quarta-feira, junho 22, 2011

Cultura

Ontem fui ao Jerónimos ouvir e ver um concerto com o Rui de Luna, um barítono português e com a participação da fadista Mafalda Arnauth e da actriz Sofia Aparício.
É um monumento imponente e condigno para espectáculos de música erudita e com as nossas noites amenas é extremamente agradável estar ali a ouvir boa música envolto na mística da epopeia portuguesa.
Foi cerca duma hora de música cantada e de declamação de poetas portuguesas, apenas com o contra da excessiva concentração de "tias e tios" presentes, que aproveitaram o evento para serem vistos e se verem uns aos outros. Já não tenho paciência para esses filmes, porque também já teve essa vida e francamente é mesmo vazia de sentido.
Fui com a MB e admiro o espirito dessa senhora que com quase 80 anos, continua extremamente lúcida e aberta a todas as novidades, com maior capacidade e interesse do que muitas e muitas pessoas bem mais novas.Sempre foi assim e há- de continuar como sempre foi, pois é mesmo uma verdadeira marca pessoal.
Temos que sair mais e intensificar a nossa "vida" cultural porque na verdade temos visto pouca coisa e estamos a habituar-nos a ficar por casa envoltos no sofá.
Vou procurar mais programas, mais actividades, voltar mais ao CCB, à Gulbenkian, de que antes era assinante da temporada e esta mais activo nesse campo. A verdade é que também o panorama cultural de Portugal não tem sido famoso e depois de ter já visto tanta coisa, os melhores em muitas áreas não me contentor com qualquer coisa e na tenho visto eventos que me entusiasmem e nos façam sair de casa. Mas temos que voltar a essa actividade cultural e envolver- nos mais e melhor.
Temos procurado viajar mais e na verdade temos visto muita coisa por esse mundo fora e é sempre com imenso agrado que descobri os novas formas de estar e que desfrutamos intensamente os locais por onde andamos Na nossa terra, a preguiça e a indolência têm comandado um pouco o nosso quotidiano e impedido uma diversificação de saídas com novos eventos e novos aspectos culturais.
O dia de consultório foi fraco e com algumas desmarcações porque consciencializei  que estamos numa semana ideal para ferias e que muitas pessoas aproveitaram o feriado para descansarem. Voltamos ao problema dos feriados a meio da semana e aos prejuízos causados, pelo que será mesmo bom dar a volta a esse assunto .
Politicamente ontem foi um bom dia, com a posse do novo governo, a eliminação de gorduras estatais, como os governadores civis - que começaram a demitir-se- que vão acabar e com eles muitos "tachos",  a saída de cena do senhor engenheiro e a eleição da senhora presidente da Assembleia da Republica, a primeira mulher a ser eleita para esse cargo. Foi um dia positivo para o primeiro ministro, para apagar o desastroso dia anterior e que, espero, marque a actuação deste governo.
Um enorme e luminoso SORRISO nesta véspera de feriado em que provavelmente iremos até Sesimbra aproveitar o bom tempo. Muita energia e força para este dia que, espero, cumpra os mínimos desejados no consultório porque preciso de alcançar os meus objectivos.

Sem comentários: