sábado, novembro 22, 2014

Processos

Sábado.... Hoje trabalha-se apesar da pouca vontade e até de estar ligeiramente constipado. Mas é a vida.... e é com ela que temos que estar e viver, um dia de cada vez e passo a passo.
A tarefa que temos esta semana é focarmo-nos num momento agradável que tenhamos, vivenciá-lo e senti-lo na sua totalidade, para assim conseguirmos valorizar o que temos de positivo e de conseguirmos guardar memórias e emoções positivas.
No curso de Mindfulness foi aflorado a questão das emoções, medos e estados de alma, relacionados com o nosso sistema parasimpatico e hormonal, visto que perante determinadas situações o nosso inconsciente físico reage com a produção de substâncias, hormonais ou outras que nos ajudam a enfrentar essas mesmas situações.
Mas quando esse assunto é abordado duma determinada maneira e até um pouco fora do contexto ou por pessoas não devidamente habilitadas pode levar a confusões e a extrapolações erradas e pouco científicas.
Uma coisa são reacções normais e adequadas às situações que encontramos no nosso dia a dia e comuns a todos os seres humanos e outra é querer aproveitar esses mesmos mecanismos intrínsecos e normais de maneira a moldá-los aos nossos objectivos. O que não é propriamente viável ou até duvido que seja possível.
Falamos em processos que nos são inconscientes e por isso mesmo podemos tentar dominar algumas situações e factos, de maneira a reagirmos mais serena e pausadamente para que o stress e a ansiedade sejam diminuídas e sentidas duma forma menos agressivas.
Este curso, em simultaneidade com a análise, até tem sido útil principalmente e também pela observação das reacções dos outros participantes e pela mínima análise em grupo que se faz. São outras experiências, outras vivências e formas de ver a vida que são interessantes, úteis e que me fazem pensar bastante quão diferentes somos todos e que, nesta diversidade, encontramos de tudo um pouco. Por vezes temos a sorte e a felicidade de acharmos pessoas extremamente interessantes e saudáveis e outras vezes pessoas patológicas e fora de qualquer padrão lógico. Também há as que estão no meio destes extremos, mas o que importa mesmo é a empatia, a compreensão mútua e os laços afectivos que, eventualmente, se possam estabelecer.
Neste momento da minha vida o que sei e sinto são sensações e emoções mais controladas, certezas de sentimentos, pensamentos mais fluidos e fortes bem como uma firmeza no caminho que quero percorrer, sempre com um imenso SORRISO e na companhia das pessoas que Amo e Estimo.
A vida vale a pena.... temos de fazer por isso e de a positivar e colocar no seu devido lugar, ignorando o ruído que possamos ter interna ou externamente e que nos desvie do que efectivamente queremos.

Sem comentários: