terça-feira, abril 15, 2014

Aniversario

Há 27 anos, pelas 01.10 nascia o meu primogénito.... recordo com uma clareza imensa esse momento, de alguma ansiedade mas de muita alegria e felicidade pelo nascimento do meu primeiro filho.
Foi há  vinte e sete anos, uma vida passada e tanta coisa para recordar e sentir. Os muitos momentos de alegria, felicidade e intimidade superam e muito os momentos menos bons e negativos que também houve.
Um filho é, a todos os títulos, uma experiência única, inolvidável e gratificante, mesmo que muitas vezes estejamos em campos opostos da barreira. Felizmente que a relação que tenho com ambos os filhos é bastante boa e que me deixa, normalmente, um grande sentimento de bem estar e de felicidade... quando o Pedro nasceu tornei-me mais humano e mais consciente da vida, mais tolerante e mais receptivo aos momentos e factos, se bem que a interligação de tudo esteja a ser feita agora ao longo destes meses de análise intensa.
Estou diferente, mas principalmente sinto que o estou e isso faz toda a diferença. Apenas tenho pena que nem toda a gente consiga ver essa mesma diferença que é já bastante evidente e com contornos bem positivos e específicos. Sei que deve ser bastante difícil acompanhar-me e ir de encontro ao que eu preciso ou gostaria, mas pode-se fazer um esforço e empenhar-se num novo registo, diferente e mais entronizado com a realidade presente.
Ou será assim tão difícil e bem mais fácil o silêncio prolongado e constante, fruto também duma outra arrumação interior que se deve igualmente levar em conta. Há sentimentos, há emoções pelo que dever também haver vontade e empenho para se conseguir dar felicidade.
Não da forma que se acha, mas efectivamente da maneira que a outra pessoa deseja e manifesta vontade, porque apenas assim se consegue uma aproximação com Amor, ternura e carinho.
Podemos ser injustos ou estarmos unilateralmente a analisar factos ou situações, mas neste dia especial da minha vida é o que sinto. E sobretudo é o que preciso e quero neste momento, bem como conseguir nestes dias de ferias fazer uma simbiose entre descanso, descontracção e aproximação intensa. Sem as recriminações permanentes ou outros registos, com as suas raízes no passado e que neste momento estão obsoletas e completamente ultrapassadas. Viremos a página do quotidiano e da vida e sigamos por outros caminhos e novas auto estradas.
Vinte e sete anos, no Portugal de 2014 não é fácil pelas poucas oportunidades e dificuldades do momento que atravessamos... as perspectivas são poucas ou nenhumas, o presente complicado e o futuro bem incerto. Tem que se lutar o máximo e dar tudo o que temos e somos para conseguirmos singrar e termos uma vida estável, agradável e compensadora de modo a sentirmo-nos realizados e felizes.
Neste dia especial para nós, um especial e quente SORRISO para o meu filho com o desejo de que, rapidamente, consiga encontrar o seu caminho e fazer-se mesmo à vida da forma que pretende e quer.

Sem comentários: