domingo, agosto 08, 2010

Chuva

Acordámos com chuva, trovoada e tudo cheio de terra e lama, com uma mudança fantástica de tempo. Ontem um tempo fabuloso, de calor e sol imenso e hoje enevoado, chuva matinal e alteração brusca de temperatura.
O meu carro estava completamente enlameado, bem como todos os outros pelo que estava muita gente a lavar os carros nas lavagens automáticas, pelo que o mal duns é o bem doutros.
Parece que o tempo está a aquecer e que talvez ainda se ponha bom, porque afinal só iremos à noite para casa, uma vez que a família espanhola não parece chegar hoje e isto se vierem mesmo.
Dormi muitissimo bem, como acontece quase sempre por Sesimbra, talvez pelos ares ou pela descontracção absoluta e total que aqui sinto, bem pelo tratamento de cinco estrelas que aqui temos.
Não tenho grande vontade de comentar notícias ou acontecimentos, mas a verdade é que apesar de estarmos em Agosto, a vida continua e as notícias acerca da justiça são deploráveis e tristes, havendo mesmo necessidade de uma grande volta em todos os intervenientes da máquina judicial e dar credibilidade a uma instituição fundamental para o regular funcionamento da democracia. Já devo ter contado a estória da marcação do julgamento, no qual sou arguido, que uns dias antes foi desmarcado por terem descoberto a simultaneidade  de vários julgamentos no mesmo dia.
É triste, lamentável e deplorável o funcionamento da nossa justiça, mas é o espelho da nossa sociedade e como diz ontem Miguel Sousa Tavares no seu comentário no expresso, atravessamos uma época de completa desresponsabilização pessoal. Ou seja, quase toda a gente tem medo de assumir responsabilidades e isso nota-se nas mais pequenas coisas, achando eu que é fruto de 35 anos de "revolução" e dum pensamento entranhado em que há sempre alguém para resolver que não o próprio,por medo de assumir decisões. Penso ser um dos motivos do nosso atraso, esta ausência de empreendorismo, de responsabilização e de querer progredir, porque nos habituaram a estarmos encostados ao estado que tudo resolve e tudo nos dá. Infelizmente sem dinheiro e sem meios, teremos mesmo que ser nós a fazer e a progredir porque senão caminhamos cada vez mais para o abismo.
E este estado da nossa justiça ajuda a esta completa desresponsabilização das pessoas porque nunca há culpados de nada, nem ninguém assume as culpas. Tudo acontece por acaso e sem consequências.
Enfim, é a vida que vemos e o País que temos e devemos lutar e empenharmo-nos na mudança.
No facebook há uma série de colegas indignados pela propaganda indevida de alguns  colegas da nossa praça, mas se calhar eles que bramam pela intervenção da  nossa Ordem, votaram nos que ganharam e nada fazem. Também aqui tem que haver uma enorme mudança senão a ética e os princípios médicos caem na lama e será o vale tudo. Aliado à enorme crise - ou precisamente devido a ela - estes comportamentos são indignos e têm que ser reprovados e condenados. Mas é um assunto para comentar noutro dia e não neste domingo enevoado, mas a começar a aquecer.
Um enorme e sentido SORRISO cheio de energia e de força, com muito empenho na VIDA

Sem comentários: