terça-feira, agosto 12, 2008

Chuva em Agosto

Tenho pena das pessoas que estão de férias nestes dias cinzentos e de chuva... estamos imenso tempo à espera duns dias de ócio e de descanso e eis que nos aparecem estes dias em que nem se pode ir à praia. Porque para a maioria das pessoas férias são sinónimo de praia e sem praia ficam sem nada para fazer e se nos lembrarmos que a maioria das pessoas nem sai das suas casas para ir de férias, pode-se perceber a infelicidade das pessoas.
Efectivamente se nos apercebermos que as casas onde a maioria das pessoas mora não tem grandes condições, que a situação financeira das famílias é má e sem grandes disponibilidades e que os interesses e motivações das pessoas são muito limitados, então podemos concluir que férias sem o escape da praia é não só altamente frustante, como desestruturante para a maioria das pessoas.
Para mim por exemplo, férias podem implicar férias, mas nem é obrigatório, porque tenho outros interesses e outros pontos de aplicação e este ano tenho imensa coisa para ler, reflectir e pôr em ordem. Por isso, a praia será apenas um complemento.
Infelizmente para a maioria das pessoas a praia é o fulcro das férias e se não o podem fazer, certamente que os niveis de frustação e de desgaste vão-se acumular, com o aumento das tensões familiares e posteriormente uma menor produtividade no trabalho.
Se houver neste semestre próximo, um aumento da violência, dos problemas familiares e das doenças psiquiátricas não me espantará absolutamente nada.
POr isso, temos que reforçar a nossa energia vital e transmiti-la aos outros, com um SORRISO, uma PALAVRA, um GESTO... talvez consigamos modificar alguma coisa no interior dos outros.
Boa semana

Sem comentários: