sexta-feira, dezembro 19, 2014

(Quase) Natal

Hoje seria o dia de aniversario da minha Tia Lusa, falecida há uns cinco anos. Foi uma personagem muito querida. Que me viu nascer e que tinha um carinho muito especial por mim, talvez por isso mesmo. Não teve filhos, nem uma vida fácil mas sempre representou para mim aquela pessoa carinhosa, prestável, atenciosa e sempre disponível para as pessoas.
Estamos a dois passos do Natal, quadra de família, de Amor e Harmonia, bem como de projectos e de planos para o Novo Ano.
Os meus projectos dizem sobretudo respeito à consolidação da minha caminhada, à aprendizagem de novos conceitos e à consolidação da minha " descoberta. interna" pelo que já é mais do que suficiente para me preencher.
Ontem tive a surpresa de saber que estou no início da minha análise, apesar deste ano e meio que já passou. Princípio ??
Quantos anos de prática terei de ter para que, efectivamente, sintamos mais diferença, mais paz interior e principalmente melhor conhecimento de nós próprios?
Já se sabe que este tipo de terapia é complicada, lenta e até difícil mas pensava que já estaria noutro patamar de conhecimento e de evolução, pelo que a surpresa foi total e até desanimadora... quando se pensa estar em determinado sítio e se está noutro completamente diferente, a reacção é estar há, como têm sido estranhas estas sessões presenciais pela minha (agora reconhecida) dificuldade à mudança.
Prometi que não interiorizava tanto os meus comentários e sinto, sei, que o estou novamente a fazer pelo que vou tentar cada vez mais generalizar e falar no abstrato para que não haja "fugas" em direcções indesejadas.
A vida tem muito para ser vivida e deve ser vivida duma forma, ao mesmo tempo, simples e intensa para que possamos ser Felizes e fazer os outros felizes, para que a Humanidade possa melhorar, os seres humanos terem uma vida digna e respeitável.
Para o ano, quero e vou aprofundar os meus conhecimentos acerca de religiões, sobretudo o budismo, mas também o hinduísmo, os ensinamentos muçulmanos e todas essas questões, porque são assuntos que me interessam e que quero mesmo saber mais e melhor. Vou também continuar a fazer alguns cursos de aprofundamento da mente e tentar fazer mais e melhor exercício, continuando com o meu Padel.
O verdadeiro voto para 2015 é continuar neste caminho de descoberta, saber que posso - e que vou - ser feliz e ainda encontrar caminhos, trilhos ou novas auto estradas na minha vida, relacionadas com todas estas vertentes. 
Também queria mesmo entrar num projecto de voluntariado que tenho vindo a adiar sucessivamente, porque acho que saber dar, sem querer receber e ajudar quem precisa, faz bem a uma pessoa, ajuda a crescer e a amadurecer. Perante situações graves e de absoluta carência, valorizamos mais o que temos e sabemos que nos devemos empenhar mais seriamente na vida colectiva. Mas sem aquele ar de caridade que me transcende.
Um grande SORRISO nesta recta final do ano e nestes poucos dias que faltam para o Natal, desejar a todos um Santo Natal. E sobretudo que sejam FELIZES.

Sem comentários: