sábado, novembro 15, 2014

Sábado de Chuva

Chuva... dia cinzento e de chuva, propicio a ficar-se por casa. Vamos apenas dar uma volta algures para ver uns presentes de natal e depois ficar-se-á em casa até à hora de jantar.
Vamos jantar com amigos se bem que não tenha grande vontade, mas já está combinado há tanto tempo que não posso desmarcar, como é evidente.
Também não estou com grande vontade para dissertações ou comentários, porque me ardem os olhos e tive outra das minhas noites bem agitadas, atravessadas por bastantes sonhos e um desenrolar de estórias e de factos cuja memória se perde na noite, mas cujas reminiscências permanecem algures.
Parece-me que estou num período bastante onírico que pode traduzir a vontade de tornar consciente muitos factos "escondidos" e que querem ver a luz do dia. penso que nunca tive tanta consciência de estar a sonhar como actualmente, se bem que, na maior parte das  vezes, não me lembro mesmo de nada.
Hoje foi uma dessas vezes em que tenho a plena consciência de ter estado todo a noite num longo enredo onírico, mas sem conseguir relembrar-me de nada, nem tão pouco do fio condutor desse mesmo sonho. Tenho a sensação plena de que é algo que está no subconsciente e pronto a vir á superfície, mas ainda sem a forma consciente e capaz de ser recordado.
É como se fosse uma névoa presente, envolta nesse mesmo nevoeiro do desconhecido, mas no qual se conseguem distinguir formas e vultos embora imprecisos e muitíssimo vagos. É mesmo a sensação de termos algo para dizer debaixo da língua e que não consegue sair; assim é a sensação destes meus sonhos e intensa actividade onírica nocturna.
Qualquer dia e em breve, tenho a certeza de que todos estes factos camuflados ou meio escondidos verão a luz do dia e terão o seu significado, assim como também certamente que as etapas seguintes da terapia serão mais consistentes e reais.
Acho e sinto estar num impasse e numa fase de estagnação, mas talvez seja apenas uma fase de integração, compreensão e plena aceitação do que já descobri e do esclarecimento de muitos factos e acontecimentos.
Sei estar mais calmo, mais tranquilo e pacifico comigo mesmo e com os outros, se bem que ainda não o consiga na sua totalidade por absoluta falha minha e por reminiscências do passado e do muito que ainda está por esclarecer.
Quero convencer-me dessa verdade, do muito que está por esclarecer mas neste momento ponho um pouco em dúvida essa necessidade, como se já estivesse no pleno conhecimento de tudo, o que nunca acontecerá nem a mim nem a ninguém, visto que é impossível sabermos tudo acerca de nós próprios e do que efectivamente somos .
Quero saber mais e sobretudo conhecer melhor o meu caminho, tendo a certeza de que as respostas estão em mim e inside me, como é obvio e claríssimo, mas mesmo assim o que ainda terei para descobrir que me interesse realmente ?
Será que quero e preciso descobrir muito mais acerca de mim mesmo e do que me aconteceu ao longo da vida e que me condiciona o presente ? será que as minhas compulsões e parafilias não estão já devidamente identificadas ? Por acaso ontem focaram-se outros aspectos dessa mesma compulsividade que, no fundo, fazem parte do quadro geral e especifico da minha personalidade.
Pelos vistos, é algo que tenho que interiorizar e sobretudo perceber que faz parte integrante da minha identidade e que se pode manifestar em muitas e variadas formas, mesmo naquelas em que não veria qualquer ligação.
Entretanto, fomos ao El Corte Inglês aproveitar umas promoções existentes e acabar, sim acabar, as compras de Natal, só faltando mesmo a pessoa mais importante... mas que também já sei o que vai ser mesmo ! Só falta a concretização...
Vou-me sentindo melhor na minha recuperação e espero que, na segunda feira, esteja já francamente melhor para conseguir estar mais à vontade a trabalhar. Se tudo correr como tem acontecido, é evidente que assim será... e ainda bem que realizei algo que queria há muito.
Este sair cada vez mais da minha zona de conforto e de inércia, é sinal de que algo está mesmo a mudar, assim como que estou a conseguir passar à prática o que vou pensando e até desejando. Ou seja,  o pensamento consciente, real e interiorizado tem uma consistência e um formato totalmente diferente do "antigamente" precisamente porque são entranhados e saudáveis. também o tal curso de Mindfulness tem ajudada nesta mesma consistência porque tenho aprendido algumas técnicas que me ajudam a meditar e a reflectir ainda melhor. Faria bem a muita gente e sobretudo aos que têm funções de gestão de pessoal e de espaços.
Aqui fica o meu SORRISO pré prandial e pré sesta que vou fazer para descansar mais e estar bem disposto hoje ao jantar. Vamos a um restaurante novo com dois amigos que não se conhecem e que, quem sabe, talvez se consigam entender...



Sem comentários: