segunda-feira, agosto 30, 2010

Férias


Que dizer destes 15 dias de férias passados num País cheios de contrastes, duma imensa vastidão, com uma enorme história e cultura em simultâneo com uma grande pobreza, uma incapacidade em aproveitar as riquezas e uma total falta de algumas regras ocidentais elementares. As duas fotos que publico demonstram bem a assimetria total deste país. A grandiosidade das pirâmides a contrastar com uma rua do Cairo.
Andámos pelo Nilo, de Luxor a Assuão, com passagem por Abu Simbel -  que foi um marco importante e único desta viagem, permanecemos em Hurghada a banhos no Mar Vermelho, com águas a 28º graus, cristalina e com uma fauna imensa e ainda a caótica cidade do Cairo, com os seus 24 milhões de população.
Parece uma cidade bombardeada, com um transito iniscritivel, sem regras nem ordem em que vale tudo para se andar e que é impossível de se imaginar sem se ter lá estado.
O peso do Egipto vê-se nas pirâmides em que a imponência do local, a magnitude das construções e o saber-se que estamos perante mais de 45 séculos de história, deixam-nos completamente esmagados e estupefactos.
Só essa visita valeu toda a viagem e foi uma manhã mitissimo bem passada e com um imenso significado, tanto mais que ia preparado para ficar indiferente e não achar nenhuma grandiosidade, pelo que fui completamente apanhado pelas "pedras" e pelo local.
Cairo é uma cidade caótica, cheia de história e de movimento em que é praticamente impossivel andar-se sozinho, sem guia e sem ajuda porque não se consegue atravessar uma rua e não há semafóros nem passadeiras.
Andámos pelo vale dos Reis, pelos templos de Karnac e Lxor, numa descida lenta e pacifica pelo enorme ( e sujo ) rio Nilo que tal como outrora continua a ser o centro do País. Em Assuão estivemos no maior lago artificial do mundo e na obra única de Abu Simbel que a ONU salvou das águas da barragem e que é um monumento único e imperdível.
O calor é imenso, pelo que entre as 13 e as 16 é impossível estar-se na rua e nessas horas ou se dormia ou se estava na piscina à conversa, porque felizmente encontrámos um grupo fantástico e excelente que nos acompanhou nestes 15 dias.
O Mar Vermelho é uma delícia de água, de temperatura e de natureza, pelo que será difícil tornar a tomar banho este ano nestas águas gélidas e agitadas. É um destino a repetir, pela beleza, calma e temperaturas.
Tenho que ir fazer uma pequena sesta, porque acordámos ás 04.00 da manhã para apanharmos o voo das 08.30, uma vez que levámos quase uma hora a chegar ao aeroporto e curiosamente tudo funciona muito bem em termos de horários e cumprimento de programas, o que me deixou francamente espantado.
Um enorme SORRISO pelo meu "regresso" com muita energia, força e agradecimento pelos comentários "saudosos" dos meus amigos.

Sem comentários: