Egocentrismo... estar centrado no Ego ou popularmente falando apenas olhar para o seu próprio umbigo.
É uma forma de viver que conheço bem por a ter interiorizado durante bastante tempo, até perceber que há mais vida para além de nós próprios... o muito que acontece à nossa volta não é, nem nunca foi, apenas e exclusivamente por nossa causa, mas sim e também por muitos e diversos factores que ocorrem num dia normal e que incluem também a nossa própria pessoa.
Estou cada vez mais convencido de que, a maior parte das vezes, interpretamos os factos e os acontecimentos do quotidiano de acordo com a nossa identidade, o nosso passado e presente, bem como com o nosso Ego.
Esta percepção do presente e dos factos é ainda menos consciente e menos justa ou real, quanto menor é a interiorização da pessoa e a sua capacidade de raciocínio, bem como o seu nível de inteligência.... e é tão fácil culpabilizar os outros !!!
O problema principal neste momento é para mim, é o meu grande cansaço para estas minudências estúpidas e sem qualquer sentido, visto que a vida tem tanto para ser vivido, visto e sentido que deveríamos aproveitar ao máximo tudo aquilo que está mesma vida nos oferece.
Tenho (quase) a certeza do que (não) faço neste momento para manter o equilíbrio e a paz profissional para que tudo possa correr sem sobressaltos e da melhor forma possível mas a verdade é que se assim continuar terei que pensar melhor e ver o que devo e posso fazer.
Como a vida não é apenas trabalho e como, felizmente, há muito mais vida para além disso não preciso e sobretudo não quero ter uma fonte de stress e de mal estar a meu lado, sem qualquer razão sem ser precisamente o egocentrismo e a arrogância existente. Que nem devia sequer existir por completa falta de razão.
A verdade é que hábitos antigos custam a ser superados e ainda mais quando existem limitações graves e não se tem a consciência do que se faz ou diz, deixando que as emoções e os sensações cheguem demasiadamente rápido à boca em vez de serem primeiro tiradas pelo nosso cérebro e pelo pensamento.
É mesmo o pensamento que devia comandar a vida é assim conseguirmos controlar melhor as nossas acções e formas de estar na certeza de que com boa vontade e com um grande SORRISO conseguimos ter mais qualidade de vida e melhor vida. Para nós mesmos e também para todos os que nos rodeiam
Mas para que assim seja seria necessário estarmos todos no mesmo nível de conhecimento e de percepção das coisas o que infelizmente não acontece e sendo assim o SORRISO não pode ser igual para todos. O que é pena....
Sem comentários:
Enviar um comentário