terça-feira, novembro 11, 2014

Aquele Cansaço

Há dias e semanas particularmente dificeis e duma abordagem complicada por motivos vários, mas sobretudo pelo imenso cansaço que sentimos neste momento e ainda pela grande falta de vontade de aqui estarmos, neste local e neste trabalho.
Parece-me que estou quase esgotado desta prática de mais de 30 anos, no atendimento de pessoas e mais recentemente de todos os embates sofridos e sentidos. Da falta de ética, falta de princípios e de educação das pessoas que, muitas vezes, ultrapassam os limites da salutar convivência entre seres humanos e até entre profissionais do mesmo ramo.
É evidente que esta sensação e até desconforto se deve, essencialmente, ao meu interior/inconsciente que gostaria de estar neste momento noutro caminho, noutros rumos e descobertas. É verdade que já não consigo encontrar grande realização no que faço e ainda menos neste espaço, onde me vou sentindo mais isolado, menos concentrado e com falta de motivação.
Infelizmente ainda me faltam uns bons anos para me conseguir reformar, para me afastar deste quotidiano que começa a cansar-me profundamente a menos que tenha a sorte de me sair o Euromilhões, o que duvido.
Todos nós sonhamos com essa hipótese e muitas vezes o tenho feito. Tenho tantos planos para essa eventualidade que, muitas vezes, até parece que é uma realidade.... até que desperto para a vida e nada aconteceu efectivamente.
Desde ajudar pessoas, a solucionar problemas diversos até à efectivação de pequenas "vinganças" pessoais e profissionais seria uma grande actividade que teria, tanto mais que a minha principal finalidade seria partir para outras actividades, deixar de trabalhar mesmo e ainda auxiliar quem pudesse, não só familiares, como também criar uma espécie de fundação dirigido a grupos específicos em dificuldades. Se alguma vez ganhasse uma quantia considerável, necessariamente que a teria que distribuir também por outras pessoas, salvaguardando o meu futuro e o dos meus filhos e familiares mais próximos.
Sonhar faz parte da vida de cada um e ao iniciar a leitura do livro "subliminar" é curioso verificar que muitas das coisas acções são comandadas e "teleguiadas" pelo nosso inconsciente chamado de "novo inconsciente" por motivos que ainda vou perceber. O que já vi é que desde o nosso Sigmund Freud muito se evoluiu e a certeza de ele foi mesmo um gênio no seu tempo. Fez à sua maneira o que agora se chama ressonância magnética funcional que nos permite ver as zonas cerebrais que responde, a determinados estímulos ou responsáveis por emoções ou sentimentos; os avanços nesta área das neurociencias são imensos é muito vastos, permitindo que, talvez, dentro de pouco tempo se consiga ter a noção exacta do que existe dentro da nossa cabeça e para que servem exactamente tantos neuronios e ligações.gostava de ainda ver isso...
Seria engraçado poder-se ligar o nosso cérebro a uma máquina e ver o desenrolar da nossa vida, os nossos traumas, as influências sofridas e os caminhos percorridos e corrigir tudo aquilo que não estivesse bem e fosse pouco salutar. Seria utópico este projecto visto que assim iríamos, provavelmente, criar uma série de seres semelhantes mas talvez fosse útil no tratamento de casos patológicos e destruidores da personalidade. Bem como de comportamentos desviantes... mantendo sempre a identidade individual e a nossa idiossincracia propria.
Quem sabe quando é que isto será possivel e se o será, mas a verdade é se tudo fica registado e entranhado nas nossas células entao "apenas" é preciso descobrir a forma de fazer a revelação do que está nesses mesmos neuronios. Simples não é ???
Como também é extremamente simples mantermos o nosso SORRISO cheio de vitalidade, energia e força anímica no sentido de caminharmos para a nossa Felicidade é bem estar.

Sem comentários: