sábado, fevereiro 28, 2009

À Cinderela

Minha cara amiga Cinderela, fiquei espantado com a "virulência" da sua resposta ao meu último comentário e gostava de a esclarecer em alguns pontos.
Eu queria ter orgulho no meu País, mas como diz a corrupção e o compadrio imperam e distorcem a realidade, não havendo ou pouco havendo quem se consiga valorizar pelo seu trabalho e empenho.
Quando digo que goastaria que os meus fossem para fora do País é precisamente por achar que lá fora se valoriza o trabalho e se recompensa esse mesmo trabalho. E nã para serem explorados
Concordo que devemos trabalhar mais e melhor e seros por isso recompensados e a ideia de baixar salários, alterar direitos e obrigações é uma ideia defendida por muitos economistas, mas fazendo parte dum plano global para combater a crise e aumentar a produtividade. Logicamente que esse esforço passaria por todos e inclusivé pelos que estão bem na vida, como é o meu caso. Mas devo dizer-lhe que já neste momento muitos dos meus actos médicos são pags abaixo do que seria justo, devido ao excesso de oferta e às tabelas praticadas pelas companhias de seguros. Tabelas essas que temos que aceitar se queremos ter os doentes a elas afectos.
Ao contrário do que pensa, eu prezo e estimo os meus empregados, tanto mais que eles usufruem de regalias que não são muito comuns entre nós, nomeadamente o 15º mês. Talvez por isso me ache com o direito de exigir que cumpram devidamente as suas obrigações.
Senti-me muito "atacado" com os seus comentários porque acho que os leu duma forma que não era certamente a forma, nem a intenção que eu pretendia.
Eu também desejo que POrtugal seja um País com letra grande, mas neste momento actual sinto uma grande frustação por não saber se assim será pela falta dum grande Desígnio Nacional e duma ambição colectiva. Apenas isso e ver à minha volta uma grande falta de confiança e estímulo individual e colectivo.
Estas trocas de comentários dariam para um grande debate, mas espero ter esclarecido algus dos seus comentários e não gostaria de forma alguma que mantivesse essa sua opinião tão negativa. POr vezes, não devo conseguir exprimir-me tão bem como o desejaria, mas devo ter algum mérito para continuar a tê-la como minha leitora e crítica. Considerando-a como eu acho que a Cinderela é, já não teria o prazer de ler os seus ocmentários se eu fosse como hoje parece achar que eu sou. Olhe que não.... :)
Grande SORRISO para si, minha cara Cinderela e tente reler os meus comentários com muito AMOR e HARMONIA. Acredite que começo a ter-lhe ESTIMA e este seu comentário deixou-me triste
PS: passei a tarde em casa duns velhos amigos com quem não convivia há muitos e bons anos. fpoi extremamente agradável a amanhã falarei mais acerca deste lanche. Estavam muitas pessoas que recmeçei a ver após a morte do meu Pai e com quem tinha deixado de privar drante mais de 20 anos. Mas a AMIZADE existe e é uma realidade, capaz de ultrapassar muitas vcissitudes e grandes interregnos temporais. Eu sou efectivamente uma pessoa de bem e de valores, ao contrário do que a minha cara CInderela possa achar...
PSS: se puderem vejam este clip para verificarem a força de vontade e o que é possível fazer

Fim de semana

Mais um fim de semana e coincidentemente fim de mais um mês. mal começamos um ano e eis-nos já em pleno 2009, sem ter quase tempo de reflectirmos e pensarmos no que poderá ser este ano. Somos constantemente inundados com notícias negativas, crises, depressões, recessões e uma série de informações que por vezzes nos levam a pensar se haverá qualquer hipótese de futuro ou se o melhor é mesmo fecharmos as portas e não pensarmos em mais nada. Está a ser um ano estranho e sobretudo, penso que a evolução seguida em Portugal vai deixar sequelas graves e importantes para as gerações vindouras, na medida em que se está a empenhar cada vez mais o nosso futuro. Este endividamente colossal que vamos tendo, aliado a constantes reinvindicaçãos mirabolantes e uma progressiva baixa de produtividade e portanto de competitividade, vai certamente deixar marcas gravissimas para as gerações que se seguem. Por isso, espero e desejo mesmo que os meus filhos e sobrinhos sigam a sua vida no estrangeiro. Está tudo o mundo em crise e recessão, mas sei que muitos países irão sair desta situação mais fortes e competitivos, enquanto que nós, como País, estamos cada vez mais débeis, fracos e sem recursos. Durante quanto mais tempo continuarenmos a ser autistas e a não ver esta realidade que continuamos a querer ignorar.
Para grandes males, grande remédios e para mim é fundamental mexer nos vencimentos, com um abaixamento dos mesmo e consequente ganho de competitividade, mais e melhor aproveitamento da carga horário, ou seja trabalhar mais se necessário e sobretudo, criar uma mentalidade de vencedor. Não pensar que é ao estado que tudo compete e a nós apenas esperar que ele resolva ou decida. Nada disso resulta se não houver um forte e grande empenho na realização privada e no investimento dos privados.
E tem forçosamente que haver uma mudança de mentalidades e uma melhor interrelação profissional. Por exemplo, como tinha de "tomar" uma injecçaõ hoje de manhã fui ao posto de enfermagem aonde fui no outro dia e dei com a porta fechada, pois só abre das 08.30 ás 10.30 das manhâs de sábado. O resto do fim de semana não conta e nem é necessário um posto de enfermagem. E não há um número de emerg~encia, nem qualquer outra indicação. E é um posto privado...
Dirigi-me então ao centro de saúde aonde funciona um atendimento permanente e fui recebido por duas enfermeiras, que em vez de criarem um bom ambiente e de simpatia, pareciam que me estavam a fazer um enorme favor e que se eu estava necessitado duma injecção, o problema era meu. Ou seja, a prestação dum acto clínico que devia ser feito duma forma cordata e agradável, transforma-se no acto agressivo e quase hostil, nas mãos destas senhoras funcionárias públicas. É lamentável que assim seja.
Mas estamos em Portugal de 2009 e é assim que as coisas funcionam no nosso país. Acreditem que no verão passado fui muitissimo melhor atendido num posto duma terriola perdida em espanha por duas funcionárias que nem me deviam ter atendido por falta de documentos necessários. Mas não só me atenderam duma forma cordata e simpático, como me esclareceram como deveria fazer de futuro. Se fosse em Portugal, estou certo que nem sequer seria visto e teria que recorrer a privados
É triste falar assim do nosso País, mas não me parece que esteja a criar cenas e estórias, mas apenas a contar aquilo que efectiamente acontece e que é a realidade deste triste país. Felizmente que já há alterações e coisas a funcionar muito bem, mas tem que haver uma grande revolução de mentalidades. E sobretudo não se pode estar convencido que se tem direito a tudo e nenhumas obrigações. O mal desta terra é precisamente esse.
Mas enfim, é fim de semana e temos as nossas obrigações sociais a cumprir e assim vamos fazer. Grande SORRISO para todos e sobretudo muiro AMOR e PAz

sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Ainda de baixa

POis é verdade que cá estou ainda sem trabalhar, acabando a baixa na 2ª feira. Ainda terei que fazer tratamentos e levar umas injecções de antibiótico. É a vida!
Quando estiver melhor quero de facto falar com a prima que fez aqui uns comentários, porque gostava de me dedicar a uma causa de solidariedade nos meus tempos livres e estou à procura disso mesmo.
Continuo sem grande vontade de escrever a não ser para deixar um Grande SORRISO para o fim de semana e muita Paz e AMOr

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Ainda com Dores

Hoje estou particularmente sensível dos meus ouvidos e meio estonteado, para além de dores de cabeça, mas espero que até segunda feira recupere bem porque tenho que trabalhar como deve ser e andar em frente para nova etapa.
Não me apetece escrever muito mais, mas estou preocupado com o Pedro porque não lhe consigo telefonar e ele também não diz nada... acabaei de falar com ele e está tudo bem, apesar de não saber para onde vai morar em Março. Também não faz mal porque só faltam dois dias para o mês acabar!.
E também não há meio da Lucia nascer. Ontem a minha sobrinha foi para o hospital, com contracções e ainda nada. Nunca mais nasce esta minha nova sobrinha neta.... espero que já agora nasça em Março, pois é o melhor mês do ano
E por hoje é tudo, porque tenho que me ir encostar.
Grande SORRISO especial para a Helena e Lucia e muito AMOR e Harmonia para mim e para todos

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Ouvidos

Hoje fui ao médico tirar os pontos e fazer ponto da situação. Do lado esquerdo tudo muitissimo bem e até já estou a ouvir bem melhor, enquanto que do lado direito há uma infecção e tive que levar umas injecções de antibiótico para ver se melhora mais depressa. E claro que tirar os pontos e a gaze de dentro do canal auditivo foi, como é de calcular, doloroso. mas já estou habituado.
Depois passei pelo consultório para ver como estavam as coisas e claro que nunca estão como eu quero ou gostaria, mas é assim a vida. e aproveitei fui com a minha Fernandinha almoçar ao ALlegro, uma vez que tinha que lá ir buscar uns bilhetes. Vou ver a Aída daqu a uns tempos, mas já quase que não há bilhetes.
Estava cheio de pessoas a almoçar, o que não fazia ideia, mas pelos vistos há uma série de fábricas por ali e de escritórios e aquilo enche
Depois vim para casa, ver mails, contas, e descansar, porque ainda estou de baixa e tenho que aproveitar até ao fim do mês.
Grande SORRISO para hoje e muito AMOR, PAZ e HARMONIA para todos, especialmente para quem hoje faz anos. :)

terça-feira, fevereiro 24, 2009

Em Sto André....

Acordar em Sto André é acordar com outras energias e outra maneira de ver o mundo. Estar e sintonia com o campo e sobretudo com as nossas raízes dão-nos outra forma de estar e sobretudo outra mentalidade e vontade de viver.
Esta luminosidade, esta perspectiva de liberdade e de amplitude associado às memórias e emoções aqui vividas, transformam este espaço em algo de fantástico e que só quem viveu e sentiu é capaz de perceber e alcançar o que sinto.
Aqui estou em casa e rgresso às minhas raízes, porque aqui vivi efectivamente dos melhoes momentos da minha existência . Claro que também há o lado negro, mas esse está esquecido e arrumado.
E ontem ao ver velhos albuns de fotografias, telefonei à Patrícia que por incrível que me pareça, se lembrava perfeitamente não só das fotos, das realidades da altura, das roupas e dos locais. E esses albuns reforçam bem a minha presença esta casa e nesta família, porque estou presente em quase tudo.
Agora vamos à praia passear e depois almoçar por aí, para regressarmos então, jantarmos e voltarmos a Lisboa. É uma estadia curta porque amanha tem-se de estar em lisboade manha, mas serv para retemperar forças e ganhar vontade para regressar em breve, porque estava um pouco atravessado com sto andré por causa do que aconteceu há uns tempos. Mas tud passou e fica a vontade de voltar sempre e sempre.
Grande SORRISO e muito AMOR e PAZ neste dia 24 de Fevereiro, Carnaval e da de memórias para alguém muito importante para mim.

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Sto André

Já chegámos e na verdade St André é Sto André. Como disse a Lenasão muitas as recordações, emoções e sentimentos associados e que naturalmente nunca serão esquecidos porqe são parte intrínseca de nós próprios e fazem parte do nosso património pessoal. Para além da ausencia das pessoas, do que senti mais falta foi deste lugar e deste espaço, com todas as suas recordações e vivencias. E são muitas e muitas.... tantas que é impossivel dissociar ese local, da minha adolescencia e pincipio de vida de adulto. Por isso a minha grande alegria e satisfação por ter regressado de novo a este local fantástico e que espero voltar muitas muitas vezes e de novo criar muitas e boas recordações e vivencias.
Estar neste salão com a lareira a crepitar é um enorme bálsamo para mim, para além de me sentir completamente descontraído e cheio de boas energias altaente positivas
Grande SORRISO com muito AMOR e muta Harmonia deste local fabuloso.

St André

Hoje vamos até St André passar o resto do dia e o carnaval, para mudar de ares e descontrair... sempre estamos noutro ambiente e noutra calma.
Hoje tive imensas dores no meu ouvido, mas o Orl diz que é normal. Pelo sim pelo não, vou comprar um analgésico mais forte e umas gotas para pôr.
O meu filho mais novo já está em Baquera na neve e deve estar maravilhado, porqua adora neve e o outro deve estar louco no meio do Carnaval carioca. Tenho filhos muito internacionalizados.
Grande SORRISO para o Carnaval e tentem disfarçar-se com a vossa própria ESSÊNCIA e com o vosso EU para poderem dar AMOR e PAZ a todos os que vos rodeiam.
PS: e agora como pertenço ao grupo dos que têm portáteis - foi um presente que adorei - já posso dar notícias online. Por isso mais logo quando chegar a st andré, já dou logo notícias.

sábado, fevereiro 21, 2009

Esclarecimentos

Vou sabendo de mais e mais pessoas que lêem o meu blogue e vão estando informadas através dele. E é altura de fazer um esclarecimento acerca deste meu blogue, que surgiu numa altura muito específica da minha vida e que funciona como um catalizador das minhas dúvidas existencialistas e da minha forma de ver o quotidiano.
Tem vindo a perder esta faceta de comentário ao quotidiano porque na verdade a falta de princípios e a perda de valores - como tão bem escreve hoje no seu editorial o director do expresso - é uma constante dos nossos tempos, pelo que tenho tentado apenas minimizar os "danos" causados por esta falta e tentar potenciar as energias positivas possíveis. Ou seja, procuro passar por cima e não deixar que me afectem
Por outro lado, a criação deste blogue coincide também com o desenrolar da minha psicanálise, pelo que muitas das minhas mudanças, descobertas e alterações nem sempre possam parecer lógicas ou orientadas, mas tem sempre um fundamento e um raciocínio próprio. Também muitas vezes tenho que escrever figuradamente e ainda tentar perceber em mim próprio as contradições existentes. Ou seja, por um lado se devo e posso deixar-me arrastar pelas minhas emoções e sentimentos e deixar-me guiar e orientar por este mundo psíquico e cheio de potencialidades ou se por outro lado, devo salvaguardar a minha posição científica e de pessoa racional e ignorar tudo aquilo que não possa ser devidamente explicável.
Ou seja, entre a razão e a emoção que escolher ou que caminho percorrer. Estou a tentar seguir entre os dois, deixando que as emoções expliquem e orientem a razão de vida e dos sentimentos, mas sentindo cada vez mais que as emoções e a nossa força interior tem um papel fundamental nas nossas vidas e nas dos que nos rodeiam. Pode parecer por vezes que navego por águas estranhas ou mal fundamentadas, mas na verdade há tanta e tanta coisa que mal conhecemos e que tem uma realidade evidente.
Acredito que é altura de dar lugar aos AFECTOS e deixar mais a ciência e a racionalidade. Aprendi que dizer a alguém que se AMA ou ESTIMA, é algo de uma grande simplicidade e que pode deitar abaixo muitas e muitas barreiras e transformar um pequenissimo grão de areia.
Não sei para onde vou, nem qual o meu futuro, mas sinto que a minha orientação futura passa precisamente por esta via espiritual aliada a um racionalismo consciente. Acredito no tal EU superior e numa ESSÊNCIA que nos transcende, seja qual for o nome que se lhe dê
É apenas um esclarecimento para os que lêem e nada dizem ,porque este é um blogue de alguém que, tendo andado meio perdido, se está a reencontrar novamente consigo próprio. Principalmente temos que estar bem connosco, para depois podermos estar bem com todos os que nos rodeiam. Esse é um dos segredos que qacho importante cada um de nós descobrie. Ou seja, a forma de estarmos bem connosco próprios e isso tem tudo a ver com a idiossincrasia de cada um
Grande SORRISO para o fim de semana e principalmente façam o favor de AMAR, SER FELIZES e descobrir o vosso próprio caminho.

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Em casa

Já uma vez constatei que tenho a sorte ( ou a "sabedoria" ) de ter sempre à minha volta as pessoas certas na altura certa. E mesmo descontando as minhas vissicitudes de consultório, a verdade é que para além disso, estou rodeado das pessoas certas, sentindo-me devidamente apoiado no que efectivamente preciso. E isso é uma enorme sorte e felicidade, porque ter no momento certo as pessoas certas é também sinal de que somos capazes de cimentar e de estabelecer as pontes necessárias para os relacionamentos humanos e afectivos tão necessários para a nossa estabilidade.
Vou estar em casa uns dias a restabelecer-me e tenho recebido várias mensagens de solidariedade e de apoio, o que naturalmente me deixa muito confortado e tranquilo. é bom saber que deixamos a nossa marca noutras pessoas, assim como também somos marcados por outros. Por isso eu acho que nós só morremos fisicamente porque enquanto alguém se lembrar de nós e nos sentir, estaremos vivos. Pelo menos para essa pessoa.
Tenho o exemplo da minha avó Eduarda, que morreu há mais de 26 anos e de quem eu me lembro quase todos os dias. Para mim a sua presença e imagem está bem viva.
Hoje sinto-me francamente mais restabelecido, porque consegui dormir francamente melhor e mais descansado. estou com umas orelhas de elefante, mas tirando isso, tudo normal e a correr conforme previsto, apesar duma ligeira nausea e de estar com os ouvidos completamente tamponados, como tem que ser. Só para a semana é que vou tirar os pontos e as gazes de dentro do ouvido e normalmente costuma doer um bom bocado
Hoje vou almoçar com o Francisco, que vai amanha para a neve.
Grande SORRISO e principlamente todo o AMOR e PAZ de mim para todos

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Cansado

Continuo em recuperação, com tudo a correr bem, apesar dumas dores ligeiras e sobretudo com o incómodo da falta de posição para dormir, pois tenho uma ligadura na cabeça que não me deixa mexer como eu quero. Mas vou agora ao hospital tirar essas coisas da cabeça e depois já fico livre para me deitar como quero e gosto.
Tenho tido montes de mensagens e apoios e a todos agradeço sinceramente, principalmente a quem tem que me "aturar" minuto a minuto.
E volto ainda hoje mas agora vou tomar banho, vestir-me e voltar ao hospital da Luz para fazer o penso
Grande SORRISO para hoje e sobretudo muito AMOR e PAZ para todos
Já estou bem melhor e aliviado porque já tirei tudo aquilo que tinha na cabeça, mas agora parece que tenho umas orelhas de elefante, visto que estão inchadas e vermelhas. Já nem me lembrava que assim era, mas também sei que vai melhorar gradualmente ao longo dos dias.
Sinto-me cansado e meio sonolento, porque dormi muito mal esta noite por não ter posição, mas espero descansar francamente melhor hoje.
Estou a organizar ideias e projectos e hoje tenho muitas saudades dos meus filhotes.
Grande SORRISO para eles e muito e muito AMOR

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Em recuperaçao

A operação aos ouvidos correu muitissimo bem e sinto-me bem disposto, apesar de cansado e ligeiramente tonto. Ontem pelas 16.40 puseram-me a dormir e as 19.30 estava a acordar no recobro. Depois vim para o quarto e cá estamos... mais uma operação no curriculum ao meu tumorzinho de estimação ! Desta vez foi a última, porque já nao quero ser mais vez nenhuma operado. :)
Contudo desta vez foi muto diferente, não só pela clínica quem tem umas condiçoes excelentes - hospital da Luz - como pela calma e descanso que tive. Nunca estive em stress nem preocupado, tendo-me sempre sentido acompanhado e rodeado de algo que não sei explicar. Foi talvez a Paula, com a sua energia e luz natural que me acompanhou e "protegem". Não deveria dizer isto, mas acredito que estava a ser "visto" e seguido por quem me quer bem e isso deixou-me extraordinariamente descontraído e relaxado.
A verdade é que estava e estou convencido que tudo iria correr bem e ainda por cima como tudo correu como deve ser e nomeadamente o ter já feito praticamente o mês no consultório, mais descansado fiquei.
Mas fundamentalmente o que senti foi uma grande diferença na forma de vivenciar as experiencias e os factos da vida, duma forma mais tranquilo e descontraída e sobretudo mais saudável. E essa foi a grande diferença, uma diferença abissal e que me surpreendeu bastante. Também o acompanhamento humano foi muito bom, desde o pessoal auxiliar aos enfermeiros à anestesista e ao próprio médico. Foi a primeira vez que estive tanto tempo a falar com eles todos. Devo dar cinco estrelas a esta instituição de saúde que me restitui a esperança nestes serviços e na nossa capacidade de sermos bons e de conseguirmos transmitir calor e amor.
Quanto a anunciar a intervençaõ, nunca digo nada a muita gente, inclusivé familiares directos, porque não quero obrigaçoes nem que fiquem preocupadas.
Vou dormitar um pouco, enquanto espero que me venham buscar
Um grande SORRISO para mim ( lol ) muito AMOR e HARMONIA para me recuperar depressa e bem
PS: já em casa, espero pelo almoço para ir descansar.

terça-feira, fevereiro 17, 2009

Boletim Médico

Já fui operado e enontro-me bem.Estou com algumas tonturas mas já no quarto, informo a blogosfera que sobrevivi a mais esta etapa.
Grande SORRISO para todos

Positivo e Negativo

Positivo e Negativo. Yang e Yin. Mau e Bom. Anjo e Demónio. Amor e Ódio. Alegria e Tristezas. Paz e Guerra. Harmonia e Conflito.
Sinto que a natureza Humana vive permanentemente nesta dualidade de sentimentos, emoções e pensamentos e por vezes se parece que estou mais negativo, triste ou algo assim, é apenas por força das circunstâncias e pelo que me rodeia. Na verdade e interiormente sinto-me em Paz, calmo e controlado, em busca de algo que me parece cada vez mais próximo e real. Ou seja, procuro o meu verdadeiro EU e a minha real essência e já consigo ver uma infinésima parte desse mesmo EU.
Para hoje, muita ENERGIA POSITIVA; AMOR e HARMONIA, com a certeza de que tudo vai correr muito bem, com um grande e enorme SORRISO

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Mais uma semana

Mais uma semana que começa e hoje mais uma vez sem grande vontade para escrever. Continuo meio engripado, mas felizmente sem febre e já a recuperar dos sonos. Agora sempre que estou meio adoentado, fico com insónias. Será da Idade.....
Ontem fui almoçar com o meu filhote rancisco e de facto a diferença destes almoços com outros do passado é abissal, porque a conversa flui naturalmente e as novidades, planos e projectos vão surgindo. E apesar de eles me acharem stressado, até sabem que muitas das vezes tenho razão.
É pena que as pessoas com quem trabalhamos e lidamos todos os dias não sejam capazes de desejar boa sorte para o que nos vai acontecendo, como se isso não lhes dissesse minimamente respeito. Faz-me confusão esse aspecto, mas deve haver razões que desconheço. Não esperem por isso grandes atenções da inha parte, porque de facto cada vez mais estou a aprender a lidar com as pessoas com cada vez maior distãncia e sobretudo nenhum envolvimento emocional e afectivo. Como a minha Fernandinha e a Irene não há muitas mais....
De qulaquer forma, um grande SORRISO para esta semana e principalmente muito AMOR, HARmONIA e PAZ para nós mesmos e subsequentemente para todos os que connosco lidam e conhecem
PS: dormi profundamente esta noite e ainda acordei com sono e cansado. Será que foi do alinhamento ??
PSS: hoje encerrei outra questão do consultório, referente a desentendimento passado, tendo prevalecido todos os meus pontos de vistas e maneira de encerrar o assunto.

domingo, fevereiro 15, 2009

Alinhamentos

Mais uma experiência no mundo do esoterismo, alinhamento psíquico. Arrumar energias, potenciar capacidades e regenerar células.
Tem que se acreditar, sentir e potenciar precisamente esse sentir e a verdade é que me sinto bem mais leve e saudável. Quando se acredita que as doenças e as nossas maleitas são provocadas pelas nossas vivências e experiências e que cada pessoa sofre precisamente pelo acumular de tensões, é mais fácil acreditar nestes tratamentos alternativos e pensar que, limpando o nosso lixo tóxico, conseguiremos igualmente limpar o nosso corpo físico.
É curioso que todos vêm e sentem em mim um enorme potencial energético e capacidades de enveredar por um caminho destes, de energias e de espiritualidade. Hoje pareceu-me ver, ou melhor, sentir o entreabrir duma porta para seguir essa via. Será ???
Domingo com sol e boa temperatura. Almoço ao pé do mar com o Francisco
Grande SORRISO para hoje com um enorme potencial de energia e de AMOR

sábado, fevereiro 14, 2009

Ainda Fernando Pessoa

A propósito do dia dos namaorados, escreveu Fernando Pessoa. " todas as cartas de Amor são ridículas, porque se não forem ridículas não são cartas de Amor "... quem escreveu cartas de Amor sente bem a sensatez e a verdade destes versos, porque quando se escreve com paixão e AMOR, escrevem-se sonhos, emoções e sentimentos profundos e sentidos que caracterizam o ser humano e cada um de nós em particular.
Estar apaixonado é algo indiscritível e próprio de cada um de nós e a descoberta da outra pessoa é sempre algo de maravilhoso e de fantástico. E tem esta componente ridícula do que se escreve, faz e diz.
Hoje é dia de AMOR, que deveria ser todos os dias.. aliás estes dias específicos são, para mim, apenas uma chamada de atenção para determinado aspecto ou faceta da nossa sociedade e este é um enfoque muito específico para algo extraordinariamente importante para todos, o AMOR.
Por isso um grande SORRISO e muito e muito AMOr
PS: eu sei que tu, Pedro, és um incondicional de Fernando Pessoa, porque até é o teu livro de viagem

Fim de semana

Mais um fim de semana e continuo adoentado, se bem que bastante melhor e pronto para a semana que aí vem.
Tenho finalmente um computador portátil... já era tempo de ter, porque dá imenso jjeito quando se vai para fora e até para levar para Sto André, pois cheguei á conclusão que é bem difívil viver actualmente sem acesso à net e às suas comodidades. Por isso, entrei no mundo dos informatizados portáteis. Um grande SORRISO para quem me ofereceu este presente estupendo.
Amanhã vou fazer um alinhamento, que depois explicarei como é o que é! Claro que são coisas da MB, que acha que estou "desalinhado" ... estou curioso de saber como é e os resultados. Amanha devo estar super bem e na maior.
E neste dia 14 de Fevereiro, um grande SORRISO para todos os namorados e amantes do Mundo e muito AMOR e PAZ entre todos

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Fernando Pessoa

" Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Pôe quanto és no mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive."
Temos efectivamente de sermos nós próprios para conseguirmos viver em PAZ connosco mesmo e principalmente perceber quem nos rodeia, tentando na nossa pequenez, mudar um pequeno grão do todo que nós somos. Li com agrado esta ideia do grão de areia transcrito pelo meu filho Pedro no seu blogue, porque se esta noção for transmitida a muitas pessoas, pode ser que consigamos mesmo fazer a diferença.
E se efectivamente em cada gesto ou relação dermos o nosso máximo e a nossa total atenção certamente que faremos toda a diferença e quem connosco lidar, certamente que sentirá a dferença.
Continuo adoentado e para isso há várias explicações consoante o quadrante da opinião. Para uns é falta de sol e praia, para outros uma limpeza do lixo tóxico que estarei a fazer, ou ainda a rejeição inconsciente de algo que vou fazer em breve. Para mim é uma mistura disso tudo e mais alguma coisa que é o início da meia idade :)
Tenho andado a pensar na questão da idade e ainda me custa a acreditar que tenho meio século, mas assim é e contra factos não há argumentos. A propósito vou ver agora o filme do estranho caso de Benjamim Button, que conta precisamente a história inventada duma pessoa que nasceu velho e nova ficou, ou seja, a inversão da vida. Como diz Woody Allen era melhor nascer velho e acabar a vida no orgasmo criador da vida... seria certamente fantástico e uma apoteose digna da VIDA.
E começou o fim de semana.. vou estar de descanso para ver se me passa esta gripe, porque na 3ª feira terei que estar a 100%. Por isso, grande SORRISO e muito AMOR para todos e em especial para a minha Lucia, que deve estar mesmo a nascer
PS: dos comentários referir que ao contrário do que a leitora fluor ( ou será que o/a fluor já foi a leitora assídua ? ) diz eu não estou só. Antes pelo contrário nunca me senti tão aconpanhado e tão realizado afectivamente

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Doentinho...

Uma vez mais engripado e com febre e logo agora que não dá mesmo jeito nenhum. Por isso nada de grandes escritas, apenas para agradecer ao meu/minha novo/a leitora ( fluor) e mandar um grande bem haja ao meu grande amigooooooooooooo Miguel. Eu é que aprendo muito com ele, porque o Miguel é uma pessoa cultissima e cheia de interesse e adoro falar e estar com ele.
Um Grande SORRISO para mim com muito AMORpara mim para eu ficar bom o mais rápido possível.

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Comentários aos comentários

Tantos comentários no meu blogue. Agradeço á Cinderela por, como sempre, ser positiva e incisiva nas suas observações e de facto tirei algumas ideias do que me escreveu, apesar de cada vez mais chegar à conclusão que não tenho mesmo vocação para gerir pessoal. tenho que ir aprendendo e tacteando para levar tudo a bom termo, mas quando se é de extremos é complicado. Ainda hoje fiquei numa posição que não sabia que fazer, pois estava completamente bloqueado perante as circunstâncias e nada podia fazer senão esperar pelo desenrolar dos acontecimentos e esperar bom senso. E assim foi e tudo se resolveu bem. Bem hajam as pessoas que se dedicam à gestão de pessoal e de recursos humanos.
Quanto a uma nova leitora fluor, aparentemente minha colaboradora, apenas dizer que se alguma coisa está mal, não é apenas de mim que deve partir a iniciativa de melhorar o quotidiano, mas sim de todos os que trabalham naquele consultório. Posso ter muitos defeitos, mas prezo a iniciativa e a vontade de colaborar e de querer melhorar. E até agradeço, como ainda ontem aconteceu com o colega que agora lá trabalha. Fez algumas observações, com as quais concordei de imediato e que vou tentar pôr em prática. Mas gostava de saber quem é a fluor, mas penso que não será difícil de adivinhar quem é... quem souber fazer um bom lugar, só tem a lucrar com isso e todos nós também. E a propósito eu sei SORRIR sem esforço
Quanto ao comentário acerca da minha "falta de paciência" devo ter-me exprimido mal. Eu gosto de ensinar desde que haja adesão ao que se ensine e vontade de aprender. Se nós ensinamos uma, duas e mais vezes e tudo fica na mesma, é porque ou não sabemos ensinar ou as outras pessoas não querem aprender. E nisso eu sou particularmente exigente na rapidez da aprendizagem e intolerante com a repetição dos erros. Tmbém é preciso ter em conta que sempre dei aulas em ambientes universitários e logicamente que no consultório não é a mesma coisa, mas apenas quero - e já o tenho dito - que as pessoas progridam e cada dia saibam mais que no dia anterior. Para isso é preciso vontade, entusiasmo e capacidade para ir mais além.
Fianlmente vejo também que o meu amigo Miguel continua a seguir meu blogue e dizer-lhe que gostei muito do nosso almoço no Meco no passado fim de semana.
E apesar de meio constipado, um grande e enorme SORRISO para o resto da semana e muito AMOR, PAZ e HARMONIA para nós e para os que nos rodeiam.

terça-feira, fevereiro 10, 2009

Coincidências

Ontem lembrei-me duma miúda que já não vejo há muitos anos e pensei em telefonar-lhe para saber como estaria, bem como os pais. E eis que hoje ela telefona para o consultório para falar comigo e marcar uma consulta.
Pertence a um passado recente e passei alguns fins de semana em casa dos Pais com a minha família em Mora, aonde moravam, para além de passarmos férias juntos no Algarve, que foi aliás aonde os conhecemos pequenos, tais como os meus filhos
Coincidências e mais coincidências que se resumem no fundo a transmissão de energias e á sua captação
E hoje estou super cansado porque estive a trabalhar o dia inteiro, mas hoje tive o bónus de ter a minha Fernandinha todo o dia comigo. :)´Faz logo a diferença...
Grande SORRISO e muito AMOr

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Mais uma semana

2ª feira... início de mais uma semana !
Sem vontade de escrever a não ser para dizer à Mamâ Su, que tem que escrever a tese quanto antes e impôr-se a si mesma escrever umas quantas páginas por dia. E com um grande SORRISO.
Ando stressado, porque felizmente estou cheio de trabalho, mas falta-me a coordenação que eu gostaria de ter. Vamos lá a ver se as sessões de coach programadas dão algum resultado. Espero mesmo que sim...
O Francisco quer ir também aos USA nas férias grandes ter com o primo Diogo. Se tiver boas notas e se arranjar uma viagem não muito cara, talvez se concretize.
E pronto... grande SORRISO para todos e muito e muita PAZ e AMOR
PS: Hoje li uma citação de Madre Teresa de Calcutá que achei significativa... " é fácil AMAR quem está longe, difícil é AMAR quem está perto de nós". Se pensarmos bem, até é verdade porque a distãncia dilui a pessoa e a sua idiossincracia e permite uma perspectiva totalmente distinta e quase isenta de mácula. Claro que a ideia dela era capaz de não ser bem esta, mas sim na ajuda ao proximo, aos que sofrem e aos que ao nosso lado precisam da nossa AJUDA. É bem mais fácil dar uns trocos para uma causa distante do que disponibilizar algumas das nossas horas para nos voluntariarmos e ajudarmos quem precisa. é de pensar e reflectir nesta mensagem.
Também li algures hoje, e não sei de quem é, que " é fácil enganar algumas pessoas durante muito tempo, também é fácil enganar muitas pessoas durante pouco tempo, mas já é impossível enganar muita gente durante muito tempo" E também faz sentido, porque se a pessoa não é verdadeiro e real, rapidamente é "descoberto" poe todos. Só a VERDADE permite um convívio são e hoesto entre as pessoas.
Foram duas máximas que li hoje algures e ambas têm razão de ser e a sua VERDADE.
Mais e melhores SORRISOS para ajudarmos quem verdadeiramente precisa perto de nós e PODERMOS ser verdadeiros para nós próprios e para os outros.
Sorriso especial para o meu amigo Francisco, para a minha amiga Cinderela e para a SAndra que anda desaparecida

