terça-feira, novembro 25, 2014

Acção ou Reacção

À Acção segue-se a reacção, a reação é uma regressão e a regressão uma recaída. É um processo em cascata, percebido, explicado e felizmente controlado e bem delimitado.
Há sempre um início, uma acção despoletadora duma reacção que, se não for entendida é percebida, pode levar a situações complicadas de gerir e a registos antigos e compulsivos. Integrantes duma (ex)identidade...
É como se nos sentíssemos impelidos a fazer, obrigados a determinados comportamentos que nos são nocivos mas que, mesmo assim, gostaríamos de levar por diante... talvez uma saudade dos tempos antigos em que não havia culpas, remorsos ou Pensamento.
Felizmente que o pensamento ocupa, actualmente, um lugar fulcral da vida e da consequentemente acção, pelo que tudo se processa a outro nível e com outras formas.
Mas a verdade também é que as reacções a algumas acções consideradas "erradas" ou que vão ter a uma das tais auto estradas ainda não destruídas e/ou substituídas são ou pertencem a registos embuidos na identidade que existe ou existia,
A enorme é abissal diferença é que se consegue ver e escrutinar essas mesmas reacções e/ou acções e assim seguir outros caminhos ou retomar as novas auto estradas que se estão a construir. 
Perceber e entender o que nos rodeia e o que, efectivamente, se passa é um grande avanço é um enorme passo para certas identidades compulsivas, border line ou cheias de parafilias, permitindo assim a sua correcção ou pelos menos a sua transformação em pensamento, em atitudes mais calmas e ponderadas.
O pior é quando achamos que somos provocados, quando sentimos um abandono que não existe ou até quando nos sentimos ciumentos e supostamente postos de lado visto que são tudo factos que despertam fantasmas ainda não totalmente resolvidos.
Mas a vida continua, as reacções controladas e nada a apontar a não ser o conhecimento e a interpretação correcta dos factos, que nos deixa com um SORRISO de muita esperança e de Fé na vida
PS: ontem foram os 93 anos de vida da minha Mãe, comemorados em família com todos os irmãos de Lisboa e específicos netos presentes, sendo sempre de pensar na sorte de ainda a termos e medianamente bem.

Sem comentários: