quinta-feira, novembro 20, 2014

Identidade

Será que alguma vez conseguiremos saber como realmente somos ? Ou será que nos veremos sempre na projecção que os outros fazem de nós ? Ou ainda da forma como pensamos que somos e afinal não somos ?
Será que a nossa identidade é algo de intrínseco, imutável ou se vai moldando ao que vamos sendo em cada momento, fomos no passado e seremos no futuro ??
A verdade é que a nossa própria capacidade para nos avaliarmos ou conhecermos está condicionada por uma série de factores, de entrecruzamento de muitas influências e ainda da consciência que temos em cada momento, bem como da poderosa influência do inconsciente, das resistências, transferências e todos os demais processos existentes nas nossas cadeias neuronais.
Talvez o que todos os seres humanos deveriam fazer era tentar conhecer-se, tolerar e aprender com os outros, bem como elevar o seu nível mental a outros patamares e a outros níveis que nos permitisse, não só esse melhor auto-conhecimento, como principalmente a interação entre todos.
No processo de pensamento e de ponderação, da atenção à acção e às reacções com a contenção ou compreensão das mesmas, crescemos e amadurecemos. É evidente que todos estes mecanismos não são perceptíveis para muitos de nós que até podem atravessar uma vida inteiro sem saberem o que são e o que fazem mesmo neste Universo.
Será que esse nível básico de existência é propiciador duma vida melhor ou pelo menos mais fácil ??? Ou será que a tentativa de compreensão, de sermos capazes de gerir o nosso modo de estar e principalmente de controlar as nossas compulsões, manias ou o que for, nos pode dar maior Felicidade é bem estar ?
Acredito que apenas o conhecimento nos pode beneficiar e ter utilidade para a Humanidade, porque é ele que nos vai progredir na escala humana e na nossa forma de estar. Tenho a sorte ou assim quis o acaso que, ao atravessar dois séculos da nossa era, verificar e acompanhar a extraordinária evolução tecnológica, material e outras. 
Se este crescimento tem coisas bastante positivas e facilitadoras da nossa vida quotidiana, também tem o reverso da medalha em que a rapidez com que vivemos, as ilusões que se criam, a ganância dos homens e a escassez dos bens  comuns e indispensáveis à vida, fazem com que nos interroguemos acerca do balanço que se pode fazer; para mim, esse balanço é, apesar de tudo,positivo é benéfico. 
Faltará que os sentimentos positivos, a interajuda, os valores éticos e morais, bem como o bem estar colectivo sejam reforçados e que, quem nos dirige, tenha a capacidade de zelar por todos e não apenas por interesses particulares ou específicos duma determinada classe ou gênero.
Pensemos com um SORRISO que o caminho da Humanidade vai evoluir duma forma positiva e que, no futuro, se consiga alcançar um equilíbrio e uma harmonia.... são essenciais para cada um de nós como indivíduos e integrantes desta mesma Humanidade
PS: infelizmente o que vamos assistindo à nossa volta são guerras, desencontros e um clima cada vez menos saudável para os que cá estão e os que virão !!!!

Sem comentários: