quarta-feira, julho 25, 2018

Planeta

De novo, tempo cinzento, nublado e triste. Quase a terminar o mês de Julho e este tempo " fantástico" para quem está de férias. Na verdade, o tempo está completamente alterado, sem previsões que ajudem. Para quem trabalha, este é o tempo ideal mas tenho pena de quem gosta de sol, praia e águas quentes.
Na Europa há uma vaga de calor enorme, com incêndios na Suécia e temperaturas superiores a 40 graus. Ou seja, está tudo alterado e transformado por causa das ditas alterações climatéricas.
Tenho visto imagens incríveis de ilhas de plásticos por esses mares fora; a Humanidade está lenta mas inexoravelmente a destruir-se a si mesma, com este consumo descontrolado, este desprezo pelas leis da natureza e pela ignorância de muitos e ganâncias de outros. 
Espero que quando tudo isto se tornar verdadeiramente irreversível, eu já cá não esteja porque a vida neste Velho planeta dever-se-à tornar catastrófico. Temos (quase) todas as condições para revertermos tudo isto mas, infelizmente, com os dirigentes que temos - começando pelo Trumps, que nem classificação tem - tudo se vai arrastando e piorando até não haver mesmo solução para todos estes problemas. O crescimento demográfico - principalmente da China - o consumismo intenso, a falta de protecção da Natureza com a consequente poluição, aliado a um crescente fosso na distribuição da riqueza vai levar a situações extremas e degradantes para todos nós. Infelizmente, apenas quando estivermos já a cair do abismo é que todos se lembrarão das medidas que deviam ter sido tomadas e de tudo que deveria ter sido feito e não foi.
As tragédias sucedem-se pelo mundo fora, com incêndios devastadores, águas completamente poluídas e impróprias para actividades lúdicas, devastações e muito mais coisas que vão destruindo o que temos e alienando o nosso futuro colectivo. E mais uma vez é o próprio Homem que será responsável pela sua própria extinção neste planeta.
A propósito de Humanidade e de planetas, li algures que as probabilidades de estarmos sozinhos no Universo são de 40%, ou seja, certamente que há vida algures e que talvez consigamos estabelecer comunicação e interligação com essas civilizações para em conjunto se estabelecer outro modus vivendus e uma maior estatpbilidade e progresso para o Homem. Avançamos imenso em certos aspectos mas, noutros, não só regredimos como vamos, paulatinamente, destruindo o que temos bem como as hipóteses de habitar num planeta saudável e equilibrado.

Por causa disso, apenas nos resta fazer aquilo que está ao nosso alcance e estarmos confiantes na nossa FELICIDADE e com o nosso SORRISO contribuirmos para o bem estar colectivo.

Sem comentários: