quinta-feira, janeiro 01, 2015

2015

Dia 1 de janeiro de 2015.... passagem do ano pacata, tranquila mas em família, com Amor e amizade. Diferente de outros anos, mas talvez mais de acordo com o meu actual estado de espírito ou de estar.
Para além dum número, o que é que realmente mudou na nossa vida e no Universo? Apenas estarmos mais velhos, mais conscientes do que somos e do que queremos, mas na nossa essência continuamos os mesmos, com as mesmas certezas, as mesmas dúvidas  e principalmente na procura das mesmas coisas... 
Na procura do significado da vida, olhando à minha volta e tentando perceber realmente o que é importante, separando-o do supérfluo e desnecessário chego à conclusão de que me falta ainda percorrer um longo caminho e interrogo-me se o quero mesmo fazer.
Neste trajecto de vida em que estou, sinto muitas vezes a inutilidade das coisas e dos factos, interrogando-me se é mesmo este o caminho que devo seguir e prosseguir. As duvidas são imensas e as " tempestades" neuronais que me assaltam igualmente violentas e numerosas, pelo que me pergunto qual a verdadeira finalidade de todo este processo de auto conhecimento e de fortalecimento da identidade
Para já a única resposta que tenho e que já é bastante significativa é ter encontrado um ácido silêncio interior,  não ser constantemente empurrado pelos ruídos exteriores e ter cortado o ciclo vicioso de culpa, remorso, sofrimento que me ia destruindo lentamente. "Apenas" por isso  valeu a pena e talvez seja esta a base necessária para que possa mesmo direccionar-me noutros caminhos, noutras caminhadas mais "correctas" para o que acho que quero ser.
Esta minha "nova " tranquilidade e paz interior que, evidentemente, se manifesta parao exterior e para as outras pessoas é, e tem que ser,o caminho a explorar mais e melhor para que consiga ser cada vez mais feliz e internamente estável.
Este contacto com algumas raízes do passado, da infância e este confronto directo com a pessoa que maior influência teve nas minhas "manias" faz-me ter que ver de frente uma realidade de que não gosto e pressentir um rol de factos e ocorrências de que preciso libertar-me.
Ver que, mesmo na degradação provocada pela idade, continua a haver uma enorme prepotência, um grande vitimizacao é uma constante chamada de atenção em si mesma, é algo que me deixa algo revoltado e apenas a inutilidade do confronto me faz não reagir. Porque seria inutil é completamente fora do contexto... mas o assim não consigo evitar o lançar de algumas farpas e comentários, que esbarram sempre na mesma opacidade e "ignorância" do que se fez ou do que sempre se foi.
Como li algures, as pessoas não mudam apenas não as conseguimos ver como sempre foram; não concordo totalmente com esta afirmação porque com trabalho, análise e vontade é possível mudar mas evidentemente que muitas pessoas não o conseguem por motivos diversos e principalmente porque desconhecem por absoluto os seus fantasmas e as suas limitações.
Mas neste dia 1 de Janeiro é tempo de seguir em frente e aquecermos a alma... Como estamos a aquecer o corpo com este maravilhoso sol de Inverno. Preciso de me sentir quente e resguardado mesmo sabendo do imenso trabalho que ainda me falta percorrer. Mas vou la chegar porque quero e tenho a certeza.
Que neste Novo Ano o meu SORRISO me acompanhe sempre e principalmente que consiga crescer e amadurecer todos os dias um pouco mais até me libertar de vez deste menino interior que me prendê-las suas amarras e de que, agora, vou tomando cada vez maior consciência.
Que 2015 seja mesmo o ano de maior crescimento e maturidade interna e que consiga compreender e entranhar uma realidade e um passado que me é ainda bastante pesado , como tenho vindo a constatar. Felicidade, Paz e Bem estar é o que quero e preciso ainda aia neste Novo Ano.

Sem comentários: