quinta-feira, agosto 18, 2011

Em navegação

Em navegação pelo Adriático, a caminho de Taglio di Pó, cuja descrição anexo e apesar de não conseguir uma tradução, penso que se ficará com uma ideia por onde andamos.
"Il territorio di Taglio di Po si trova all'interno del Parco Regionale Veneto del Delta del Po. Fa parte della cosiddetta Isola di Ariano ed è collocato sulla sponda destra del Po di Venezia. Confina a nord con il Po di Venezia, ad est con il Po della Donzella, a sud con il Comune di Ariano nel Polesine e ad ovest con il Comune di Corbola.
Deve fama e nome alla faraonica opera eseguita dalla Serenissima all'inizio del XVII secolo di deviazione del corso del Po con lo scavo di un canale, il “taglio”, da Porto Viro alla Sacca di Goro. Il nuovo canale, denominato Po di Venezia, diviene anche il confine tra la Repubblica Veneta e lo Stato Pontificio.
I primi abitanti che si stabiliscono nella zona di Taglio di Po, attorno al 1630..."
Saímos de Veneza pelas 6 da manhã, com navegação toda a manhã até chegarmos a Taglio. Aí e depois do almoço, seguimos para a nossa excursão a Pádua, que será toda a tarefe. Como é sabido é uma das cidades mais antigas de Itália, com uma universidade famosa e muito antiga, também no campo da Medicina.
O pequeno almoço foi bom e completo, com o restaurante mesmo ao nível da linha de agua, o que é bastante agradável. Pela manhã, ficamos no deck a ler e a navegar, comparando este passeio, ao que realizamos no ano passado por  esta altura. Nessa altura, andámos no Nilo, noutra civilização milenar e bem mais antiga, numa viagem igualmente magnifica. As diferenças são enormes como é evidente, começando pelas dimensoes geográficas, culturais e históricas. A conclusão é que viajar de barco é extremamente pratico e confortável , porque estando no mesmo espaço, conseguimos ver o máximo de lugares e zonas.
Estou a tornar- me completamente adepto deste tipo de viagens!
Uma SORRISO em navegação e contacto com a natureza aberta deste mar Adriático a caminho de novas descobertas. Sinto-me já em modo ferias, apesar de, infelizmente, o clima não estar completamente pacifico e descontraído.

Sem comentários: