segunda-feira, janeiro 27, 2014

Realidades

Inicio de mais uma semana... Como sempre é como em tudo, há sempre duas ou mais versões para a mesma realidade dependendo da pessoa e da forma como se vêem as coisas. Li algures que interpretamos os factos, não como eles são mas sim como nós somos e por isso mesmo há um "falseamento" dessa mesmo análise porque todos nós somos diferentes....
O mesmo facto pode e é analisado por cada um nós em função das memórias que temos, das realidades que vivemos, bem como da nossa própria identidade e objecto interno. Tudo isso condiciona o resultado final e influência o que vemos, vivemos e sentimos, pelo que por isso mesmo o mesmo facto pode ter sempre duas facetas... será a eterna história do copo meio cheio ou meio vazio e talvez ainda a ainda mais confusa questão da primazia do ovo ou da galinha!
Tudo isto para dizer que, quer na vida pessoal, quer na vida profissional tem que haver uma relativa semelhança de pontos de vista e de análise para que se possa coabitar e que o quotidiano não seja feito de contrariedades ou de mal entendidos, mas sim que todos remem para o mesmo lado. 
Cada vez mais encontro à minha volta menos empenho, menos vontade de colaborar e até uma grande  ausência de ética e de interajuda entre as pessoas que parecem cada vez mais egocêntricas e apenas interessadas no seu bem estar e realidade.... e refiro-me quer a nível pessoal quer a nível profissional em que todos parecem ter esquecido os valores da vida e das pessoas.
Não estou isento de culpas ou de ainda ver a realidade dum prisma que,uma volta  talvez, já não seja o mais adequado ao tempos que correm, mas continuo a acreditar demais nas pessoas e a sonhar com a boa vontade dessas mesmas pessoas, esquecendo as suas próprias limitações, as suas visões próprias e os seus conceitos que podem divergir, e muito, do que eu próprio penso, sinto ou realizo.
Talvez esteja de novo na altura de também eu sair da minha zona de conforto e partir para novas aventuras, diminuir esta actividade profissional e empenhar-me em outras coisas de que gosto e quem sabe dar uma volta completa à vida.
Projectos, ideias, hipóteses são sempre bem-vindos e temos apenas que ter a consciência aberta e a funcionar duma forma sadia e sempre com aquele nosso SORRISO luminoso e cheio de cor.
PS: sempre que uma janela se fecha algures, há sempre outra que se abre e às vezes até uma porta por inteiro ou mesmo uma outra realidade totalmente distinta.

Sem comentários: