sábado, agosto 02, 2008

O Meu Amigo Miguel

Sábado,... finalmente um fim de semana sem quaisquer compromissos, nem obrigações. Apenas descansar, ler, meditar e ir comprar umas coisitas de que preciso.
Ontem fomos jantar à Bafureira ( www.peixenalinha.pt) - pela vista e pela comida, também vale a pena - com o nosso amigo Miguel. E como sempre, a companhia dele é super agradável, porque quando está in the mood é uma companhia fantástica, com uma conversa fluente e interessantissima e com uma cultura e conhecimentos muito acima do normal.
Percebi que é um leitor assíduo do meu blogue e adorava que fizesse comentários e mesmo que se iniciasse uma "discussão" do que entendesse. Acerca das minhas dissertações da descoberta do nosso "EU", perguntava-me qual a finalidade dessa descoberta e aonde iriamos ter. A finalidade para mim é evidente, pois se nos conhecermos melhor, podemos não só viver melhor connosco mesmos, como também ajudar quem nos rodeia e transformar o nosso quotidiano com a nossa energia positiva. Como diz a minha terapeuta, eu já passei de reactivo a pró-activo, ou seja, já consigo dar a "volta" às situações menos boas e transformá-las positivamente.
Quanto ao "fim" da descoberta e aonde poderemos chegar, também é uma das minhas dúvidas e umas das razões pelas quais nunca quis fazer psicanálise, apesar da vontade que possa sentir. Mas apesar de ainda estar muito longe desse tal fim - e será que se chega lá ? - já sinto resultados e diferenças que justificam este percurso e estes momentos dolorosos. Sim, porque a redescoberta do nosso EU implica também sofrimento e sentirmo-nos "apalpados", porque quando se entra no inconsciente e se tenta reconstruir as nossas memórias e emoções, podem acreditar que é um processo doloroso, mas que vale muito a pena.
Achei curioso o Miguel concordar que um sorriso, um gesto ou um comentário podem fazer a diferença e só isso já justificou o meu blogue, pois se eu conseguir alterar ou fazer pensar diferente uma pessoa que seja, já valeu a pena. E neste momento se consegui pôr o Miguel a reflectir e também a Su, então vou contnuar a insistir e a tentar "converter" mais pessoas.
Aliás, desde que iniciei esta "nova" caminhada, já houve tantas alterações quer intrínsecas ,quer extrínsecas - e sobretudo o meu "novo" relacionamento com o meu filho Francisco - que "só" por isso valeu a pena.
Para além de que me conheço muito melhor e me sinto mais renovado e desperto para a vida.
Acredito que tudo está relacionado com tudo e que existe uma energia cósmica e pessoal que tudo envolve e que se essa energia, essas emoções e esses pensamentos forem devida e positivamente canalizados conseguiremos mudar aquele ínfimo grão de areia que venho falando desde o início deste blogue.
Por vezes, ao reler certos comentários, penso se não estarei a ser demasiado utópico, mas depois quando vejo que me lêem e que até acreditam no que escrevo, acho então que talvez esteja no caminho certo. E sobretudo sei que as minhas atitudes positivas e a minha nova maneira de estar têm tido bons resultados.
Claro que ainda não consigo estar sempre com essa atitude positiva ( e alguma vez alguém estará a 100% positivo ? ), como ontem o meu amigo Miguel, com a sua acutilância habitual, me fez questão de relembrar, mas sei que estou muito mais positivo que há uns dois meses atrás e que só isso, me trouxe, como já disse, muitas e significativas mudanças, quer a nível pessoal, quer a nível profissional.
Mas não tenho só boas sensações, pois nestes últimos dias tenho tido pressentimentos acerca da Morte de entes queridos e isso deixa-me apreensivo, se bem que também me sinta em paz comigo porque tenho tempo para me despedir.. não é tétrico, apenas os meus sentimentos.
Mas o nosso amigo Miguel é um Amigo e apesar da tal temporalidade da Amizade de que ele fala, acredito que é e será um amigo para a vida, apenas porque somos reais e verdadeiros entre nós. Sem subterfúgios nem esconderijos, para além duma enorme cumplicidade e vivência comum.
le é uma pessoa fabulosa, com uma enorme generosidade e luminosidade.
E ontem estava feliz com uma cor diferente e mais brilhante.. gostei muito de estar com ele.
É uma pessoa importante na minha vida e espero que também eu o seja para ele....
E mais uma vez, sorriam, digam a alguém que a estimam e façam algo positivo para que o vosso dia corra melhor e alguém se sinta mais rico com a vossa atenção e carinho.
Energia positiva atrai energia positiva e não é segredo nenhum que provoca isso, mas apenas nós e só nós!

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Luis. É muito agradável saber que fui selecionado como o tema de uma das tuas estórias do quotidiano. No entanto não precisas exagerar nalgumas considerações. Quem ler, pode ficar a pensar que tenho um montão de qualidades e sabes que também não é assim. Ainda por cima agora, não sei porquê, não aceito as coisas de uma forma tão fácil, como antes, mas questiono-as. Não significa que não as vá aceitar, mas gosto que me expliquem com algum pormenor. É o caso da procura do EU. Não significa, de todo, que não aceite, mas gostava, e foi o que fizeste, que me falasses um pouco mais sobre o assunto. Tirando estes aspectos, devo dizer, que não posso ter gostado mais do jantar. Não só pela qualidade, como pela paisagem maravilhosa e acima de tudo pela companhia. O único facto (ligeiramente negativo) que me deixou de RASTOS, foi o facto dos meus músculos, mais especificamente TODOS, não responderem como deve ser às solicitações. Em resumo, um jantar muito, muito agradável como não tinha, provavelmente há anos.