sexta-feira, junho 16, 2017

Regresso

De partida desta cidade de que gostei bastante. Ontem fiz, talvez, o melhor tour guiado desta semana. Para além de ser apenas eu e a guia, passeámos pela parte antiga que não conhecia, nem fazia ideia, compreendendo então porque esta cidade tem o maior "casco Antiguo" de todas as cidades espanholas. 
Partindo da Torre Calahorra - que em árabe seria a torre isolada, por ser única e solitária - atravessámos a ponte romana, em direcção à Mesquita,imponente com a sua iluminação.
Debaixo desta cidade há um mundo subterrâneo, cheio de ruínas, de recordações doutras eras em que, quando se escava, se encontra vestígios dos muitos que por aqui passaram. É efectivamente uma cidade riquíssima de história, que se cruza connosco em cada lugar, em cada esquina ou "rincón".
Seguimos para uma zona que desconhecia por completo ser Ainda casco antiguo, com uma explicação ao pormenor do que existia e que dava vida a esta importante cidade, porto natural visto o rio Guadalquivir ser navegável e trazer e levar as mercadorias de Cádiz. 
Esta parte da cidade estava organizado duma forma muito lógica e estruturada. Assim e por exemplo, o gado era trazido já morto para esta zona porque os matadouros eram fora de portas, pelos cheiros e odores inerentes; uma vez chegados eram desmembrados, indo a carne para a zona dos carniceiros, as peles para os curtidores, sendo tudo aproveitado e devidamente seccionado. Seguia-se a zona comercial onde se faziam as vendas e compras de tudo isto. 
Também havia a plaza del poltro, onde se compravam os cavalos e ao irmos para lá passámos por uma rua - aparentemente existe em mais cidades espanholas - chamada de pañuelo, porque de tão estreita um lenço de senhora cobria a distância dum lado ao outro da rua. 
Chegámos depois ao que foi para mim uma surpresa total: a Plaza Mayor de Cordova. Como todas as cidades espanholas que se prezam ,também esta tem a sua Plaza Mayor, que é simples mas muito bonita e inteiramente dedicada aos locais.  Nos edifícios existentes vivem locais, com rendas baratas e sociais, bem como todos os bares e restaurantes aqui existentes praticam preços para os de Córdoba. Devo realçar que esta foi a cidade que me espantou pelos preços,visto que é tudo muito barato. 
A partir de hoje começa um pequeno festival de Flamengo e ontem também tive oportunidade de ver, numa estalagem antiga muito bem conservada, um pequeno exemplo dessa dança tão tipicamente espanhola. A partir de hoje e durante uns dias, haverá flamengo por toda a cidade.
Foi, como se constata, uma visita riquíssima em que aprendiz imenso, com uma guia espectacular e muito conhecedora - outro aspecto que me agradou foi o nível de todos os guias - de toda a história e meandros da cidade. Ha muitos nomes ligados à cidade, como Cervantes, o pintor Jorge Torres e muitos outros que por aqui viveram ou passaram. 
Tenho pena de não conseguir levar uma estatueta de metal típica desta cidade mas as que vi e gostei mesmo, já não me foi possível comprar por estar a loja fechada. Posso dizer que foi um final muito bom para estes dias de férias em que, apesar do calor, fiquei a conhecer mais uma cidade espanhola riquíssima de história e de encanto. 
Agora com um SORRISO estou de regresso a casa, pensando que não devo fazer grande falta a ninguém porque nestes dias ninguém mu contactou ou me indagou. Não é bem verdade mas enfim será o meu pessimista a vir ao de cima e a puxar pelo habitual miserabilismo ao contrário de me sentir em FELICIDADE pelo que vi, pelo que aprendi e pela oportunidade que tenho em poder viajar.



Sem comentários: