Arrogância ou incapacidade de auto avaliação ? Vou constatando que, algumas pessoas, disfarçam as suas incapacidades ou alterações de personalidade debaixo do manto diáfano da arrogância. Mas oportunamente esse manto acaba por cair e deixar a descoberto a verdadeira essência dessas mesmas pessoas.
O ser humano é uma "máquina" que se alimenta de si mesmo e do que a rodeia, ou seja, somos uma mistura daquilo com que nascemos e aqui há várias teorias, desde os que acham que nascemos como uma página totalmente em branco onde se vai escrevendo a vida e outros a afirmarem o oposto, que a componente genética e intrínseca é parte integrante do nosso ser.
Quanto a mim - valendo o que vale - parece-me que nascemos com o nosso código genético que certamente nos determina, mas que é complementarizado por todos os objectos externos que nos rodeiam.
Por isso, penso que seremos o somatório de tudo aquilo a que estamos expostos e que em conjunto com o que temos, nos faz ser como somos. As experiências, as sensações e emoções de cada pessoa variam e são diferentes para cada qual, mesmo vivenciando a mesma experiência ou realidade.
No tal curso de Mindfulness que me tem chamado a atenção para determinados aspectos, o que acontece é que determinados temas e assuntos são abordados muito superficialmente e sem o contexto apropriado. Querer extrair de estudos neurocientificos, apenas parte do seu contexto não será a melhor forma para esclarecer determinados assuntos.
Mas de qualquer forma as noções gerais do que é dito, fazem sentido se integrados num conhecimento mais vasto que nem todos os presentes têm, dadas as suas vertentes profissionais. Isto é, poder-se-à considerar alguns destes aspectos focados como a base de partida para um melhor aprofundamento destas questões.
A mente humana é, seja o que for em que acreditemos, muitíssimo complexa e por isso mesmo objecto de tantos estudos e ainda com tanto por descobrir e saber. Neste momento, tenho a certeza de quase tivesse que escolher um caminho profissional teria escolhido algo relacionado com o campo das neurociencias e psicanálise, que dá pelo nome de neuropsicanalise.
Acho estes assuntos extremamente aliciantes e fortes para a compreensão do ser humano, com as suas diferentes perspectivas e caminhos. O mapeamento genético e do cérebro irá certamente permitir enormes evoluções científicas no presente e futuro, porque esse será certamente o caminho certo para da evolução humana.
Espero que não seja para prolongarmos indefinidamente a vida terrena, mas sim para a melhorar e dar mais qualidade de vida visto que, quanto a mim, seria insustentável vivermos centenas de anos. Qual seria o nosso objectivo ou forma de vida se assim fosse?
Mudando de assunto... ontem acabei de rever um filme acerca do Idi Amin, ditador do Uganda que cometeu atrocidades imensas e que era completamente louco. São estes factos da história humana que são inconsequentes com o nosso progresso porque estes ditadores e estes factos são causados por interesses ocultos ( ou não ) que os gerem e apoiam. É também o que se passa actualmente com todo este imbróglio do mundo ocidental versus médio oriente e afins. Entre o mundo dito civilizado e a interpretação que alguns fazem do islamismo ou doutras religiões que levam ao fanatismo e ao extremismo.
Se agora temos o estado islâmico e os horrores associados a esse mesmo fanatismo - e ter-se-à que ver os interesses que estão aliados a esse mesmo estado - tivemos durante séculos a Inquisição que foi igualmente barbara e fanática. Também regimes como o da ex-URSS, do Vietnam, da China e outros que, em nome do colectivo, cometem atrocidades e crimes horrendos são todos parte do lado negro da Humanidade que deveria combater estes excessos duma forma bem mais eficaz e correcta.
Infelizmente que, vivemos num mundo estranho em que os SORRISOS são substituídos por sofrimento, dor ou destruição que podem acabar mesmo com a nossa actual forma de vida.
Por isso sinto ser cada vez mais importante ter a capacidade dum SORRISO humano, límpido e que transmite Fé e confiança a todos nós, na certeza de que, apenas na interação entre todos os de boa fé conseguiremos alterar alguma coisa. Para bem de todos!
Sem comentários:
Enviar um comentário