segunda-feira, março 11, 2013

Familia

Inicio da semana, com uma constipação em cima, pouca vontade de estar a ver doentes e ainda menos de trabalhar no Consultório... Mas vamos aguentando até ver o que temos e sentimos...
A verdade é que talvez o excesso de anti-histaminicos me fez ficar com a garganta completamente seca e com o nariz ainda entupido a fazer respiração oral, o que me incomodou imenso e me fez acordar diversas vezes durante a noite. Resultado, acordar bastante cansado e sem vontade de trabalhar. Estive mesmo para ficar em casa.
Como resultado da sessão de ontem, dormi uma sesta profunda e em conversa com a minha irmã P, ela notou que eu parecia mais tranquilo, mais pacifico e calmo, o que era mesmo verdade e assim me sentia. Fiquei ligeiramente diferente, sentindo ainda hoje alguns dos efeitos desse relaxamento e, se bem que, as expectativas fossem mais altas, acho e sinto que correu bastante bem para a primeira vez.
Estou a entrar noutra fase de descoberta, com bastante curiosidade em ver uma sessão duma coisa chamada constelação familiar, no qual um grupo de pessoas que não se conhece, interage na criação dum ambiente familiar e daí tira as suas conclusões. Centrando os meus bloqueios neste nível familiar talvez possa ser bastante útil este tipo de terapia. Vamos a ver e também se consegui convencer a P.  a acompanhar-me.
Hoje tinha necessidade de ir passear para a praia, andar na areia molhada e sentar-me a ver o mar e a meditar na vida e nas pessoas; se possível entrar em comunhão com a natureza e com muitas pessoas já ausentes e de quem tenho bastantes saudades e me lembro muito. Ontem senti que houve mais pessoas importantes na minha vida do que suponha e isso foi bastante agradável e positivo, bem como a satisfação com que a minha Mãe falou da gravidez que teve de mim!
Sempre associei sentimentos negativos a essa mesma percepção, mas talvez esteja enganado em relação aos sentimentos da minha Mãe e seja já impossível bem do meu Pai pelos motivos óbvios e por ela não se lembrar da reacção.
Foi um entrecruzar de emoções e de sentimentos enorme, carregada de energia positiva e de alegria ao contrario do que eu julgava; no outro sábado tinha ficado bastante feliz ao saber que o meu irmão C se lembrava do meu nascimento e me tinha visto. Como sempre pensei que ninguém se lembrava desse longiguo dia do ano de 1957, é evidente que me deu uma alma nova.
A natureza humana é altamente complexa e codificada, pelo que devemos e temos que aprender a conhecer-nos e a seguir o nosso caminho, com os princípios éticos e morais que sempre tivemos e que foram um dos melhores e principais instrumentos legados pelos meus Pais. Nesse aspecto, podemos dizer que, apesar duma certa disfuncionalidade familiar, houve ética, princípios e um código de conduta exigente e que nos preparou para a vida, havendo apenas algum interregno provocado por pessoas que não tinham estes princípios e que alteraram e perturbaram bastante este equilíbrio.
Hoje sinto-me febril e adoentado, mas vou seguir em frente e cumprir as minhas obrigações profissionais com a vontade de seguir pelo caminho mais fácil, mas a determinação de a contrariar mantendo este SORRISO cheio de energia positiva neste "novo" percurso ora iniciado.

Sem comentários: