quinta-feira, fevereiro 23, 2017

Cansaço

Cansado... de algumas facetas da minha personalidade, de aspectos constantes e repetitivos da minha forma de estar na vida, de modos de relacionamento com quem me rodeia e Ainda da mania compulsiva de querer moldar os outros à minha imagem.
Cansado destes aparentes retrocessos que talvez sejam, ou assim o espero, dores de crescimento e amadurecimento; as minhas "birras" infantis, os meus comportamentos incorrectos ou pouco compatíveis com a minha idade são aspectos que me irritam e desagradam profundamente.
Quando será que, finalmente, me fixo num registo idôneo, verdadeiro e de acordo com a idade que tenho? Tenho e devo passar deste estado infantil para um estado adulto duma forma consistente e real, esquecendo, entranhando ou sublimado a infância que não tive, as memórias que não tenho, as recordações que me foram negadas, o crescimento que não aconteceu, os castigos que não tive, os reforços positivos que não existiram.
Apenas e só tendo consciência de tudo isto, bem como da forma como tento manipular e utilizar as pessoas, me fará crescer, amadurecer e conseguir ter uma boa relação comigo mesmo e com outra pessoa. Sem essa consciência, sem esse empenho e sem essa constatação poderei andar cem anos na psicanálise que não resolverei o que quer que seja. Nem progredirei muito mais...
Há dias dum certo desânimo e duma imensa dor interna por olhar para dentro e ver que ainda estou tão fragilizado, Ainda me encontro numa fase tão incipiente do meu conhecimento e da minha minha mudança que fico assustado e triste com a forma em que ainda estou e que julgava que estava muito mais à frente.
É um processo muito pessoal, mas que gostaria de ser mais compreendido e aceite, apesar de saber que tenho um relacionamento ou tenho amigos e não um Pai oh uma Mãe, tendo a obrigação de tomar conta de mim mesmo e de saber estar neste mundo duma forma mais correcta e verdadeira.
Mudando de assunto, ontem fomos ao CCB ver um bailado "Rain" de que não gostei particularmente; também estava com uma enorme "urgência" física que me desconcentrou e que me levou a querer que tudo terminasse rapidamente. Adorei a coreografia e o cenário, mas a performance pouco ou nada me disse.
De seguida tivemos uma conversa muito interessante e intensa da qual tirei várias conclusões, a principal das quais é que devo prestar mais atenção aos outros e sobretudo não querer impor a minha vontade, nem querer moldar as pessoas à minha forma, mas sim perceber e compreender que cada qual é como é. E apenas assim tudo pode funcionar devidamente.... será que percebo mesmo ou estarei, uma vez mais, a enganar-me a mim mesmo??
Cansado de ser como sou em muitos aspectos, mas com vontade de MUDANÇA, de FELICIDADE e dum SORRISO verdadeiro, consistente, real e adulto. Sobretudo e principalmente entrar na idade adulta onde deveria já ter entrado há muito e muito tempo.

Sem comentários: