domingo, junho 30, 2013

Domingo

Domingo... dia cheio de calor e de far niente! De manhã, fomos a uma sessão com a FL, de constelações que consiste numa forma de psicodrama e de expressar alguns dos nossos sentimentos e emoções.

Infelizmente o grupo era muito restrito e por isso com poucas hipóteses de grandes variações, mas mesmo assim foi interessante e consegui constelar um tema próprio e pessoal, que me deixou a pensar nas coisas.
De seguida, tivemos um almoço e com este calor, uma boa sesta para recompor do almoço e de ter dormido menos bem.
Fica o meu habitual SORRISO com muito (pouca) energia e força, mas preparado para a semana que entra.
 

sábado, junho 29, 2013

Sábado

Sábado de manhã no Consultorio.... poucas consultas mas boas! Ou seja, a iniciar novos trabalhos e a prosseguir outros, com um movimento constante e contínuo.
Estou com uma laringite que me deixa quase afónico e com uma grande dores na orofaringe e no corpo, para além duma enorme má disposição. Estes ares condicionados são terríveis e dão-me cabo da garganta e é imediato este resultado.
Ao menos o problema da pele da cara está francamente melhor, já não tendo quaisquer manchas nem o prurido que tinha.... já me pude barbear sem problemas.
Há atitudes que me fazem uma grande confusão, como o facto do meu irmão e cunhada terem ido embora e nem se terem despedido; de inseparáveis parece que passámos para uns (quase) estranhos como se nada nos tivesse verdadeiramente unido e cimentado. Tenho bastante pena desta situação mas não me parece ter qualquer culpa ou puder fazer muito mais.
As pessoas mudam imenso ao longo dos tempos mas, pessoalmente,confunde-me a mudança de sentimentos e atitudes bruscas e aparentemente sem qualquer razão ou justificação porque para mim o que realmente conta e é importante, são os sentimentos e a forma de nos relacionarmos.
Tenho tido bastantes razoes para comprovar esse facto e de perceber a sorte de ter Amigos e familiares fantásticos e que me dão um enorme e substancial suporte neste dia a dia, para além duma pessoa fabulosa a meu lado que, tendo ultrapassado os seus limites, me continua a ajudar e a fazer parte do meu dia a dia. E felizmente que assim é e assim desejo que continue...
Um enorme SORRISO depois desta manhã de trabalho que acaba de terminar... e que tenhamos muita energia e força.



sexta-feira, junho 28, 2013

Vida


Sexta feira, quase fim de semana, uma vez que amanhã, sábado ainda trabalho para compensar os dias em que estive de ferias e aproveitar a (ainda) disponibilidade das pessoas. Apesar de tudo, este mês acabou por estabilizar e até fazer-se alguma coisa de jeito e de rentável.
Hoje estou cansado e um pouco apreensivo por motivos alheios ao meu controle. Neste momento, há um determinado assunto que tem que ser resolvido por pessoas muito chegadas e que vai ter um enorme peso no futuro dessas mesmas pessoas, pelo que espero que a resolução seja no sentido que considero mais benéfico.
Há assuntos do foro intimo, que devem ser pensados e reflectidos por cada um de nós porque fazem mesmo parte da nossa essência e da nossa forma de ver o mundo e a realidade das coisas... perante certas situações, acções e factos temos que interiorizar acerca de todos os prós e contras e agir em conformidade.
As outras pessoas, amigos ou familiares mais chegados podem, evidentemente, opinar ou tentar ajudar nessa mesma reflexão mas a decisão e as consequências dessa mesma decisão são única e exclusivamente da pessoa que a toma. 
É evidente que falo duma forma genérica, como sempre o faço quando falo ou abordo assuntos que não me dizem directamente respeito, mas que também me envolvem, pelo que apenas espero e desejo que as decisões sejam ponderadas, sensatas e o mais correctas possíveis.
No que me diz respeito, é curioso a forma de agir dalgumas pessoas que acham que têm direitos, mas não obrigações; ou seja, acham que podem incomodar uma pessoa na hora que entendem e depois não querem ouvir que não o podem fazer uma vez que cada assunto deve e tem que ser tratado em sede própria. O meu erro é, como sempre, transigir e dar cobertura a determinados comportamentos errados e de falta de discernimento.
Felizmente que vou aprendendo com os erros e ainda com o que a vida nos dá e ensina, porque neste Universo em que andamos num permanente ciclo, tudo tem a sua razão, a sua lógica e os seus próprios comportamentos. Apenas temos que estar atentos aos sinais que nos são dados e receptivos às MUDANÇAS que aparecem todos os dias.
Penso, sinto que estamos a entrar num período de transição e de acalmia que nos permite encarar o presente e o futuro duma forma mais calma, pacifica e sobretudo com uma maior luminosidade das pessoas, na medida em que todos nós amos aprendendo com a vida, com os factos e com a realidade que encontramos todos os dias. Que saibamos aproveitar o que temos e principalmente aprender com a vida e com as pessoas que temos e que nos aparecem por qualquer motivo.
Contudo temos que ter o cuidado de não ultrapassar determinados limites e não se viver num clima de eterna desconfiança e de ansiedade porque esses comportamentos podem ser e são prejudiciais a um normal desenrolar da nossa vida comum. Uma vez a decisão assumida, temos ou devemos seguir com a vida e com o nosso quotidiano da forma mais normal que possamos e apenas em casos concretos, interagir e corrigir o que houver para corrigir.
O meu filho Pedro deve estar em transito algures por esse mundo, a chegar a Londres para iniciar nova etapa do seu percurso académico, mas não tenho a certeza das datas. Vai acabar o MBA em Londres e depois entra em ferias em Agosto, para seguir em frente na sua via profissional. Espero que, rapidamente, consiga encontrar o seu caminho e a sua rota pessoal, duma forma que lhe agrade e o ajude a ser quem ele quer.
Fica um enorme SORRISO para este fim de semana curto e conciso, mas igualmente preenchido, esperando que tudo se continue a conjugar para sermos felizes e ainda de contribuirmos para as Mudanças deste universo.



quinta-feira, junho 27, 2013

Dias

Há dias e dias, com disposições e momentos distintos e alguns em que recebemos noticias ou eventos que nos surpreendem imensa e inesperadamente. E nestes últimos dias, imensas coisas ocorreram, sempre com o seu lado positivo e o contrapeso negativo.
E a negatividade das coisas encontra felizmente pela frente a enorme vontade de vencer os obstáculos e os sentimentos extremamente fortes e positivos existentes entre as pessoas.
Temos que ter também em conta as emoções e as vontades de outras pessoas, só podendo  auxiliar e aconselhar desde que queiram, fazendo ver factos, consequências e futuros que, muitas vezes, os próprios não conseguem descortinar ou apreciar sem preconceitos ou suficiente afastamento.
Também estes dias inteiros de Consultório e de trabalho, constantemente debaixo do ar condicionado, são bastante cansativos tanto mais que amanhã é o pior dia da semana, por ser o único dia que começo às oito da manhã.
Fica aqui o meu SORRISO com energia, força mas igualmente com algum/bastante cansaço e algumas dores da alma e do corpo.

quarta-feira, junho 26, 2013

Acalmia


Outro dia, outra guerra, outras aventuras.... encerrado um capítulo menos bom da vida, vamos seguir em frente apoiados no que verdadeiramente interessa e nas pessoas que me rodeiam e querem bem.
Nestes tempos e nestas ocasiões, temos a consciência e o prazer de saber que há muita gente que se preocupa connosco e que nos quer apoiar e ajudar e tenho tido a prova "provada" que assim é!
Mas não tenho tempo para escrever muita mais hoje, pelo que fica o meu habitual SORRISO cheio de novas energias e de vontade de (re)começar uma nova etapa.



terça-feira, junho 25, 2013

Apoios

Nas alturas em que estamos menos bem, temos sempre a oportunidade de perceber quem são mesmo os nossos amigos e quem está connosco. Para além das pessoas que já sabia e com quem conto sempre, tive hoje a surpresa de receber um apoio inesperado duma amiga que me segue mais no meu blogue do que na vida real, mas que me enviou palavras cheias de carinho e Amizade. Muito obrigado, minha querida CA.

Também um SORRISO muito especial para a minha grande amiga ( e quase irmã) CP e para a minha irmã P. que têm sido inexcedíveis, para além evidentemente de IA que, ultrapassados os limites, continua incansável no seu apoio e ajuda.

Factos e Ocorrências

No Consultório pela manhã, para começarmos mais um dia de trabalho, a meditar e a reflectir com as atitudes, factos e ocorrências de ontem.
A mente humana é deveras estranha e confusa, sobretudo quando não se reflecte como deve ser e sobretudo não se consegue respeitar quem devemos e queremos.
Foram ultrapassados todos os limites e mais algum e sinto que, felizmente, estou rodeado de pessoas que me querem mais do que muito e que tudo fazem para que eu não dê o passo para o precipício.
Hoje estou bastante cansado do dia de ontem e sobretudo, bastante envergonhado e triste com os factos, mas esperançado que dentro de poucos dias, tudo não passe duma má memória dum pesadelo tido e passado.
Quero, neste presente, poder SONHAR e dar motivos a todos para acreditar e para também poderem sonhar numa realidade diferente, mais construída e sincera, na certeza de que é o que quero mesmo.
Precisava de tempo livre, de mais uns dias para estarmos na Aguieira de espírito livre e longe de tudo e de todos para que pudéssemos apagar todos os nossos contra sensos e ficarmos completamente bem.
Quero e preciso ser Feliz, quero e preciso de deixar de ter este tal lado que não  entendo nem queria ter e ainda queria dar felicidade e paz a quem me rodeia e tudo vou fazer para que assim seja e que assim permaneçamos...
Mudemos de assunto, de registo e sobretudo fechemos esta pagina deste livro e iniciemos outro livro e outro capitulo da vida, com outra perspectiva e inspiração na certeza absoluta de saber o que quero, bem como o que evidentemente não quero de todo!
Tive uma excelente companhia ao almoço e é destes momentos que a vida vai sendo feita e construída; vamos cimentar mais e melhor tudo isto e com um SORRISO cheio de energia, força e entusiasmo levar a nossa vida por diante.
Um beijinho especial aos que nestes dias têm sido mesmo importantes para mim e demonstrado um Amor e Carinho sem limites


      

segunda-feira, junho 24, 2013

Segunda


Principio de semana, depois dum fim de semana preenchido e familiar, é altura de voltarmos à realidade do trabalho e deste quotidiano.
Quotidiano em que estamos tranquilos, certos e afectivamente felizes, com este redescobrir das pessoas e este entusiasmo existente, que dá um novo colorido e uma aura extremamente positiva ao que temos e sobretudo ao que queremos ter.
 Um enorme SORRISO com muita força e positivismo neste dia a dia que estamos a ter.

domingo, junho 23, 2013

Família

Jantar de família em nossa casa... como sempre, estava tudo muito bem, com uma ementa à altura dos acontecimentos e uma companhia bastante agradável, com algumas surpresas.
O papel da família é cada vez mais valorizado por mim e sei que encontro sempre um porto de abrigo e de refúgio entre os mais diferentes elementos da família, na medida em que, curiosamente, consigo estabelecer pontes entre quase todos e um dialogo aberto e sempre presente com todos.
Acabei de falar com o meu filho Pedro, que está em Hanói, feliz e contente, apesar das suas cíclicas angustias e ansiedades relacionadas com o futuro, que sei e sinto vai ser bom e concretizar o que pretende. Neste momento, está "apaixonado" pelo Buda e pelos seus ensinamentos e diz que pretende aprofundar mais e melhor este caminho.
Sinto que, seja pela distância, seja pela maturidade que vai adquirindo, está diferente, mais tolerante e menos fechado ás realidades da vida pelo que acho que muita coisa nova virá desse lado.
Hoje vamos a um almoço a casa da minha irmã N, para mais um convívio familiar e de boa disposição, depois de ontem termos esclarecido uma série de pontos que estavam em abertos e por resolver. Assim foi e ficou tudo esclarecido e solucionado.
Um enorme SORRISO neste domingo de Verão, com muito calor e boa disposição. 

sábado, junho 22, 2013

Dark Side

O lado negativo ou negro de cada um de nós faz-nos tomar atitudes e ter momentos em que nos sentimos como se estivéssemos a pairar por cima de nós mesmos, com uma evidente dificuldade em fazer a união de ambos os nossos lados.
Ou seja, e como hoje me foi dito, tem que haver um perfeito equilíbrio entre ambos os lados que temos - o positivo e negativo, o anjo e o demónio, o yang e o ying,  para que possamos ficar com a harmonia devida e certa  e conseguirmos enfrentar a vida duma forma equilibrada e recta.
Há alturas em que tenho estas vertentes mais desequilibradas do que outras, o que, aliado aos meus registos pessoais e familiares me leva muitas vezes a omitir, mentir ou negar as realidades evidentes. Felizmente que a meu lado tenho uma pessoa fantástica que me compreende, ajuda e aceita ( até demais ) deste meu lado negro.
Tenho que me recentrar nos meus objectivos e integrar aquilo que sei e que racionalmente percebo, mas que nem sempre é acompanhado pelos sentidos, o que faz com que às vezes parece estar indeciso, o que não corresponde á realidade.
Ontem senti-me muitíssimo bem com um simples gesto, como estar abraçado durante algum tempo no nosso sofá, a desfrutarmos simplesmente da companhia um do outro.... fiquei com uma energia super positiva e numa enorme paz de alma.
São pequenos (grandes) gestos que fazem toda a diferença e fazem olhar o mundo duma forma extremamente gratificante e mais positivamente, permitindo que tenhamos um melhor e mais prolongado SORRISO, bem como distribuir mais e melhor energia por quem nos rodeia.
 
 

sexta-feira, junho 21, 2013

Outro Dia


Todos, ou quase todos, têm um lado menos positivo na sua maneira de ser, que muitas vezes colide com valores e princípios que, normalmente, orientam a nossa vida mas que, momentaneamente, são postos de lado por motivos diversos, ligados sobretudo ao nosso inconsciente e aos nossos medos mais profundos. 
Hoje estou e sinto-me ansioso sem saber muito bem os motivos, mas talvez seja por tudo e por nada, mas principalmente pela ressaca destes últimos tempos, que têm que ser compensados com um imenso SORRISO cheio de luz e SOL.
Fica o meu SORRISO cheio de empenho neste presente que temos e com uma enorme vontade de "fugir" para um país prospero, feliz e em pleno progresso. Tenhamos a esperança de que os nossos filhos e netos consigam ter uma vida mais fácil e melhor da que actualmente temos.

quinta-feira, junho 20, 2013

Dia


Mais um dia de trabalho nesta semana atípica, complicada e estranha. Sinto-me um pouco alheado e estranho pelo que tem acontecido e numa de integração plena e real dos factos e emoções.
Tem havido mudanças bastante positivas, novos impulsos e vontades que reforçam o que existe e dão outro colorido à vida e a cada um de nós...
Temos que prosseguir este caminho, na certeza de que é efectivamente o que queremos, desejamos e pretendemos para nós e para todos. O mais importante, como sempre, é tentarmos e conseguirmos ser felizes e estar de bem connosco mesmo e com a vida.
Realizei ter amigos fantásticos, (quase) capazes de dar a vida pelo que for preciso, uma família impecável e extraordinária no seu empenho e acompanhamento e principalmente uma relação que, tendo momentos tão tensos e difíceis, consegue manter-se e até fortalecer-se.... Apenas precisava e gostava de poder diminuir o ritmo de consultas e ter mais tempo para me dedicar a outros temas e assuntos, mas infelizmente ainda não é possível fazer isso.
Fica o meu SORRISO cheio de empenho neste presente que temos e com uma enorme vontade de "fugir" para um país prospero, feliz e em pleno progresso. Tenhamos a esperança de que os nossos filhos e netos consigam ter uma vida mais fácil e melhor da que actualmente temos.

quarta-feira, junho 19, 2013

Cimentação

Hoje acordei com um sono terrível e precisei mesmo de dormir mais e ficar tranquilamente em paz e comigo mesmo.
Tenho que integrar todos os últimos acontecimentos e factos e sobretudo distanciar-me deles, com a certeza das resoluções tomadas e do que efectivamente quero. E nisso estou bastante certo e convicto.
A vida dá voltas, contra voltas e reviravoltas fantásticas, mas também nos prega algumas partidas e desencontros bastante fortes e até desagradáveis, que levam tempo a fechar e a ficarem no limbo do esquecimento.
Quero dar calma e tranquilidade a quem as merece, ficar com quem tenho uma relação fantástica e com um SORRISO muito forte, dar muita energia e força positiva a todos aqueles que me Amam e acarinham.
 
 

terça-feira, junho 18, 2013

Reflexões

Há alturas da vida em que temos que encarar de frente os nossos problemas, os nossos fantasmas e perceber que tudo tem um preço e uma (ou várias) consequência....
Têm sido dias de oscilações, com uma problemática existente que tenho mesmo que resolver e encaixar definitivamente para poder seguir em frente e pôr um ponto final em muita coisa.
As tais duplas faces positiva/negativa ou anjo/demónio levam-me a ter determinados comportamentos e atitudes que conduzem a situações complicadas, delicadas e ainda de grande sofrimento.
Por isso, ponto final nesse aspecto, mas com determinação e vontade real, na medida em que tenho que ter a plena consciência do que quero, do que faço e do que pretendo para mim, para a minha vida e futuro.
Fica por isso o meu SORRiSO com essa vontade, força e energia positiva para que possamos seguir em frente e sobretudo ficar com quem Amamos e gostamos.
 

segunda-feira, junho 17, 2013

De Regresso


De regresso... após estes poucos dias de férias, descanso, passeio e muita reflexão, eis-nos de volta às nossas lides e trabalhos. Pouca vontade, pouco entusiasmo e ainda preocupação com o estado de espirito e a ansiedade de quem me rodeia, que não ajuda em nada o normal desenrolar do nosso dia a dia.
Posso perceber as razoes para essa angustia existencialista, mas espero que as evidencias e o comportamento  actual possam ir dissipando as duvidas e integrando a realidade que conta e que é mesmo significativa, ultrapassando eventuais derrapagens que possam ter acontecido.
No SAMS, a desorganização permanece e esta consulta de rastreio que me pediram para fazer, está afectada por condicionalismos diversos que a prejudicam e não permitem a sua total e cabal realização, pelas inúmeras dificuldades levantadas; é muito difícil ir contra o status quo e qualquer mudança encontra sempre as suas resistências, até que os resultados seja, evidentes e benéficos para todos.
 Ontem foi o baptizado dos (3) filhos da minha sobrinha M., seguido dum lanche ajantarado na Estufa Real, com família e alguns amigos. Foi uma tarde diferente e agradável, com boa disposição e espirito de família. Há alguns diferendos e alguns mal entendidos entre alguns elementos, mas que espero contribuir para a sua resolução.
À tarde, regresso também ao Consultorio com a mesma pouca vontade com que aqui estou, mas tem que ser e esperemos que seja uma tarde calma e pacifica, na medida em que nao estou com grandes apetencias para coisas complicadas, mas antes para tratamentos simples e discretos.
Um enorme SORRISO cheio de muita energia positiva e de força, principalmente para uma pessoa que necessita de acreditar e de enfrentar um quotidiano com confiança e muito empenho.

domingo, junho 16, 2013

Domingo

Eis-nos chegados ao nosso último dia de férias deste mês de Junho... amanhã início de nova semana de trabalho que só terá descanso em Agosto, com novo período de férias.
Hoje vamos ao baptizado dos meus sobrinhos netos, filhos da MV, que em simultâneo serão todos devidamente consagrados.... seguir-se-á um lanche para comemorar a ocasião.
Hoje não estou com muita vontade de escrever, pelo que aqui fica o meu SORRISO habitual com a força e energia necessária a todos nós.
PS: ontem tivemos um jantar extremamente simples e pacato cá em casa, que foi bastante tranquilizador e como sempre muito relaxante.
 
 

sábado, junho 15, 2013

Em Casa

Chegados a casa... depois duns dias fabulosos neste Portugal (quase) desconhecido, eis-nos de novo na nossa casa, a prepararmo-nos para recomeçar a trabalhar e para a nossa rotina.
As vissicitudes da vida são várias e vamos aprendendo a viver em conformidade com o que temos, vemos, sentimos e sobretudo com o que nos dá a felicidade e alegria para viver e estarmos neste Universo.
Ontem tive um pequeno/grande comentário do meu filho Pedro, enviado do outro lado do mundo, com um enorme elogio e com palavras bem sentidas e bonitas, que me fizeram muitíssimo bem pela sinceridade sentida e pela evolução que percepciono neste meu filho. Talvez venha a ter alguma boa surpresa no regresso deste rapaz/homem que, neste momento, está no extremo oriente e pelo que me diz, com uma enorme satisfação. alegria e bastante emocionado. Fico bem contente...
Pelo que me conta e me escreve, sinto que lhe está a fazer muitíssimo bem e numa evolução crescente de aceitação e de valorização  pessoal e familiar. Acredito ainda que a positivação lhe vai ser bastante útil e proveitoso num futuro próximo.
Há muita gente perto de mim numa MUDANÇA visível, como também é o caso da minha irmã mais nova que, perante situações novas e inesperadas, reage duma forma totalmente diferente da reacção habitual doutros tempos, o que me dá uma enorme satisfação!
Andámos nas compras, na procura de coisas para a casa, de artigos de supermercado e da concretização de alguns planos que temos e que queremos concretizar... passa por coisas diversas que conseguem dar outro sentido à vida e ao quotidiano. Sinto que viemos diferentes, mais entrosados e mais receptivos um ao outro o que é bastante agradável.
Espero e desejo que assim se mantenho e que consigamos manter este espírito sempre e ainda fugir à rotina de que ambos não gostamos. Penso e sinto que vamos conseguir os nossos objectivos e as nossas intenções de nos mantermos juntos e em PAZ.
A MUDANÇA é um objectivo em si mesmo e para todos nós, de forma a conseguirmos estar melhor connosco próprios e com quem nos rodeia, sendo que precisamos de ter a mente e o espírito suficientemente aberto e receptivo a essa mesma mudança; temos que saber olhar para o interior de nós mesmos e numa espécie de terceira visão vermos não só o nosso EU, como ainda de quem nos rodeia, com a capacidade de mudarmos o que pudermos neste Universo.
Com essa vontade, com essa capacidade espero que o meu SORRISO possa contribuir para esta mesma MUDANÇA e também para a consolidação do que temos e queremos. 
 
 

sexta-feira, junho 14, 2013

Conclusões


Um dos grandes defeitos de algumas pessoas é a ambição e a falta de discernimento para a ocultar durante o tempo necessário. Esta mesma ambição aliada a um determinado tipo de esperteza "saloio" é demasiado revelador do carácter das pessoas e das suas finalidades.
Tivesse havido outro tipo de comportamento, um mascarar desta faceta e um saber esperar e talvez (sublinho este talvez) o resultado tivesse sido outro, com outras consequências e caminhos. 
A vida das pessoas dá muitíssimas voltas, contra voltas e de todos os factos, ocorrências, conhecimentos vamos extraindo as lições da vida, as revelações das pessoas e o seu verdadeiro interior que, muitas vezes, precisam de grandes abanões e tempestades fortes para se manifestarem como são efectiva e afectivamente. 
Confesso que me deixo "levar" facilmente por ilusões e por cantos de sereia, dada a minha certa falta de confiança; sobretudo nas fases de maior carência, sou até "um alvo" relativamente fácil por muitas vezes não conseguir distinguir o trigo do joio.
Felizmente que tenho a meu lado quem me faz ver a vida, a verdadeira dimensão dos sentimentos e da partilha, conseguindo assim que tudo retome o seu trilho de Amor, muito Carinho e ainda duma cumplicidade que continua a existir.
Voltando à ambição, considero que será uma mais valia desde que sirva para conseguirmos chegar mais além e construirmos uma vida melhor, como por exemplo aquilo que fui fazendo da minha vida. Mas se essa mesma ambição for mal orientada e programada para um aproveitamento doutras pessoas e para uma mistura de sentimentos fingidos e destinados a ludibriar outros, então essa mesma ambição é totalmente negativa.
Como em tudo, também há o tal lado anjo e demónio na ambição, como provavelmente em tudo o que faz parte da nossa vida e do nosso ser, desde os tempos em que Adão e Eva andavam no Paraíso e cederam à tentação. Sinto que cresci e crescemos nestes dias, reforçamos os laços existentes e sobretudo consegui pôr a cabeça em ordem e devidamente arrumada. Certamente que as atitudes e os comportamentos ocorridos nestes dias ajudaram - e muito - para que assim fosse e principalmente a sensação incrível de ser Amado e querido com uma enorme força e intensidade.
Também alguns amigos/familiares foram importantíssimos nestes dias e agora, que estamos de partida e a caminho de casa, espero, desejo que consigamos manter este espírito e esta abertura que tivemos neste local fantástico, idílico e ao qual quero voltar.
Um enorme SORRISO com a certeza dum reencontro com a felicidade, o bem estar e com a vida que quero e desejo ter ao lado de quem Amo e que verdadeiramente quero. 

quinta-feira, junho 13, 2013

Santo António



Apenas mais um apontamento... Santo António é o santo casamenteiro, pelo que pergunto e me interrogo se irá haver algum casamento importante neste ano?.. 
Será que irá acontecer algum evento deste género... SORRISO de interrogação... ???

Narrativas


Feriado em Lisboa e férias neste recanto de Portugal, onde finalmente parece ter chegado o bom tempo. Hoje ficamos pelas piscinas, a aproveitar o sol e a banhar-nos, bem como a descansar neste ultimo dia completo neste resort.
Amanhã seguimos viagem, com paragem em Aveiro e visita da cidade, onde não vou há muito tempo; recordo os dias passados na estalagem da Pateira, com a minha Mãe e os amigos Aida e Fernando que aí passavam longas temporadas.
Ainda bem que nos decidimos a ficar por terras portuguesas, não só para ajudar o turismo e o nosso País como porque assim tivemos hipótese de conhecer locais e paisagens bem bonitas, para além do resort onde estamos que é fantástico e imensamente relaxante.
Abstraindo um pequeno incidente de percurso, penso que os objectivos que procurávamos, estão a ser conseguidos e sinceramente há muito que não me sentia tão feliz e satisfeito com a minha relação e o ambiente existente. É bom, extremamente positivo sentirmo-nos assim, desejando que na nossa vida diária consigamos transportar este espírito e este entusiasmo que nos tem animado nestes dias. 
Da minha parte, tudo farei para que assim seja e já temos muitas ideias e alguns planos para que consigamos atingir esses fins que queremos e gostamos... entre saídas, fins de semana, eventos e sobretudo tentarmos não rotinar e tentarmos surpreender a outra pessoa, sinto que vamos entrar numa nova etapa e num novo caminho.
Assim se consigam afastar as nuvens, as ansiedades e as tentações que possam surgir nos nossos caminhos, na certeza de que, nestas relações kármicas, nada acontece por acaso nem sem finalidade determinada.
Por isso, acreditemos que, com o nosso SORRISO, uníssono e reforçado,  vamos ter mais energia, mais força e principalmente maior concórdia e entendimento.

quarta-feira, junho 12, 2013

(Mais) Ferias

Coimbra é uma lição

 
Coimbra... é uma lição de sonho e tradição, assim diz o fado cantado pela grande Amália. É efectivamente uma cidade de tradições e de grande passado, como é visível na Universidade, fundada, salvo erro, por D. Diniz, no século XIII (www.pt.m.wikipedia.org/Wiki/universidade_de_coimbra) ... temos  até uma foto de capa de estudante, tirada nas escadas do pátio da faculdade com a torre do relógio por fundo.
Há muitos anos que não vinha a esta cidade e penso mesmo que nunca aqui tive em turismo, na medida em que vinha quase sempre em congressos, conferencias ou workshops.... Uma das ultimas vezes, foi num jantar promovido pela Colgate onde vim falar de algo que não me lembro, na companhia do AAzul e AAfonso.
Vamos continuar a nossa visita depois do almoço, num restaurante recomendado pelo guia Expresso, o Nacional (www.restaurantenacional.pt) onde começamos com uns belíssimos filetes de tamboril, com arroz de berbigão ao que se seguirá arroz pardo com Capão. A gastronomia ocupa sempre um lugar importante nas nossas viagens.
Temos jantado normalmente no nosso resort, que tem uma cozinha fantástica mas hoje vamos jantar fora, para variarmos, num restaurante recomendado por familiar e também pelo nosso guia.
Continuamos muitíssimo bem e cada vez mais soltos e descontraídos, na certeza  de que estes dias estão a ser imensamente importantes na cimentação da relação e na criação de novos laços e interesses. Felizmente que assim é e espero, desejo que se mantenha nos próximos tempos, sem a intercorrencia de outros factos, acontecimentos ou pessoas.
Desta cidade universitária e que vive dos estudantes e de tudo o que lhe está adjacente, fica o meu SORRISO, hoje especialmente tranquilo e cheio duma grande força e certeza do que quero.



terça-feira, junho 11, 2013

(Ainda) De Férias


Mais um dia bem passado neste local no meio de Portugal.... tirando uma insónia, está tudo como há muito não estava e por isso estou tranquilo e satisfeito. 
Não conseguia dormir por pensamentos e emoções varias, tendo ficado completamente desperto e para além disso com uma enorme vontade de acabar o ultimo livro de MST, " Madrugada Suja"; lê-se bem, refere-se a um período recente da história de Portugal, a revolução de Abril, entremeada com uma historieta possível e que atravessa o livro. 
Não será certamente o melhor livro dele, mas tem uma leitura agradável e sobretudo sem acordo ortográfico.
Depois comecei a ler um romance histórico acerca de D. João I, mestre de Aviz, escrito por um jornalista português e que me está também a agradar bastante. Finalmente adormecemos e pelas nove horas fomos tomar o nosso pequeno almoço.
Estamos num resort muito bom, perto da barragem da Aguieira, constituído por uma serie de apartamentos espaçosos e muito bem concebidos. Tem piscina interior, exterior, SPA e outras mordomias para além duma gastronomia muito boa.
Ontem andámos por Viseu, onde não ia há muitos e bons anos e hoje viemos a Seia, onde estamos a almoçar. Subimos à Torre, que ainda tem neve nesta altura do ano.
Fomos visitar o museu do Pão  e daqui a pouco vamos ao centro de interpretação da Serra da Estrela... é pena que nestas alturas não haja mais movimento e atracção turística, mas a verdade é que o turismo interno não deve chegar para manter todas as infra-estruturas em movimento e rentáveis.
Quanto ao resto, estamos tranquilos e a fazermos uma enorme reaproximação de nós, interiorizando muita coisa e percebendo que quando se Ama e se gosta tudo é possível e, mesmo com sofrimento e dor, pode haver reconciliações. Aliás sinto que esta tempestade que  teve alguns aspectos positivos nomeadamente este dialogo mais fluente e fácil e ainda um melhor entendimento de ambos e percepção de que houve uma evolução extremamente positiva da forma de estar de IA, o que me deixa bastante satisfeito e principalmente muito confiante.
Um enorme SORRISO cheio de optimismo neste presente que estamos a ter, com muita energia positiva e mais força para encararmos o nosso quotidiano e as relações interpessoais.


segunda-feira, junho 10, 2013

Férias

Dia de passeio e de férias sem qualquer vontade de escrever por aqui... um grande SORRISO cheio de bem estar, relaxamento e de muita reflexão também! 

domingo, junho 09, 2013

Domingo de Sol

Contrastando com o cinzentismo exterior, felizmente que há sol em casa e uma enorme e imensa réstia de luz nas pessoas. Como sempre, depois duma tempestade devastadora, veio a bonança e também o bom senso e o positivismo para a continuação do status quo.
É verdade que, como foi notório, foi um embate violento e sério... espero e desejo arrumar a minha cabeça nestes dias de descanso e relaxamento, com a certeza do que quero. Apesar dos desencontros, estou confiante de que conseguiremos todos superar esta fase.
São os meus dois lados, o positivo e o negativo, em conflito e numa procura intensa da minha identidade real e do meu EU, que precisa de ser estimulado, reforçado e intensificado. E se pelo lado positivo, as coisas eram lineares deram margem para que o meu lado negativo emergisse e se reforçasse nestes últimos tempos por influencias diversas e por encontrar o que precisava nesta altura.
São estas contradições, agitações e tempestades do quotidiano que, fazendo parte da nossa vida, deixam marcas que podem alterar duma forma ou doutra a nossa forma de estar e de sentir.
Sei o que sinto, sei o que quero, bem como as pessoas que desejo ter à minha volta, que me possam dar carinho, atenção, amor e principalmente preencher a minha vida da melhor forma possível.... quero e preciso de me sentir acarinhado e amado, bem como sentir que, nesta fase da minha vida, ainda existe romance, paixão e sentimentos.
Um enorme e grande SORRISO cheio duma paz interior, mesclada com uma ínfima sensação de angústia e ansiedade que, certamente, irá rapidamente desaparecer.
Que consigamos ser felizes e ainda saber corresponder ao que nos pedem, bem como DAR o que temos para recebermos em troca a MUDANÇA que queremos e desejamos.
Bem hajam todos os que me Amam, me acarinham e me dão a AMIZADE que preciso.


sábado, junho 08, 2013

Sábado

As pessoas são bastante complexas e muitas vezes incoerentes, inconsequentes e estranhas, fruto das suas vivências, dos seus fantasmas e dos seus registos pessoais e familiares. E por isso mesmo muitas vezes cometem erros, acções despropositadas e magoa e sofrimento nos que nos rodeiam.
Depois dum fim de sexta feira bastante conturbado e difícil, o sábado também se iniciou duma forma complicada e brutal, com uma sensação de rompimento, de indecisão e sobretudo de muita coisa por dizer, que foi sendo dita ao longo deste dia tão comprido.
Muitas voltas, muitas andanças e principalmente uma irritação e uma luta permanente que foi desgastante e difícil de gerir... felizmente que da conversa se fez mais luz e maior entendimento, com um grande apaziguamento neste momento.
Ainda bem que assim é e que nas férias tenhamos oportunidade de manter este registo e que o nosso SORRISO se fortaleça e se torne cada vez mais uma realidade.

sexta-feira, junho 07, 2013

Ferias


Sexta... feriado em Oeiras! Trabalha-se em Lisboa, mas não no Consultório, onde só voltarei a partir de dia 18, por ir de ferias..... espero que estes dias de descanso sejam positivos e tragam uma grande paz de espírito e de tranquilidade de que precisamos mesmo.
A vida é cheia de voltas e contra voltas, mas temos que ter um fio condutor para ela e princípios éticos e morais compatíveis connosco e com quem vivemos e convivemos. O importante é mesmo sermos verdadeiros, realistas e sensatos na forma como estamos no mundo; temos que estar atentos às MUDANÇAS para que possamos receber e dar o que existe neste espaço etéreo onde estamos inseridos e onde a vida tem tanto para nos dar.
Hoje vou ajudar uma ex aluna minha que me pediu ajuda, o que, evidentemente, me agradou bastante e me fez aumentar o EGO e a minha auto estima.... o facto de sermos reconhecidos e de ainda se lembrarem de nós, é sempre gratificante e tenho a convicção e a certeza de ser lembrado por muitos e muitos dos meus ex-alunos por todos os cursos que leccionei! 
Nuns casos deixei uma imagem bastante positiva, com uma impressão duradoura e boa, enquanto que noutros casos essa imagem foi e é bastante negativa porque como é normal não se pode agradar a gregos e a troianos. Para além disso a nossa disciplina era das mais exigentes e em relação aos muitos cursos técnico profissionais que também dei, sou ainda bastante recordado e na maioria dos casos positivamente lembrado.
Se não estiver a chover e mau tempo, sou capaz de ir dar uma volta pelos centros comerciais a ver se vejo alguma coisa que me agrade.... preciso de passar algum tempo completamente ausente do presente e deste dia a dia e sobretudo, em reflexão comigo e com os últimos acontecimentos, dos quais e como é evidente não tenho qualquer motivo para me orgulhar.
Apenas vejo como atenuante o facto de podermos melhorar mais a relação e de estarmos a falar mais, a trocar melhores ideias e principalmente - acho eu - a ter vontade de consolidar mais e mais o que temos, na medida em que eu sentia um certo afastamento que não me agradava de forma alguma.
Mas a vida continua e deve prosseguir no seu ritmo, na certeza de preservar o que temos e de seguirmos em frente de acordo com a nossa consciência e a melhor forma de estar na vida e neste Universo. É o que eu quero e pretendo fazer com todo o empenho e vontade...
Um enorme SORRISO cheio de força e de muita energia positiva, bem como duma imensa vontade de nos reencontrarmos e confiarmos na vida e nas pessoas, com o espírito aberto a todas as MUDANÇAS efectivas e benéficas.


 

quinta-feira, junho 06, 2013

Quinta-feira

Ultimo dia de trabalho no consultório, porque amanhã é feriado em Oeiras e depois vamos uns dias de férias, mesmo em descanso e por Portugal. A volta que estávamos para dar pelo sul de Espanha fica para Agosto.
Precisamos descansar, estarmos sossegados, falarmos e integrarmo-nos de novo numa relação mais aberta, mais sólida e podermos estar mais tranquilos e termos tempo para nós.
Sinto-me cansado e também perturbado por tudo isto e por ver a mágoa e a tristeza profunda que se sente perfeitamente e quase que se consegue palpar de tão real que é... quero dar confiança, animo e entusiasmo verdadeiro na certeza do que quero para mim e para nós.
É pena não estar bom tempo, mas felizmente para onde vamos há piscina coberta, spa e certamente que vamos ficar bem.
Um enorme SORRISO cheio de energia positiva e vitalidade, na certeza de que vamos ultrapassar esta etapa da melhor forma possível.
 
 

quarta-feira, junho 05, 2013

Mudança


Quase em ferias.... e bem precisas são, para relaxarmos, descontrairmos-nos, integrarmos-nos e termos tempo para fortalecer o que queremos e desejamos efectivamente.
Continuo nestas consultas de rastreio e diagnóstico, que me agradam bastante, continuando bastante empenhado em melhorar e fazer o meu melhor.
Tenho menos tempo para escritas e para grandes comentários, mas o tempo e a disposição são menores, tendo a certeza de que devo continuar neste caminho de MUDANÇA para DAR mais e melhor a todos aqueles que me rodeiam e restabelecer a confiança e a interacção existente, com um grande e luminoso SORRISO. 
Há momentos em que precisamos bastante de reflectirmos e de interiorizarmos os nossos registos, as nossas vivências e reequacionar as nossas prioridades e a nossa forma de estar na vida e no Universo, tentando reger-nos por princípios e ética.

terça-feira, junho 04, 2013

Sol

Está um dia de sol, a condizer finalmente com a acalmia trazida pelo bom senso, pelos sentimentos e por tudo aquilo que temos, que sentimos e que queremos.
Sei o que quero, porque quero e como quero e isso é o suficiente para podermos estarmos em paz e descansados, depois de termos conversado, esclarecido uma série de temas e assuntos que estavam pendentes e a necessitar de ser devidamente esclarecidos.
Um grande SORRISO de tranquilidade e de recuperação do equilíbrio de que necessitamos.
 

segunda-feira, junho 03, 2013

Segunda


 Inicio de mais uma semana... complicada e difícil devido a estes meus registos completamente errados e desconexos, bem como a toda uma carga familiar que me acompanha.
Mas mesmo sem força anímica para conseguir escrever muito mais,  não posso de forma alguma, deixar de enviar o meu SORRISO cheio de tristeza e de magoa para quem está comigo há tantos anos e que é e será sempre a pessoa da minha vida.



domingo, junho 02, 2013

Domingo


Ainda em Sesimbra... domingo de sol e de calor, mas de alguma tristeza interior e melancolia. São pensamentos, atitudes e factos que se repetem, narrativas incompletas e esclarecimentos por fazer, bem como uma enorme vontade de me evadir e de estar comigo próprio uns tempos para me reestruturar e " put myself together".
Há um cansaço e uma saturação na repetição destes dias, dos mesmos factos e até das mesmas sensações, precisando de novos estímulos, novas realizações e novos desafios que me tragam mais satisfação pessoal e profissional.
 As encruzilhadas da vida que nos aparecem deveriam ser aproveitadas para crescermos e conseguirmos mudar, bem como dar mais volume e consistência aquilo que somos e principalmente ao que queremos ser... a MUDANÇA dos nossos registos e do tal EU profundo tem que ser constante e procurado; é precisamente isso de que sinto necessidade, reencontrar-me e ter a felicidade que todos nós merecemos.
A felicidade é aquilo que temos na realidade e que conseguimos construir e não o que poderia ter sido e não foi ou o que gostaríamos e não temos; ou seja, em cada momento, as nossas escolhas e opções condicionam o nosso dia a dia e o nossa forma de estar.
Há alturas em que queremos chegar às nuvens e alcançar o os nossos sonhos mais elevados, mas uma vez que isso é praticamente impossível, ficamos neste estado de nostalgia e melancolia em que nos encontramos. Nem sempre  conseguimos alcançar o que pretendemos e queremos e quando também não encontramos a compreensão e o entendimento necessário, tudo fica mais nebuloso e cinzento carregado.
Mudemos de registo e aproveitemos o sol e a energia desta casa, onde já temos tantas memórias positivas e que conseguiu substituir muitas das minhas recordações passadas referentes à nossa quinta familiar que, por motivos vários, ficou fora do meu alcance.
Tentemos colmatar a tristeza e nostalgia de hoje, com o meu habitual SORRISO que, espero, fique carregado de muita força e energia positivo. Que este SORRISO consiga alcançar todas as pessoas que são verdadeiramente importantes para mim, agora e neste presente em que estamos. 

sábado, junho 01, 2013

De Fim de Semana




Sesimbra... dia de sol, de calor e de completa tranquilidade e pacatez! Sabe tão bem estar aqui, sem pensar em grande coisa e assim estar quase a leste do paraíso.Para a semana por esta altura deveremos estar algures de férias sem saber ainda exactamente onde, porque temos alguns hipóteses em aberto... logo resolveremos!
 
Fica um grande SORRISO cheio desta energia positiva e descontracção que sempre encontrei neste local que adoro e onde me sinto tão bem!