domingo, fevereiro 08, 2009

Domingo

Este mundo da blogosfera é na realidade algo impensável há apenas 20 anos e que para mim é a revolução maior dos fins do século passado, porque veio alterar completamente mentalidades e comportamentos.
Pertenço a uma geração em que desconheciamos os computadores nos nossos tempos de liceu e faculdade e nessa altura era tudo mais complicado em termos de acesso à informação, preparação de qualquer aula ou tema, contactos, etc.
Depois revelaram-me a Internet e ainda hoje me lembro ter sido o meu sogro a primeira pessoa a mostrar-me as virtualidades da net e em casa dele, ter ficado maravilhado pelas visitas virtuais feitas então ao louvre e a outros museus e todas as potencialidades descobertas nesse domingo bem longíguo.
Foi num ápice que me actualizei e comprei o meu primeiro computador - um IBM - pesãdão, lento e com muito poucas aplicações. Desde aí tem sido sempre a evoluir, a acrescentar e depender cada vez mais desta máquina, chegando ao ponto de ligar o computador ser a primeira coisa que faço quando chego a casa. Emails, skipe, contactos tudo é feito pela internet, pesquisas, visistas, viagens tudo é feito pela internet e actualmente nem concebo como poderá ter sido doutra maneira.
E então na minha carreira académica e de professor a diferença foi abissal, porque preparar uma aula ou conferencia sem computador é um pesadelo que nem quero recordar. A facilidade em preparar qualquer coisa no computador e sobretudo guardar num cd, chegar à faculdade ou centro de congressos e começar a debitar é indiscritível para quem nunca passou pela saga dos acetatos, papeis, revelação de slides, etc
Tudo isto a propósito de no outro dia ao jantar o Pai da ervilhinha ter dito que tinha no computador dele o acesso directo a alguns blogues, nomeadamente ao meu. Claro que gostei de saber isso, para além de que assim a informação corre célere e imediata. sabemos das notícias sem falar com as pessoas e quase em cima da hora, sempre que haja actualizações. Por exemplo a Mãe da ervilhinha não tem escrito nadinha no seu blogue, o que não pode ser porque queremoes estar update das novidades. E depois temos pena de quem nos lê e nada diz e saudades dos que comentam e estão muito tempo ausentes. Temos uma relação próxima com o blogue e acredito que a virtualidade possa vir a ter consequencias, que devem ser prevenidas atempadamente
E hoje um SORRISO especial para o meu sobrinho Francisco no seu aniversário e grandes SORRISOS para todos, com a certeza de que com AMOR e PAZ conseguimos sentir melhor o nosso EU superior e tomarmos consciência de que podemos e devemos ie subindo no nosso nível de consciência para cada vez mais estarmos em contacto connosco próprios.

sábado, fevereiro 07, 2009

Mais Japônes

Hoje fomos experimentar mais um restaurante japônes, o Suntory ( www.suntory.com.pt) e gostámos bastante. O único contra foi mesmo o frio da sala, que a torna desconfortável. Continua a ser de facto a minha comida preferida e felizmente que cada vez há mais facilidade em a comer, se bem que infelizmente oos preços continuem elevados. Mas apesar disso e da famosa crise, pois o restaurante estava cheio e animado, apesar de ser num espaço envolvente não muito acolhedor, pelo menos à noite.
E mais uma vez chegámos ao fim de semana que é sempre bem vindo e desejado, para espairecermos as ideias e sobretudo descontrairmos do stress destes dias e da constante tensão que é e tem sido o consultório nestes dias. Não nasci para ser gestor, nem para "mandar" em pessoas, porque primeiro actualmente falta-me paciência para ensinar, em segundo penso que aprendem mais depressa do que efectivamente acontece, em terceito exijo muito em pouco tempo e quarto e último penso que as pessoas se dedicam e se entregam muito mais do que o fazem de facto. Sou doutras eras e doutros tempos em que o vestir da camisola era um ponto de honra, mas actualmente e infelizmente está-se a perder isso cada vez mais.Se bem que à maneira de cada uma há quem faça o máximo e que também cumpra o que lhe é pedido, porque é impossível fazer tudo o que compete a mais duma pessoa.
Nunca tive, nem virei a ter qualquer tipo de apetência para gestão de pessoal e actualmente considero que de facto é difícil faze-lo, pois requer evidentemente técnicas e modos de proceder que não tenho mesmo. Seria útil que nos cursos que envolvam recursos humanos houvesse uma área destinada ao ensino não só dos recursos humanos, mas também da gestão financeira e de recursos materiais, porque saimos da faculdade sem quaisquer noções desse tipo e nestes pequenos consultórios e empresas não compensa ter uma pessoa responsável pela gestão de pessoal. Ou será que há firmas encarregues disso, o que terei que averiguar ?
E toda esta problemática choca e entrecruza-se com as minhas próprias limitações e dilemas pessoais, porque efectivamente não consigo lidar com o quotidiano duma empresa, se permanentemente estiver a ser bombardeado com minudências que me ultrapassam e que nunca me deveriam ter chegado ao conhecimento. Eu tenho que estar livre e ter disposição para pensar e reflectir nas grandes linhas de orientação e sobretudo, na resolução dos problemas dos meus doentes. Isso é o que eu sei fazer e o que quero mesmo fazer, pelo que anseio cada vez mais por ter alguém que me ajude na gestão diária do consultório. Mas tenhamos pensamentos POSITIVOS e esperemos que todos consigamos chegar mais próximos do nosso EU superior e assim melhorar as nossas performances e energias.
Mas Grande SORRISO para o fim de semana e uma mensagem de AMOR e PAz para todos com a certeza de que PODEMOS ser felizes

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Tempo

Os dias e as horas passam com uma velocidade estonteante e sem darmos por isso, passa mais uma semana, mais um mês, mais um ano. À medida que vamos avançado na idade, o tempo parece encolher e passar por nós velozmente a caminho de novos horizontes e novos mundos.
Estou naquela fase em que me espanto com o crescimento dos outrora miúdos e agora adolescentes e que vejo entrar no meu gabinete completamente diferentes, autónomos e fico espantado a olhar para eles e a rever como eram.
É assim a vida e a sua evolução e felizmente que estamos cá para assistir a estas transformações e ainda ter esperança de poder ser o médico dos filhos destes miúdos que, muitos deles, conheci ainda na barriga da Mãe :)
Grande SORRISO para todos e forte sentimento de solidariedade e de harmonia e sobretudo muita PAZ para hoje

quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Mais um dia..

