domingo, agosto 31, 2008

Blogues das filhotas

Como já tinha dito, acho muito positivo os blogues para comentar as alegrias e angústias dos filhotes e filhotas e aqui vai um a contar-nos o quotidiano da Mariana, filha duns amigos nossos
http://asaventurasdamariana.blogspot.com ( está nos meus blogues como as aventuras da mariana )
Beijinhos à Mariana e claro que aos Pais também

Ainda das Férias

Nestas férias de Agosto de 2008, há duas coisas que as marcaram... primeiro, a minha total capacidade de me relaxar, descontrair e gozar efectivamente as férias. Nem sequer andei de relógio e sabendo a minha paixão por relógios, podem mesmo ver como é! Mas a sério que estive ( e ainda estou ) completamente à deriva dos acontecimentos e do tempo, e assim consegui disfrutar muito mais do que me ia acontecendo. Além do que, como estou muito mais atento ao que me rodeia e com as minhas energias bem vivas, tudo teve um "sabor" diferente e uma apreciação completamente distinta. Senti-me muitas vezes a ver as coisas "por fora" e foi bom, muito bom mesmo. Com todas as minhas leituras acerca da alma e das capacidades multisensoriais do Homem, pensei e reflecti muitissimo e de facto, acho que estou diferente, acreditando cada vez mais que a interacção das energias, nossas e dos outros, e muito importante e fundamental para o nosso quotidiano e não só... por isso, cada vez acredito mais que uma atitude positiva, um sorriso e um gesto na alura certa podem fazer a diferença. Por exemplo, achei piada ver a atitude das pessoas que se cruzavam connosco nas estradas e às quais eu acenava e dizia adeus. Algumas nem respondiam, mas a maioria ria e retribuia e inclusivé, uma senhora ficou com uma cara de uma imensa boa disposição e fiquei covencido que lhe timha mehorado o dia :)
E também pensei muito no centro esotérico que gostaria mesmo de abrir... estou convencido que é esse o meu caminho futuro.
Também estou mais místico... sinto algo de muito forte, quando estou numa igreja e sinto necessidade de "rezar" e de estar recolhido algum tempo, para além de interiorizar uma energia e uma presença diferente. Mas voltarei a este assunto...
Outro marco destas férias foram as festas da vila de Sitges... a alegria, o entusiasmo, a cor, o barulho foram uma constante e tornaram estas festas espectaculares. ver toda uma vila em festa, com "bonecos" e num constante "foguetear" é indiscritível. Quando chegar a casa, colocarei aqui alguns vídeos que fizemos para se ver o espectáculo. Um dos dias começamos a ouvir barulho -tambores - por volta das 20.00 e corremos a sair de casa, tal como estavámos e eram quase 24.00 quando regressámos, sujos, esfomeados, mas super contentes e entusiasmados.
Foi de facto impressionante e sobretudo espectacular.
E como não posso contar tudo duma vez, vou agora tomar o pequeno almoço e ver se o resto do pessoal já acordou...
Ah... estive com o meu sobrinho neto Alejandre, de 2 anos, que é um miúdo fantástico e super esperto e mais uma vez comprovei a minha afinidade com as crianças. Apesar da diferença linguística e de nem saber quem eu sou, criámos uns laços fortes e de camaradagem. Foi mesmo bom... e mais uma coisa positiva destas férias 2008
E neste domingo, fim de Agosto, SORRIAM, digam aos vossos próximos que os ESTIMAM e AMAM
e façam um pequeno gesto, porque isso pode fazer a diferença e quem sabe alterar o tal grão de areia, que vai modificar algo mais importante :)

sábado, agosto 30, 2008

Siguenza.. cidade monumental

Siguenza é uma pequena cidade, situada algures a norte de Madrid e é uma cidade cheia de história, monumentos e para além disso, tem um Parador esplendido dentro do castelo da cidade e aonde ficámos.
É conhecida pela cidade do "Donzel", que é a estátua dum nobre da cidade que morreu na conquista de granada aos Mouros e que náo é nenhum "donzelo", mas assim ficou conhecido. A catedral de Siguenza é espectacular e vale a pena fazer a visita guiada e ouvir a história duma igreja do século XII... cheia de significados, que agora comeco a perceber melhor, nomeadamente os números místicos, as cruzes, etc e etc... e náo é misticismo, pois a visita é comentada por um padre da própria igreja.
Fizemos ainda uma visita guiada pela cidade - em Espanha há, felizmente, este costume deste tipo de visitas, que nos proporcionam uma imagem da história das cidades, do seu percurso, etc e etc.
Foi um banho de cultura e de aprendizagem
Vale a pena...
E tenho que ir de copas... uma canha e uns petiscos à espanhola
SORRIAM...

De Regresso ( provisorio )

Ainda em Espanha, mas com acesso a Internet...
Nestas ferias tive saudades de duas coisas.. dos meus queridos filhos e do meu blogue.Dos meus filhos por motivos óbvios, tanto mais que o Pedro ja está em pleno nas aulas em Marbella e a adorar segundo conta e do Francisco, porque pouco estivemos desde que ele veio de Londres e tenho saudades de estar com ele e de passear na mota dele.
E as férias estao a ser fantásticas.. comecadas ( o teclado é espanhol, daí a ausencia de acentos )..em Castellon de la Plana, visitadas Valencia, seguindo-se Sitges, com visita a Barcelona. Depois Siguenza - cidade monumental, seguida de Ávila, com passagem por Segóvia e finalmente em Béjar, em casa do meu irmao e cunhada.
Muito passeio, muita coisa para contar - e irei contando - e também muitas ideias, muita leitura e enfim, umas férias muito, muito boas. Talvez as melhores em muitos anos, pela descomprensao, pelo tour e sobretudo por me sentir mesmo em férias...
E para além de muitas coisas, estivemos nas festas de Sitges, que sao espectaculares. Foram 3 dias de festa. Para além de que Sitges, com as comunidades específicas, é espectacular nesta altura.
E muito e muito mais há para a contar, o que irei fazendo. Para além de que quando chegar a casa, vou colocar aqui algumas fotos e videos feitos.
E SORRIAM, AMEM e realizem uma boa accao... também tenho que falar nas minhas leituras esotéricas. :)

sexta-feira, agosto 15, 2008

FÉRIASSSSSSSSSSSS e projectos

Férias.. finalmente férias e descanso.
E vou com uma enorme tranquilidade, porque tenho tudo resolvido e em andamento. O consultório está finalmente resolvido, as contas deste mês regularizadas, a agenda de setembro cheia e outubro a caminho, projectos novos para a abertura dum espaço esotérico e muito mais coisas...
Ando numa grande ebulição de pensamentos, de ideias, de projectos, porque tenho uma ideia ( ou melhor dizendo, tenho um sonho!) do que poderá ser o meu futuro dentro de poucos anos. Ajudar as pessoas na descoberta do seu EU e contribuir para a mudança do conhecimento e a canalização das energias próprias e gerais.
Será essa a minha "missão"?
Como médico, tenho a missão de contribuir para a saúde e bem estar das pessoas, mas actualmente estou convencido que só isso não é suficiente, porque é preciso outra dimensão e outra sensibilidade para se poder ajudar efectivamente o nosso semelhante. E quem tem já alguns conhecimentos e progressão nesta via, tem obrigação de contribuir e de fazer algo de positivo.
E eu sinto que está na minha altura de contribuir, dar um passo diferente e numa direcção de ajuda e descoberta. Se me foi dada a oportunidade de iniciar este caminho, de me descobrir cada vez mais, de ter imensos canais abertos e de ter e sentir uma enorme energia a fluir em mim e por mim, então é talvez chegada a altura de começar a ajudar outras pessoas e contribuir de alguma forma para a mudança de mentalidades e de comportamentos... espero ter essa capacidade e sobretudo vir a adquirir os conhecimentos indispensáveis.
Ontem fomos ver uma peça de teatro à Quinta da Regaleira em Sintra... um espaço fantástico e cheio de simbologia. Queremos lá voltar para uma visita guiada e diurna e percebermos a real dimensão do espaço, A peça não é nada de especial, mas tenta fazer um alerta para a nossa outra dimensão, mas de facto a mais valia é de facto o espaço.
E mais uma vez, jantámps com amigos que não viamos há muito e a conversa flui como se nos tivessemos visto na véspera. É uma sensação fabulosa e gratificante, tanto mais que aceitam plenamente a minha nova condição.
E vou de FÉRIAS... pelo que o meu blogue vai ficar momentaneamente suspenso, porque não tenho net portátil. Acho que vou ter saudades de escrever, mas também quando voltar vou ter imensas novidades e já devo ter o meu novo espaço ZEN completamente estruturado na minha cabeça.
E não esquecer de SORRIR, AMAR e fazer um pequeno gesto para mudar alguma coisa ou apenas dar prazer a alguém que nos rodeia.
Até ao meu regresso....

quarta-feira, agosto 13, 2008

Pré- Férias

Correria pré-férias... faltam cerca de 26 horas para entrar de férias :)
Mas estes últimos dias têm sido bem agitados e cheios de coisas para fazer, para além de que dei uma queda e tenho o olho esquerdo todo negro. Até parece que me deram um grande soco.
O meu filhote já veio de Londres, tudo contente e bastante mais maduro. Estas experiências são extremamente úteis e já falamos do destino dos próximos cursos de verão
O filho maior está nas suas sete quintas, pois está a adorar e até já foi convidado para ser delegado do 1º ano pelas suas capacidades e qualidades.
Quem está todo "inchado", quem é ???
E SORRIAM, AMEM e MEDITEM

terça-feira, agosto 12, 2008

Chuva em Agosto

Tenho pena das pessoas que estão de férias nestes dias cinzentos e de chuva... estamos imenso tempo à espera duns dias de ócio e de descanso e eis que nos aparecem estes dias em que nem se pode ir à praia. Porque para a maioria das pessoas férias são sinónimo de praia e sem praia ficam sem nada para fazer e se nos lembrarmos que a maioria das pessoas nem sai das suas casas para ir de férias, pode-se perceber a infelicidade das pessoas.
Efectivamente se nos apercebermos que as casas onde a maioria das pessoas mora não tem grandes condições, que a situação financeira das famílias é má e sem grandes disponibilidades e que os interesses e motivações das pessoas são muito limitados, então podemos concluir que férias sem o escape da praia é não só altamente frustante, como desestruturante para a maioria das pessoas.
Para mim por exemplo, férias podem implicar férias, mas nem é obrigatório, porque tenho outros interesses e outros pontos de aplicação e este ano tenho imensa coisa para ler, reflectir e pôr em ordem. Por isso, a praia será apenas um complemento.
Infelizmente para a maioria das pessoas a praia é o fulcro das férias e se não o podem fazer, certamente que os niveis de frustação e de desgaste vão-se acumular, com o aumento das tensões familiares e posteriormente uma menor produtividade no trabalho.
Se houver neste semestre próximo, um aumento da violência, dos problemas familiares e das doenças psiquiátricas não me espantará absolutamente nada.
POr isso, temos que reforçar a nossa energia vital e transmiti-la aos outros, com um SORRISO, uma PALAVRA, um GESTO... talvez consigamos modificar alguma coisa no interior dos outros.
Boa semana

domingo, agosto 10, 2008

Encontros... passados e presentes

A energia que nos envolve é surpreendente pela sua capacidade em recriar ambientes, reaproximar pessoas e estabelecer pontes...
Ontem fomos jantar a casa duma grande e querida amiga, com quem não privava há uns 20 anos.. já a tinha revisto duas vezes em ocasiões não muito felizes e ontem fomos convidados para jantar. E foi fantástico, porque parecia que nos tinhamos visto na véspera e estavámos a retomar a nossa conversa. Para além de que o jantar, de ementa indiana, estava francamente bom.
Cada vez acredito mais nestas energias cósmicas, pessoais ou o que lhe queiram chamar, porque se estivermos efectivamente receptivos para a mudança e para recebermos as energias que por aí andam - e as que nós somos portadores - muita e muita coisa acontece e até podemos ter a veleidade de conseguirmos mudar alguma coisa, um ínfimo grão de areia que fará a tal enorme diferença.
E estive toda a manhã ao telemóvel, a rever o jantar, a lembrar situações, a reflectir e ainda a tentar ser moderado duma situação que me preocupa e que quero ajudar a ressolver. Impôs-me a mim mesmo ser o mais interveniente possível num relacionamento entre dois pessoas que me são muito queridas e espero ser capaz de resolver e levar a bom porto esta situação, a contento de todos.
Também ando particularmente sensível á agressividade latente nas pessoas, na sua maneira de falar e de estar e espero que consiga também dar a volta a este assunto, porque são pessoas próximas que me "fere" com essa mesma agressividade, da qual nem se dão conta.
Se quisermos e estivermos atentos ao que nos rodeia e aquilo que somos, somos mesmo capazes de modificar alguma coisa e sobretudo de nos reencontrarmos e ao ficarmos mais em paz connosco próprios - no reencontro e descoberta do nosso EU verdadeiro - conseguimos tanbém mais facilmente centrarmos nas problemáticas dos que nos são queridos e nos rodeiam e tentar contribuir para a resolução de questões ou problemas. Por vezes ou muitas vezes, um olhar e opinião exterior consegue ser mais útil e proveitoso do que o nosso próprio discernimento das situações. espero poder contribuir para ajudar os meus próximos e sobretudo aqueles que Amo de verdade.
E SORRIAM... é domingo. E AMEM... faz bem à alma
E FAÇAM o vosso bom gesto diário...
Dou-vos um exemplo.. hoje vou buscar o meu filho Francisco que chega de Londres. A Mãe dele vem-me buscar e vamos os dois buscá-lo. Acreditem que se fosse há uns meses( e apenas há uns 3 meses ) eu não iria ao aeroporto, porque achava que ele não se importaria e eu preferia ficar comodamente em casa à espera. Mas agora sei que estes pequenos gestos fazem a diferença e cimentam relações, estabelendo laços fortes e duradouros, porque as acções são mais ou tão importantes do que apenas dizer que se gosta.

sábado, agosto 09, 2008

Vários

Ontem jantar num restaurante muito giro, o Rosa na Rua ( www.rosanarua.com), espaço muito agradável e comida bem razoável. Companhia excelente e apenas foi pena não ter chegado a tempo de ver a abertura dos jogos olímpicos, que parece ter sido fantástico.
E devo emendar um pequeno erro meu, porque a abertura dos jogos foi as 20.08 da noite e não às 08.00 da manhã...
O Pedro já está instalado em Marbella e as primeiras impressões foram positivas. Na 2ª feira inicia as aulas e espero que com o pé direito.
Amanha chega o meu filhote Fran de Londres... finalmnte, porque já tenho muitas saudades dele. Por vontade dele, ficaria mais uma semana. Mas para o ano haverá mais.
Hoje fui ver o novo rebento dos meus afilhados Filipa e Miguel. A Sara tem 8 dias e é muito engraçada e a Mãe nem parece ter tido uma criança há tão pouco tempo. Felicidades para essa família
Ontem tive um telefonema da minha amiga Harumi, que quer à viva força, que nos encontremos e que eu vá ter com ela a Itália, mas de facto este ano já não dá. É curioso falar com alguem que já não vemos há mais de 30 anos e como tudo se conjuga em determinadas alturas.
Também hoje vamos jantar a casa doutra amiga. com quem não privamos há mais de 20 anos... outra coincidência e mais uma desta energia cósmica em que estamos inseridos.
Muita coisa a acontecer e muitas mais certamente ainda por acontecer...
E daqui a uma semana estaremos já de férias e longe daqui... e o meu consultório fica a funcionar pela primeira vez e também a modificar um pouco o look, pois vai sofrer algumas pinturas e arranjos de pequena monta. De facto as pessoas ligam pouco ao que as rodeiam quando não vestem a camisola do trabalho e deixam estragar rapidamente algumas coisas. Vamos lá a ver como será
E SORRIAM e AMEM o vosso próximo.. e pratiquem um pequeno gesto de boa vontade para mudarem o pequeno grão de areia de hoje :)

quinta-feira, agosto 07, 2008

Compras

Compras no Cascais Shopping... tudo em saldo e mesmo assim as lojas vazias. Muita gente a passear e a ver, mas a comprar nada de nada. Sinal mesmo de crise e de falta de liquidez das pessoas.
Muitas vezes pergunto-me como me tenho equilibrado tão bem nestes tempos e até conseguido aumentar ligeiramente os lucros. Em comparação com muitos colegas, sou um felizardo, pela agenda e volume de negócio. Também é verdade que tenho inovado e "contratado" colegas que fazem a diferença e que melhoraram francamente a qualidade do serviço prestado, se bem que a nível de pessoal nem por isso, tirando neste momento a minha assistente principal.
Mas vivemos mesmo tempos difíceis e segundo as previsões nem se sabe quando sairemos dela. Espero sinceramente que este País tenha viabilidade e que os meus filhos, de todos os meus amigos e de todos em geral consigam ter um Futuro digno e pessoal e profissionalmente gratificante.
Amanhã o meu filho Pedro inicia o seu novo percurso em Marbella e desta vez, sinto-o preparado e motivado para vencer e atingir os seus objectivos, que são ser uma pessoa realizada e com sucesso. Também o espero e tenho a certeza que vai conseguir e dar-me muitas e boas notícias.
O Francisco continua em Londres e até me parece que com pena de se vir embora já no domingo, pois diz-me que ainda lhe falta ver imenso. Para o ano talvez possa ir mais tempo - três semanas - mas este ano, para primeira vez, acho que foi muito bom e ele ( e o primo) demonstrou já uma grande capacidade para estar "sózinho" numa grande cidade e conseguir andar, aperceber-se das coisas e seguir em frente.. até conseguiu o autógrafo da Amy Winehouse!
SORRIAM.... e façam o tal pequeno gesto para se mudar um ínfimo grão de areia e quem sabe mudar outro e outro e com o tal efeito da borboleta, mudar-se algo de importante no outro lado do mundo.
Quem sabe !!!
PS: amanhã, dia 8 de Agosto , mês 8, de 2008 pelas 08.00, ou seja , às 08.00 do dia8/8/2008, iniciam-se os Jogos Olímpicos num dia cheio de simbologia para os esotéricos, para os entendidos nestes assuntos, para as profecias maias e enfim para uma série de pessoas. Vamos lá a ver o que nos trás este dia 8 de agosto de 2008

quarta-feira, agosto 06, 2008

Patrões e Empregados...

Se soubesse o que sei hoje, tenho a impressão que nunca teria montado um consultório próprio ou sózinho. De facto, "aturar" empregados e querer por vezes o impossível é muito cansativo e desgastante.. mas de facto, cada vez é mais raro encontrar alguém que tenha amor à camisola e se empenhe ao máximo.
Primeiro estão as obrigações do patrão e a ele é exigido o máximo, mas os deveres dos empregados são para levar com calma e devagar.
Nunca tive jeito para "mandar", porque prefiro dar espaço de manobra e que as pessoas sejam o mais autónomas possíveis e também tento "transferir" competencias para cada uma, mas agora parece que as pessoas preferem ser tratadas como autómatos e nada de pensarem, porque a massa cinzenta pode gastar-se
Enfim, dias e dias.. a caminho das férias, felizmente
AMEM, SORRIEM e façam alguma coisa por cada um e por todos

terça-feira, agosto 05, 2008

O meu Amigo Miguel... resposta aos seus comentários

Esqueçi-me de dizer que o meu amigo Miguel é, além de mais, muito modesto e por vezes não acredita nas suas enormes potencialidades. Que são reais , verdadeiras e muito fortes.
Fico contente pelos comentários que me faz e acho que deve começar a dar energia positiva aos que considera que têm um feitio difícil e complicado. Estou certo que vai ter bons resultados.
Quanto à descoberta do EU, temos que falar muito mais disso e posso aconselhar-te alguns livros interessantes sobre o tema.
Aliás, como os leitores mais assíduos do meu blogue ( a minha querida amiga Su e o meu querido amigo Miguel ) estão numa de descoberta do seu EU, porque não juntarmo-nos para discutirmos esse tema, podermos trocar ideias e percorrermos este caminho que é simultaneamente fabuloso mas também um pouco doloroso. Porque mexermos no nosso inconsciente não é tarefa fácil.
Sorriam... amem e aproveitem a vida.

Escritos ...

"O caminho do ressentimento ao perdão passa também pela aceitação da falibilidade, das inseguranças e medos do ser humano.Aquele que falha, agride e erra não o faz por vontade e desígnio nobre, esclarecido ou iluminado. Fá-lo porque no seu conhecimento limitado de si próprio prefere projectar esses medos atacando, assumindo ignorantemente que o ataque aos outros é a melhor defesa...de si próprio.Com este princípio presente e perfeitamente adaptável a tantas circunstâncias, abrimo-nos ao caminho da compreensão desse comportamento, da aceitação e finalmente ao encontro do perdão.Nesse momento, em entendimento com as nossas partes injustiçadas, iniciamos a nossa própria libertação e continuamos a crescer como seres humanos.
(in "A hipnose dos nossos dias" de Mário Rui Santos)---
Uma misericordiosa e fértil semana :) . Mário Rui Santos"
O Mário Santos é o meu "hipnotizador"... graças a ele deixei de fumar há mais de 13 meses!
Ele escreve regularmente e gostei muito do que escreveu hoje.
Um bom dia.... com um SORRISO franco e luminoso, cheio de energia positiva

segunda-feira, agosto 04, 2008

Filhos, Educação e Crescimento

Mais uma vez, com ambos os filhos fora de Lisboa e com uma certa angústia por esse facto. É estranho ter as "crianças" fora do nosso círculo habitual.
O Francisco continua em Londres e, aparentemente, a divertir-se e a aprender a língua. O que é essencial para se poder progredir e ser alguém na vida. E ainda mais se se quiser ir estudar para fora. Para ele, espero que tenha sido o primeiro de muitos mais anos em que irá aprender inglês por esse mundo fora.
Assim eu continue a poder faze-lo, porque tenho essa vontade.
Quanto ao Pedro, está novamente no algarve e desta vez, mesmo de caminho para Marbella, aonde terá que se apresentar na quinta-feira e para ficar durante três anos. Espero mesmo que desta vez corra tudo muitissimo bem e que ele tenha um enorme sucesso e consiga de facto progredir na vida.
Como já disse, o meu filho cresceu, amadureceu e tornou-se Homem.
Também representa um certo esforço para mim, porque logicamente é tudo carissimo, mas assim eu possa, que o continuarei a fazer.
Pelos filhos, somos capazes de fazer o possível e o impossível e se as minhas amigas têm blogues a narrar as aventuras dos rebentos recém nascidos ou na sua infãncia, sinto que se essa idade é muito bonita e gratificante, também a fase em que vemos os nossos filhos crescerem, tornarem-se mais ou menos autonómos e ter com eles uma excelente relação, é altamente gratificante.
Ficamos com a sensação de tarefa cumprida e sobretudo de orgulho pela obre realizada.
Gostariamos de fazer obras primas, mas ficamos contentes por conseguirmos fazer obras únicas, bonitas e luminosas. Isso é o mais importante... conseguir que eles tenham uma vida digna, cheia e também gratificante.
É isso que desejo para os meus filhos e também para os filhos de todos os meus amigos, assim eles saibam ensiná-los a crescer e a serem alguém na vida.
Também aqui podemos fazer o nosso bom gesto quotidiano, porque educar é uma tarefa diária e constante e se não conseguimos sorrir todos os dias com as aventuras e desventuras das crianças, devemos ter a capacidade de reagir positivamente perante todas as circunstâncias em que eles nos colocam e que por vezes são bem difíceis. Mas quem não fica rendido, com um simples sorriso do seu filho ou uma gracnha na altura certa ?
Claro que agora é fácil falar, porque os meus filhos já estão crescidos e a fase mais complicada já passou. De facto, tenho muito orgulho neles, porque são pessoas bem formadas, educadas e conscientes do seu valor e do que têm que fazer na e para a vida.
Acho que, quer a Lena ( a Mãe dos meus filhos), quer eu próprio lhes transmitimos valores seguros e uma educação correcta e isso é uma das melhores armas que alguém pode ter. Também o meu Pai me fiz isso, apesar da sua figura ausente. Podemos considerarmo-nos previlegiados nesse aspecto.
Essa é uma das nossas mais nobres tarefas... se somos responsáveis por trazermos ao mundo seres humanos,que são os nossos filhos, então que saibamos dar-lhes o melhor de nós próprios e
sobretudo, transmitir-lhes valores correctos e de solidariedade humana e de vivência em sociedade, salvaguardando sempre a individualidade de cada um de nós e de cada filho. Ou seja, valorizar a sua identidade e idiossincracia, numa envolvência em sociedade.
sorriam, digam à/ao vossa/o companheira/o que a/o AMAM...

domingo, agosto 03, 2008

Domingooooooooooooooo


É Domingo.... mais um dia de far niente!

Hoje vamos ver a exposição da Maria Callas que está no Museu da Electricidade... é a história de Cecilia Sofía Anna Maria Kalogeropoulos, de origem grega e cuja biografia pode ser vista em http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Callas .
Já tinha dito que começei a gostar de ópera, desde que vi em New York uma ópera legendada e que começei a perceber o que cantavam e o significado da ópera. Desde então fui a umas quantas, se bem que há muitos anos que não veja nenhuma. Também não há muita ópera em Portugal.
Penso que daqui a uns 15 dias já estarei bem longe daqui, mais concretamente em Castellon de la Plana, aonde vive uma sobrinha, o marido e o encantador filho Alejandre. Para depois seguirmos para muitos outros locais.
Há alturas em que estamos imenso tempo sem ver os nossos amigos, por nada de especial e apenas por inércia. Acho que é mesmo cansaço e o "final" de ano, com a miragem das férias.
Hoje o lema do dia é: " Transmitir a nossa energia com um SORRISO ... "

sábado, agosto 02, 2008

O Meu Amigo Miguel

Sábado,... finalmente um fim de semana sem quaisquer compromissos, nem obrigações. Apenas descansar, ler, meditar e ir comprar umas coisitas de que preciso.
Ontem fomos jantar à Bafureira ( www.peixenalinha.pt) - pela vista e pela comida, também vale a pena - com o nosso amigo Miguel. E como sempre, a companhia dele é super agradável, porque quando está in the mood é uma companhia fantástica, com uma conversa fluente e interessantissima e com uma cultura e conhecimentos muito acima do normal.
Percebi que é um leitor assíduo do meu blogue e adorava que fizesse comentários e mesmo que se iniciasse uma "discussão" do que entendesse. Acerca das minhas dissertações da descoberta do nosso "EU", perguntava-me qual a finalidade dessa descoberta e aonde iriamos ter. A finalidade para mim é evidente, pois se nos conhecermos melhor, podemos não só viver melhor connosco mesmos, como também ajudar quem nos rodeia e transformar o nosso quotidiano com a nossa energia positiva. Como diz a minha terapeuta, eu já passei de reactivo a pró-activo, ou seja, já consigo dar a "volta" às situações menos boas e transformá-las positivamente.
Quanto ao "fim" da descoberta e aonde poderemos chegar, também é uma das minhas dúvidas e umas das razões pelas quais nunca quis fazer psicanálise, apesar da vontade que possa sentir. Mas apesar de ainda estar muito longe desse tal fim - e será que se chega lá ? - já sinto resultados e diferenças que justificam este percurso e estes momentos dolorosos. Sim, porque a redescoberta do nosso EU implica também sofrimento e sentirmo-nos "apalpados", porque quando se entra no inconsciente e se tenta reconstruir as nossas memórias e emoções, podem acreditar que é um processo doloroso, mas que vale muito a pena.
Achei curioso o Miguel concordar que um sorriso, um gesto ou um comentário podem fazer a diferença e só isso já justificou o meu blogue, pois se eu conseguir alterar ou fazer pensar diferente uma pessoa que seja, já valeu a pena. E neste momento se consegui pôr o Miguel a reflectir e também a Su, então vou contnuar a insistir e a tentar "converter" mais pessoas.
Aliás, desde que iniciei esta "nova" caminhada, já houve tantas alterações quer intrínsecas ,quer extrínsecas - e sobretudo o meu "novo" relacionamento com o meu filho Francisco - que "só" por isso valeu a pena.
Para além de que me conheço muito melhor e me sinto mais renovado e desperto para a vida.
Acredito que tudo está relacionado com tudo e que existe uma energia cósmica e pessoal que tudo envolve e que se essa energia, essas emoções e esses pensamentos forem devida e positivamente canalizados conseguiremos mudar aquele ínfimo grão de areia que venho falando desde o início deste blogue.
Por vezes, ao reler certos comentários, penso se não estarei a ser demasiado utópico, mas depois quando vejo que me lêem e que até acreditam no que escrevo, acho então que talvez esteja no caminho certo. E sobretudo sei que as minhas atitudes positivas e a minha nova maneira de estar têm tido bons resultados.
Claro que ainda não consigo estar sempre com essa atitude positiva ( e alguma vez alguém estará a 100% positivo ? ), como ontem o meu amigo Miguel, com a sua acutilância habitual, me fez questão de relembrar, mas sei que estou muito mais positivo que há uns dois meses atrás e que só isso, me trouxe, como já disse, muitas e significativas mudanças, quer a nível pessoal, quer a nível profissional.
Mas não tenho só boas sensações, pois nestes últimos dias tenho tido pressentimentos acerca da Morte de entes queridos e isso deixa-me apreensivo, se bem que também me sinta em paz comigo porque tenho tempo para me despedir.. não é tétrico, apenas os meus sentimentos.
Mas o nosso amigo Miguel é um Amigo e apesar da tal temporalidade da Amizade de que ele fala, acredito que é e será um amigo para a vida, apenas porque somos reais e verdadeiros entre nós. Sem subterfúgios nem esconderijos, para além duma enorme cumplicidade e vivência comum.
le é uma pessoa fabulosa, com uma enorme generosidade e luminosidade.
E ontem estava feliz com uma cor diferente e mais brilhante.. gostei muito de estar com ele.
É uma pessoa importante na minha vida e espero que também eu o seja para ele....
E mais uma vez, sorriam, digam a alguém que a estimam e façam algo positivo para que o vosso dia corra melhor e alguém se sinta mais rico com a vossa atenção e carinho.
Energia positiva atrai energia positiva e não é segredo nenhum que provoca isso, mas apenas nós e só nós!