir e comprar, nada se produz, aumenta o desemprego e é um ciclo vicioso. Realmente, no meu ciclo de vida tenho que atravessar toda uma série de vississitudes, desde quase bancarrota, juros super elevados, juros baixissimos, gaolina carissima, etc e felizmente que vamos sempre vivendo e consolidando o que temos. Lembro-me de em 1983 ou 84 termos tido também graves problemas de dinheiros e lá andámos e prosseguimos. É a vida e temos que nos adaptar, mas também temos que fazer um pouco de contracorrente, senão estamos mesmo tramados com tudo isto e deixamo-nos ir na onda.
Os meus leitores habituais "abandonaram-me" ou pelo menos deixaram de comentar os meus escritos. Deixei de ter interesse ou estão todos embrenhados nas suas vidas, nos seus problemas e quotidianos? Gostava de saber deles e das suas novidades e espero que me escrevam depressa.
Para hoje um Grande SORRISO e muito AMOR interior para projectar para os outros e aquecermos os corações uns dos outros.

2 comentários:

Anónimo disse...

Hola tio
Estamos contigo, te leemos y vemos tus progresos dia a dia. A pesar de la crisis estamos liados con el trabajo (fuera y dentro de casa), así como preparando todo para la llegada de Lucia.
Un gran beso y sonriso para todos.

Anónimo disse...

Oi Luis :)
Engraçado como as crises, nos ajudam em muitas coisas, mas uma delas, tenho sentido, que é na nossa relação com o nosso ego :)
Como nos identificamos com coisas, sentimentos e comportamentos, se eu ficar com menos dinheiro ou menos coisas materiais sinto-me menos pessoa, mais frágil ou com mais medo :) então nas crises temos a oportunidade maravilhosa de trabalhar quem eu realmente sou, ficando mais claro que eu sou mais do que tudo isso e que muitas vezes até é quando isso tudo é ameaçado que eu procuro respostas.
Posso então abrir para um conhecimeto mais profundo do meu espaço interior, este aflora sempre que abandonamos a necessidade de realçar a nossa identididade, baseada na forma. Essa necessidade pertece ao ego. Sempre que renunciamos a um destes padrões comportamentais, o espaço interior emerge. Tornamo-nos mais verdadeiramente nós próprios. O ego vai pensar provávelmente que nos estamos a perder, mas é precisamente o contrário :)
Jesus ensinou que temos de nos perder para nos encontrarmos. Sempre que renunciamos aos nossos padrões, reduzimos a importância de quem somos ao nível da forma e quem somos para além da forma emerge mais plenamente. Tornamo-nos menos para podermos ser mais :)

Eu acredito mesmo que este ano vai ser mesmo maravilhoso :)

"Apesar de o corpo ser muito inteligente, não sabe distinguir entre uma situação real e um pensamento. Reage a todos os pensamentos como se fossem uma realidade. Desconhece que é apenas um pensamento. Para o corpo, um pensamento de preocupações ou medo significa «eu estou em perigo», respondendo ele em conformidade com esse facto, mesmo que esteja deitado à noite numa cama quente e confortável. O coração bate mais depressa, os músculos contraem-se, a respiração torna-se mais acelerada. Há uma acumulação de energia,mas, como o perigo é apenas uma ficção mental, a energia não tem escape. Uma parte dessa energia alimenta a mente e gera mais pensamentos de ansiedade. A restante energia torna-se tóxica e interfere com o funcionamento harmonioso do corpo." Eckhart Tolle

Um bj grande
Sandra