Mais um dia e já estamos a meio de mais uma semana. Cada vez mais penso que deveria ter tirado um curso de gestão e de recursos humanos, para poder gerir eficazmente a minha clínica. Não me parece que a gestão duma coisa tão simples seja na realidade tão complicada e isso só se pode dever à minha falta de capacidade de gerir esta situação. POr isso vou recorrer a uma acção de choach, para optimizar os recursos e ver se há melhores resultados e principalmente um menor desgaste pessoal. Não é a gestão dos doentes que me cansa, mas sim a gestão geral e ter que estar a par duma centena de coisas, das quais não fazia a minima ideia. Mas que vou tomando consciência e que não me parecem ser nada de transcendental. Apenas exigem bom senso, empenho e boa vontade e isso hei-de conseguir...
Um grande SORRISO para esta semana ( chuvosa e cinzenta ) e muito AMOR para todos e mais algum... :)
E foi um dia cheio de contradições, oscilando entre emoções negativas e positivas, de boas e más notícias, de sentimentos contraditórios, de muito trabalho, da partida do meu sobrinho ( que já chegou a New York ), de saudades do meu filho Pedro ( e hoje ao telefone parece que também falámos mais calmamente, uma vez que nos últimos dias nos temos quase que desentendido ), de vontade de estar com o Francisco que passou hoje a correr pelo consultório e que me parece cada vez mais maduro e assente, aliado a um certo descanso pelo evoluir do consultório, à mistura do receio de algo que vou ter que fazer daqui a uns dias e que não me apetece mesmo nada eainda com muitas saudades da minha Fernandinha. Sinto por ela uma estima cada vez maior...
Mas o que fica deste dia são de facto as coisas positivas, nomeadamente ter chegado a casa e ter recebido um presente, de ter visto o meu mérito reconhecido por pessoas de quem eu pensava francamente mal e de ter conseguido, apesar de tudo, ter dado a volta a este dia de contradições.
Nós PODEMOS mudar as coisas se PENSARMOS positivo e em pleno e se estivermos realmente em contacto com o nosso Eu superior.
Grande SORRISO para todos mas hoje em especial para o Diogo e para a sua nova vivência, para a minha FERnandinha, para os meus queridos Filhos e ainda para a minha maninha e cunhado nestes primeiros dias "orfãos" de filhos, com o coração cheio de AMOR e de PAZ

terça-feira, fevereiro 03, 2009

Mais análise

Mais uma sessão de análise e de "limpeza" de mais umas quantas bolhas de neura e de recalcamentos...é curioso a série de técnicas que a terapeuta utiliza consoante os fins pretendidos e principalmente das energias que capta dos analisados. De facto, ontem estava irritado e sem vontade nenhuma de ir a sessão, pelo que rapidamente me fez um grande relaxamento e um alinhamento. E resultou ...como sempre, fico muito mais bem disposto e consciente do que é necessário fazer e transformar para me conhecer cada vez melhor e sobretudo para limpar todas estas manchas do passado. E claro que está a resultar, porque vou tendo feedbacks quase imediatos e vou começando a aperceber-me também quase na hora de todo o que mexe comigo no dia a dia e a maior parte das vezes já consigo reagir eficazmente a esses estímulos. É um enorme progresso, porque é meio caminha andado reagir e não deixar acumular as tensões, nem os problemas.
E começamos outra semana, com muito trabalho e vontade de ir em frente. O tempo continua horrível, cinzento, feio e chuvoso chamando-nos para casa e para o quentinho.
Grande SORRISO para esta semana, com muito e muito AMOR para todos

domingo, fevereiro 01, 2009

sobrinhos, viagens, futuros..

A vida deste século está mesmo em mudança e numa grande globalização. Um dos meus sobrinhos - o Diogo - vai agora para New York durante pelo menos um ano, estudar e trabalhar, porque tem essa oportunidade, muda de ares e tem essa sorte.
inicialmente vai custar e vai ser muito duro, principalmente para a Mãe, mas cada vez mais sinto e acredito que, quem pode, deve ir para fora e tentar a sua sorte. Cá dentro a stuação é tão confusa e estranha, que fico sem percebre se teremos algum futuro. E ontem li isso num comentário do Expresso, o que me deixou ainda mais preocupado. Uma coisa é aquilo que eu penso ou tenho o feeling e outra é quando vejo escrito preto no branco que também outros partilham as minhas preocupações. E quando se trata do director do semanário mais mportante do País é mesmo para ficar preocupado.
Por isso para este meu sobrinho, com quem também tenho um relacionamento especial, deseo-lhe muita muita SORTE, mas principalmente que saiba aproveitar esta oportunidade e que POSSA ser feliz e iniciar um percurso de vida gratificante e brilhante.
Vou olhando à minha volta e vou vendo cada vez mais gente numa enorme globalização, a ir para todo o lado e duma forma que, ainda à meia dúzia de anos seria impensável. Mas Felizmente que assim é e que as pessoas POSSAM ir para onde haja oportunidades e que saibam lutar por uma vida melhor, mas sobretudo que se POSSAM REALIZAR.
É a vida e neste princípio de século tão complicado e perturbante, é preciso PENSAR diferente e ousadamente procurar novos mundos e novas maneiras de estar na Vida.
Agora é o Digo, ontem foi o Pedro, amanhã espero que seja o Francisco e muitos mais que se vão realizar e construir o mundo de amanhã. Grande SORRISO para todos e sobretudo façam o favor de ser FELIZES.
Este fim de semana estiveram cá os meus queridos Maché e o FJ, pelo que ontem passei o dia com eles. Adoro a ligação que lhes tenho e apesar da tal distância física em que nos encontramos na realidade, sinto que estamos sempre perto e uns com os outros, tal o afecto que lhes tenho. Dizia-me um destes dias a MB que é altura da ciência parar um pouco e o Homem dar lugar aos afectos e ao AMOR e desenvolver o seu lado afectivo. E na verdade sem afecto, sem AMOR que somos nós ?? Máquinas defeituosas sem qualquer sentido.
Concordo por isso com essa visão holística da realidade de mais AMOR, mais AFECTo e mais ligação entre as pssoas e não é o make love, not war, mas sim e efectivamente preocuparmo-nos com o nosso semelhante e os que nos são próximos. Só com sentimentos é que PODEMOS mudar alguma coisa e pessoalmente estou a trabalhar no sentido de conseguir desbloquear cada vez mais os meus sentimentos e conseguir transmitir as outros os meus verdadeiros sentimentos :)
Ontem também estive com a minha sobrinha Sandra que cada vez mais está em sintonia com a minha nova forma de estar na vida e de pensar e espero que cada vez mais ele consga transformar a vida naquilo que deseja e quer porque está a fazer um caminho fabuloso.
Muitas coisas para um fim de semana que pareçia vazio de novidades e que se tornou rico em pessoas, sentimentos e novidades. Energias positivas atraem energias positivas
Grande SORRISO para este domingo cinzento e que nos tornemos cada vez mais pessoas de AFECTOS e de AMOR