quinta-feira, dezembro 25, 2008

Natal

Consoada em casa da minha irmã Nany. Foi muito agradável, tranquilo e realmente, um jantar de família de acordo com a época. Tirando a "presença" constante do meu Pai e a saudade, foi talvez a melhor consoada de há uns anos a esta parte, pela forma como a minha irmã e cunhado conseguem receber e criar um ambiente de calma e cheio de calor humano, que é o que realmente importa. Devo dizer que, cada vez mais, me sinto ligado a esta irmã e é uma realidade que neste momento sinto que tenho de facto 4 irmãos. Infelizmente não posso contar com a mias velha, pelas suas atitudes e forma de estar na vida.
Os meus filhos ofereceram-me uma moldura linda com uma fotografia deles na neve e um relógio muito giro, porque sabem da minha paixão pelos relógios. Espero que também tenham gostado efctivamente dos meus presentes.
Este ano recebi mensagens e telefonemas que superaram em muito os dos anos anteriores, o que me deixa bastante agradado, porque é sinal de que sou lembrado e estimado. É sempre bom sentir a AMIZADE das pessoas.
Mas como disse no início, neste ano há uma marca constante de tristeza, que é logicamente a ausência do meu Pai. Não sei o que os meus irmãos sentem , mas eu tenho mesmo muitas saudades dele e apesar de saber que é a lógica da vida, neste momento gostava de estar com ele, principalmente para falarmos de muitas coisas das nossas vidas e esclarecer muitas outras. Olhando para os meus filhos e "vendo" o meu Pai, tenho orgulho neles e principalmente tenho a sensação de dever cumprido, ou seja, acho que os meus filhos estão no bom caminho, porque são pessoas equilibradas, harmoniosas e HUMANAS e que estão, se assim o quiserem, preparadas para a vida e para o mundo.
Aliás, penso que tenho a sorte de estar integrado numa família que, apesar de todos os seus problemas, tem uma grande coesão interna e uma forte ligação, mesmo que por vezes não o pareça.
E claro que foi um dilúvio de presentes e sem menosprezar nenhum dos outros, o que mais me sensibilizou foi uma caixa de prata que pertencia à minha avó EDuarda e que, curiosamente, me recordava perfeitamente e do local aonde ela a tinha. :)
Este ano sinto-me diferente, mais integrado, mais calmo e descontraído, porque me conheço melhor e principalmente porque aceito o que tenho duma forma mais natural e normal, com a certeza de que só dando é que podemos receber. E que é o AMOR que nos faz crescer e transformar, interligando-nos aos outros e fazer-nos SENTIR o que realmente é importante. E o importante são as pessoas, os sentimentos e as emoções, pelo que cada vez mais estou sintonizado nessa onda e esse percurso.
Nesta caminhada que é a vida, o AMOR, a PAZ e a constante aprendizagem do nosso verdadeiro EU, são os marcos e as marcas que realmente importam, porque só na dignidade humana e na compreensão mútua conseguimos crescer e cimentar a solidariedade entre todos e sobretudo, crescer interiormente. Acredito que só este nosso crescimento interno, pode dar o significado à nossa vida e existência, e tornar-nos maduros e verdadeiramente seres humanos e não apenas pessoas que por aqui andam
POr este dia 25 de Dezembro, um Grande SORRISO e muito AMOR, PAZ e HARMONIA, não só dentro de nós, mas principalmente de dentro de nós para fora e para os que nos rodeiam.

2 comentários:

Anónimo disse...

Feliz e Santo Natal,

Não me foi possível chegar aqui em tempo útil, pois os Srs, do MEO deixaram-me literalmente apagada.
Hoje, e depois de retemperadas as forças, cá estou para desejar que o Dr. se sinta também renascido e celebre esse mesmo facto.
Regozijo com a sua evolução e a forma como tenta ver a vida, que o envolve, de forma assertiva.
Espero que as férias na neve sejam o máximo e eu, por aqui fico a roer-me de inveja..............
Aproveite tudo. Não deixe escapar a mais pequena e subtil ocasião, para ser feliz.
Que 2009 seja portador de boas e fantásticas notícias e realizações.
A amiga
Cinderela

Anónimo disse...

Excepcionalmente hoje vou deixar umas palavras para o Sr Francisco, apesar de saber que nada fará mudar o destino, mas queria deixar os meus mais sinceros sentimentos a toda a familia pelo terrivel acontecimento neste natal... as vezes a vida é um pouco injusta e leva-nos os nossos entes queridos... Espero, dentro do possivel, que a vossa familia entre no ano 2009 bem melhor do que a saida... Um beijo